
CONHEÇA OS PROFESSORES DA
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE
COMUNICAÇÃO E MARKETING
PRESENCIAL | ECA-USP
Essa é a sua oportunidade de se especializar com um corpo docente formado por professores da USP e profissionais de referência no mercado de comunicação e marketing.
Nosso curso une excelência acadêmica com aplicação prática, preparando você para atuar com segurança nas áreas de marketing, comunicação integrada, estratégia e inovação e tudo isso com a vivência presencial no campus da Universidade de São Paulo, um ambiente que inspira conhecimento, promove a troca entre profissionais e oferece acesso à infraestrutura acadêmica completa da USP, como bibliotecas, centros de pesquisa e eventos.
Diferenciais que impulsionam sua formação:
- Discussão de cases reais e experiências práticas em ambientes corporativos
- Aprofundamento em temas como Comunicação Digital, Branding, Marketing de Relacionamento e Inteligência de Mercado
- Networking com docentes experientes e líderes atuantes em agências, consultorias e grandes organizações
Com certificação da Universidade de São Paulo (USP), essa pós-graduação é ideal para quem deseja tomar decisões mais estratégicas, dominar as tendências do setor e se destacar com uma visão integrada da comunicação e do marketing.
A Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing – ECA-USP é uma formação estratégica e aplicada, que capacita profissionais para atuar com alto desempenho na comunicação organizacional, no marketing e na gestão de marcas em um cenário cada vez mais dinâmico e integrado.
Voltado ao desenvolvimento de competências alinhadas às exigências do mercado, o curso une fundamentos teóricos e aplicação prática em temas como comunicação digital, inteligência de mercado, planejamento estratégico, branding, pesquisa, criatividade e cultura organizacional.
Com aulas presenciais, professores renomados da USP e profissionais atuantes no setor, a pós proporciona uma experiência completa, fortalecendo sua atuação com base em visão crítica, pensamento analítico e decisões orientadas por resultados.
MODALIDADE PRESENCIAL
CIDADE UNIVERSITÁRIA (USP)
Aulas duas vezes por semana, às terças e quintas, das 19h às 23h, no campus da Cidade Universitária (Butantã – SP), um dos maiores polos de conhecimento do país.
VIVÊNCIA NO
CAMPUS USP
Como aluno, você terá acesso às dependências da Universidade de São Paulo, incluindo bibliotecas, laboratórios, áreas de convivência e toda a infraestrutura do campus.
NETWORKING E
EXPERIÊNCIA COMPLETA
Aulas dinâmicas, projetos práticos, discussões de cases reais e interação com colegas, docentes e profissionais do setor.
CORPO DOCENTE
DE EXCELÊNCIA
Professores doutores da USP e especialistas com experiência de mercado, trazendo uma formação sólida e atualizada com a prática.
FORMAÇÃO APLICADA À
REALIDADE DO MERCADO
Desenvolva competências práticas para atuar com estratégia em comunicação, marketing, branding e cultura corporativa, com foco na realidade profissional.
CERTIFICAÇÃO E
PARCERIA INTERNACIONAL
Certificado USP com reconhecimento nacional e internacional. Alunos têm condições especiais para cursar uma segunda especialização ou mestrado na NOVA IMS (Lisboa).

PARCERIA COM NOVA IMS
EM LISBOA
Alunos da Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP têm a possibilidade de ampliar sua formação com uma jornada internacional em Portugal. Por meio da parceria com a NOVA IMS (Universidade NOVA de Lisboa), o aluno pode:
- Obter um segundo certificado de especialização reconhecido na União Europeia: Especialização em Marketing Intelligence
- Completar 50% dos créditos do Mestrado em Gestão da Informação na NOVA IMS
- Participar de duas semanas de aulas presenciais em Lisboa, focadas em temas como CRM, métodos quantitativos e web marketing
- Ter orientação local e internacional na elaboração do trabalho final de mestrado
Esse diferencial internacional fortalece o currículo com uma formação de alto nível acadêmico e alinhada às exigências do mercado global.
Duração:
24 MESES
Carga horária total:
644 HORAS
Aulas ministradas:
484 HORAS
ORIENTAÇÃO DE TCC:
160 horas
SOBRE A PÓS
A Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing – Presencial | ECA-USP prepara profissionais para atuar com visão estratégica, pensamento crítico e domínio das principais ferramentas e conceitos da área em um mercado cada vez mais dinâmico e integrado.
Em um cenário de transformações digitais, novas linguagens e exigência por resultados, a formação oferecida pela ECA-USP alia fundamentação teórica sólida à aplicação prática, capacitando o aluno para liderar projetos de comunicação e marketing com eficiência, criatividade e impacto.
