CORPO DOCENTE
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179
Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1421349592402127
Professor Titular em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa – 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Vice-Coordenador do PPGCOM (2019 -2021) . Foi Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até 2022). Vice Chefe do mesmo departamento entre outubro de 2022 e fevereiro 2023. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Coordenador da DTI8 Consumo e Recepção na comunicação da Rede Internacional IBERCOM/Assibercom. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2024.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6449348266899431
Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM ECA/USP). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media and Users (smartmediausers.org). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Visualização de Dados, Métodos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3195285015791053
Bruno Pompeu é publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor da Universidade de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros “De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade?” (2021), “Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade” (2018) e coautor do “Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária” (2012). Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8452179447618910
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136
Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054550921382704
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP e Comunicação Organizacional da Faculdade Cásper Líbero. Foi Diretora Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas gestão 2014-2016 e Membro do Conselho Fiscal da entidade nas gestões 2016-2020/ 2018-2020. É Editora Adjunta e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7176525199540287
Possui estágios Pós-Doutorais em Comunicação Não-Violenta e Novas Narrativas pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP); em Democracia e Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra, Portugal; em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela ECA/USP e em Direitos Humanos e Trabalho pelo Centro de Estudios Avanzados de Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutora em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora no Curso de Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Pós Graduação Lato Sensu da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP).Tem experiência na área de Jornalismo, especificamente, atuando na produção de projetos editoriais e projetos sociais voltados à criança e adolescente. Na área do Direito atua,principalmente, nos seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente, Sociologia Jurídica e Comunicação Jurídica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “CriaDirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Políticas Públicas da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas da ECA/USP. Membro do IBDCRIA e IBEROJUR. Conselheira da ESA/OAB-SP. Conselheira do Conselho Consultivo Aberje.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2768966090932076
Bárbara Libório é jornalista especializada em investigação e dados. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom) com apoio da CAPES e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional (DataJor) e membro do CHECAR – Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação. É coordenadora e professora do MBA em Jornalismo de Dados do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) e professora no cursos de graduação em Jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). É também diretora de conteúdo do Instituto AzMina. Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo. Ganhou prêmios internacionais como o Prêmio de Jornalismo Gabriel García Márquez e nacionais como o Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. É fellow do Edward Murrow Program e foi bolsista da Fundación Carolina.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5777478343042245
Pós-doutorado em Ciências da Comunicação CPQ-ECA-USP (2022-2024). Doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2022). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero (2006). Especialista em Publicidade e Propaganda (1996) e Administração de Empresas com ênfase em Marketing (1995) pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Facesp. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap (1994) e em Publicidade Propaganda pelo Centro Universitário SantAnna (2013). Profissional com 30 anos de experiência na prática e docência nas áreas de Comunicação Organizacional, Pesquisa de Mercado, Comportamento e Tendências do Consumo, Opinião Pública, Gestão de Marcas, Relações Públicas, Publicidade, Marketing e Comunicação Promocional. Membro-pesquisador do grupo de pesquisa de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC). Foi Coordenador do GT 2: Comunicação, Consumo e Organizações do Congresso Abrapcorp (2021/2023). Atua como consultor autônomo e professor no MBA em Negócios e Estética da Moda da ECA/USP e da Especialização em Comunicação e Retórica e da graduação em Relações Públicas da Faculdade Belas Artes. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Consumo e Usos Midiáticos, Consumo, Marcas e Opinião Pública, Publicidade de Marca e Branding, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Pesquisa de Opinião e de Mercado, Rituais e Narrativas de Consumo e Estudos de Gênero.
Endereço para acessar este CV:
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9244146384855395
Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7961253095341478
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é prestador de serviço da Fundação Armando Álvares Penteado e jornalista – editor de internacional – Radio e Televisão Bandeirantes . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: colômbia, imprensa internacional, terrorismo, armas nuclerares e palestinos. Sobre mim: Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UNESP) em 2001 e atuante na mídia desde então, passei a cobrir assuntos internacionais, mais especificamente, a partir de 2005 quando fui contratado pela NHK (a TV pública japonesa e maior conglomerado de mídia da Ásia) para integrar a sucursal latino-americana da emissora. Foram praticamente cinco anos de intensas coberturas, na América LAtina. E dos mais variados assuntos: desde política externa a desastres naturais. A experiência talhou o profissional que sou hoje, e ampliou meu leque de interesses. Nesse período tive a oportunidade de visitar todos os países latino-americanos de relevância internacionais. Entrevistei nove presidentes da República, incluindo Hugo Chávez (em duas oportunidades), Manuel Zelaya (presidente deposto por um golpe de estado em Honduras) e Alberto Fujimori (até então o único presidente das três Américas preso por crimes contra a humanidade). Ainda na NHK tive contato direto com tragédias humanitárias de proporções bíblicas. Os melhores exemplos são o maciço terremoto no Haiti e o tsunami no Chile. A experiência de correspondente e o domínio no inglês e espanhol me levaram ao BandNews TV (canal de notícias 24 horas do grupo Bandeirantes de Comunicação). Desde 2010, integro a equipe que cobre exclusivamente assuntos internacionais e, mais recentemente, entrei para seleta lista de apresentadores do canal. No final de 2016, recebi o desafio de transformar o material do jornal americano The New York Times em um programa semanal informativo, o “Conexão com The News York Times”, que vai ao ar às sextas, com reprises no fim de semana. A atração é apresentada por Ana Paula Padrão. O BandNews TV representa o Brasil numa aliança de compartilhamento de informação com 22 emissoras de TV das três Américas. Por conta dessa parceria, envio boletins (em espanhol e inglês) com bastante frequência para os canais estrangeiros. Também é comum minhas entradas ao vivo na programação dos nossos parceiros. Olhando mais para trás no meu currículo tive passagens pelos portais TERRA, UOL e a extinta FOLHA ONLINE, do jornal Folha de S.Paulo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1496730457748674