O curso aborda temas como comunicação integrada, branding, comportamento do consumidor, marketing digital, cultura organizacional, inteligência de mercado, pesquisa aplicada e estratégia de posicionamento. Ao longo da jornada, os participantes desenvolvem competências para diagnosticar cenários, criar soluções alinhadas aos objetivos institucionais e comunicar com clareza, consistência e propósito.

PÚBLICO ALVO
A Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP é voltada para profissionais que desejam ampliar sua atuação estratégica em ambientes organizacionais, dominando os discursos, ferramentas e abordagens que conectam marcas, pessoas e sociedade.
Com uma formação crítica e interdisciplinar, o curso combina conteúdos das áreas de comunicação organizacional, marketing, cultura corporativa, consumo, branding e planejamento estratégico. É ideal para quem atua ou pretende atuar em comunicação, marketing, publicidade, relações públicas, gestão e áreas correlatas, buscando uma formação sólida com aplicação prática.
Ao final da jornada, os alunos estarão preparados para diagnosticar cenários, criar estratégias eficazes de comunicação e marketing e liderar projetos com base em análise, criatividade e propósito, em sintonia com as demandas do mercado contemporâneo.
OBJETIVO
A Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing – Presencial | ECA-USP tem como objetivo formar profissionais capazes de alinhar estratégias de comunicação e marketing aos desafios organizacionais contemporâneos. A proposta do curso é unir teoria e prática para desenvolver uma atuação crítica, integrada e orientada por resultados, com base em temas como comunicação digital, branding, comportamento do consumidor, cultura organizacional, pesquisa de mercado e planejamento estratégico.
Ao longo da formação, os alunos serão preparados para diagnosticar cenários, liderar projetos e comunicar de forma clara e eficiente, sempre conectados às transformações do mercado e às demandas de inovação. O curso oferece ferramentas conceituais e práticas que fortalecem a tomada de decisão, ampliam a visão estratégica e capacitam os participantes a gerar valor real dentro de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
Critérios para aprovação nas disciplina
Trabalho de
Conclusão
Para a conclusão da Pós-Graduação, os alunos deverão desenvolver e entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo optar por uma das seguintes formas:
- Artigo científico
- Plano individual de Comunicação e Marketing
Cada aluno contará com a orientação de um professor especialista, designado conforme o tema escolhido. A defesa do trabalho será realizada presencialmente na ECA-USP, diante de uma banca avaliadora, proporcionando um ambiente acadêmico qualificado, com espaço para reflexão, argumentação e valorização do conhecimento produzido ao longo do curso.
Certificação
ECA-USP
O certificado oficial da Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing – Presencial é emitido pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com carga horária total de 496 horas.
A certificação USP é reconhecida nacionalmente e representa um selo de excelência acadêmica, valorizado pelo mercado e por instituições de ensino em todo o Brasil.
Dúvidas Frequentes:
Sim, todas as pós-graduações oferecidas pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
A Pós acontecerá na modalidade presencial, 2 vezes por semana às terças e quintas, das 19h às 23h
A Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing, tem uma carga horária de 496 horas, sendo distribuídas em 24 meses. A carga horária é dividida da seguinte forma: 446 horas horas de conteúdo ministrado(trabalhos e atividades) + 50 horas de orientação para o TCC.
Esta Pós é destinada a gestores de empresas, consultores, prestadores de serviços de organizações públicas ou privadas, que atuam no segmento de marketing.
Para o aluno ser aprovado, é necessário ter uma nota mínima de 7,00 nas matérias ministradas e no mínimo 75% de frequência nas aulas. Além claro, obter uma nota mínima de 7,00 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Sim. Na Universidade de São Paulo, se faz obrigatório a entrega do TCC.
Os formatos aceitos pela banca avaliadora são:
Artigo científico e Plano individual de Comunicação e Marketing
Sim, é necessário ser graduado para se inscrever no Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing. Porém não há restrição quanto à área de formação. É importante destacar que a formação em um curso Tecnólogo também é aceita para ingresso na Pós.
Caso você já tenha definido a data da colação de grau do seu curso de graduação/tecnólogo, você consegue ingressar na Pós (desde que a data da colação de grau seja anterior ao início do Pós). Caso ainda tenha matérias para cursar, será necessário aguardar a conclusão.
Basta preencher o formulário ao lado ou contatar a nossa equipe de atendimento pelo Whatsapp (11) 91488-4188.
Para realizar a sua inscrição será necessário apresentar cópia e original dos seguintes documentos:
- Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
- Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
- RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
- Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)
O investimento para cursar a Pós-Graduação em Gestão de Comunicação e Marketing se baseia na Taxa de Inscrição R$990,00 (Inscrição) + 23 x R$990,00 (Parcelas)
Não. Para rescindir o contrato, o(a) aluno(a) deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.