Doutorando e Mestre em Comunicação Social (UMESP); Especialista em Ciência Política Contemporânea (FESPSP), Poder Legislativo e Democracia no Brasil (EPCMSP) e em Branding, Comunicação Estratégica e Marketing (Anhanguera); graduado em Jornalismo (Uninove). Integra grupos de pesquisa Semio Humanitas e HumanizaCom, onde pesquisa sobre: comunicação pública e política, internet, redes sociais, ciberdemocracia, letramento político e políticas públicas. É servidor público na Câmara Municipal de Itapevi (SP), onde atua como jornalista.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3261366571316750
Doutor em Comunicação Social, com pesquisa na área de jornalismo, opinião pública e política pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação Social, com pesquisa na área de jornalismo político pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pós-Graduado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Bacharel e Licenciado em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professor de Pós-Graduação no curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da Universidade de São Paulo (USP).Professor do curso de Jornalismo da Faculdade Católica Paulista (UCA) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Professor freelancer em instituições do ensino superior, com produção de conteúdos e ensino EAD nas áreas de Jornalismo, História, Comunicação, Política, Relações Internacionais e Marketing. Por 11 anos foi professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade/Propaganda e RTV na Universidade São Judas, onde como docente, em regime de trabalho em tempo integral (TI), lecionou diversas disciplinas de ordem prática e teórica, como indicado nos itens de atuação profissional. Foi coordenador da Radioweb São Judas e atuou na produção de podcasts e programas de rádio, além de coordenar equipe com 10 estagiários. Por 7 anos, foi professor no FIAM-FAAM Centro Universitário, para os cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Rádio/TV, onde também ministrou disciplinas de ordem prática e teórica como indicado nos campos de ação profissional.No campo prático, possui experiência profissional em veículos jornalísticos, com foco de atuação em reportagem, edição de texto e áudio, locução, redação jornalística para veículos impressos, audiovisuais e virtuais. Além disso, exerce trabalhos freelancers em assessoria de imprensa e marketing político-eleitoral para entidades públicas e privadas, bem como agentes públicos em exercício de mandatos eletivos ou em busca destes. Coautor do livro Marketing Político: do comício à internet (Ed. Metodista, 2007). Por fim, atua como palestrante nas seguintes áreas: comunicação interpessoal, oratória, liderança, política e atualidades. Diretor da consultoria MB Comunicação e Educação, consultoria especializada na produção de conteúdos jornalísticos no setor político.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5481345089631117
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com Pós-Doutorado em Comunicação Política pela Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Administração e Regionalidade, MBA Executivo em Marketing, Pós-Graduado em Direito Educacional, Matemático e Analista de Sistemas. Atua na docência superior desde 2002, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente é Coordenador de Pesquisa no Centro de Comunicação e Letras – CCL, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, onde é docente na Graduação em Publicidade e Propaganda e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações – MPCOM. Coordena na mesma instituição o Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG Mack e é um dos articuladores do Ambiente Científico Internacional – ACI CCL Mackenzie. Atua como docente na Faculdade de Tecnologia de São Caetano – FATEC/ Centro Paula Souza. nos cursos de Tecnologia em ADS e Gestão Empresarial (EaD). Presidiu a Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM (2011-2020). Atuante como Consultor em Projetos de Comunicação e Gestão em organizações públicas e privadas. Pesquisador e Conferencista no Brasil e na Ibero-América. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Asociación Latinoamericana de Comunicación – ALAIC. (2020-2022) e Coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação e Política do PENSACOM – INTERCOM. Principais áreas de interesse em pesquisa: Comunicação Política e Place Branding, Inteligência Estratégica e Competitividade, Empreendedorismo e Interculturalidade no poder público e corporativo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano da Faculdade Cásper Líbero (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing; Comunicação Organizacional; Gestão de Eventos; Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Sócio-diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9654268944490211
Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero. É professora no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas/Unidades Curriculares de Gestão da Comunicação Mercadológica, Midia Lab Consumo e Pesquisa de Mercado e Comunicação. Na PUC-SP é vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda desde 2019 e atuou como coordenadora da Agência PUC-SP de Comunicação (2015-2016).É professora na Faculdade Cásper Líbero, ministrando as disciplinas Estratégias de Comunicação Pública e Política e Gestão de Comunicação Interna, no curso de Relações Públicas. É docente no curso de Pós-Graduação em Comunicação Pública da ECA/USP, ministrando a disciplina Pesquisa de Opinião Pública. Atuou como Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp (Gestão 2016-2018), coordenou o Prêmio Jovem Pesquisador (2018 a 2020) e atualmente é Coordenadora do Espaço Graduação, também pela Abrapcorp. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa e organização de eventos. Foi professora e atuou como coordenadora (2012-2015) dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano da Faculdade Cásper Líbero (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing; Comunicação Organizacional; Gestão de Eventos; Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Sócio-diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000).