mba Gestcorp
Ministrante: Else Lemos Inácio Pereira
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Ambiente contemporâneo de relações públicas: interconexões entre as dimensões histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional. Interfaces entre relações públicas e diferentes disciplinas da comunicação, das ciências sociais e das ciências humanas. Cenário disciplinar brasileiro e internacional. Objetos e abordagens de estudo no campo de Relações Públicas.
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Estudo dos sistemas e dos modelos de análise de retorno de investimento, métricas de avaliação e de mensuração de resultados. Estudo de casos de sucesso. Avaliação de situações de retorno em eventos. Transparência de investimento.
Ministrante: Claudio Guimarães Cardoso
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Empresas e sociedade em geral foram impactados de maneira transformadora pelo advento do digital combinado às redes telemáticas móveis e portáteis. Praticamente todas as estruturas de trocas empresariais, todo o universo midiático e a forma como as pessoas se relacionam e consomem têm sido reconfigurados de forma mais significativa nas últimas três décadas. Comunicadores e demais profissionais de mercado são desafiados a (i) compreender como essas transformações afetam empresas e seus clientes, (ii) buscar atualização no campo digital, seus processos, canais e sua natureza intensiva em dados, (iii) dominar métodos, modelos, técnicas e instrumentos adequados às novas dinâmicas, e (iv) refletir sobre as perspectivas da sociedade, do mercado e ecossistemas.
Ministrante: Maria Aparecida Ferrari
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A disciplina trata de contextualizar a pós-globalização como fenômeno que tem influência na gestão empresarial e comunicacional das organizações, assim como as teorias de internacionalização de empresas. Analisam os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais para a identificação de características dos modelos de gestão, de poder e dos processos de comunicação nas organizações. Mediante bases teóricas, busca-se compreender e discutir contextos que exijam competências de comunicação intercultural, como também os discursos e práticas de relacionamento entre culturas distintas. Analisa-se a importância da alteridade cultural e suas diferentes implicações, seja para o diálogo entre culturas, para o entendimento do Outro e para o desenvolvimento de estratégias criativas na gestão de diferenças culturais.
Ministrante: Rozália Del Gáudio Soares Baptista
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Apresentar conceitos e modelos de comunicação interna, discutindo o seu papel para a construção da reputação corporativa e o alcance da estratégia organizacional, considerando planejamento, processos, plataformas disponíveis, dilemas, desafios e tendências.
Ministrante: Vânia Bueno Cury
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Nesta disciplina faremos reflexões sobre o contexto e os impactos da tecnologia da informação nos processos de comunicação individual, coletivo e organizacional. A relevância da comunicação na pós-modernidade. O papel, compromisso e impacto do trabalho do comunicador dentro e fora das organizações. Princípios básicos de governança e engajamento. Case: processo de integração e convivência entre os alunos.
Ministrante: Paulo Roberto Nassar de Oliveira
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Comunicação visual e desenvolvimento de campanhas, incluindo um workshop prático.
Ministrante: Eugênio Bucci
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina pretende estimular a reflexão sobre o papel da comunicação pública estatal e sua relação com os meios de comunicação. A partir da abordagem histórica, situar as políticas e as ações do poder público no Brasil como emissor de mensagens. Com um panorama sobre os estudos sistemáticos já consagrados em outros países, municiar os participantes para a análise crítica dos processos e procedimentos adotados, hoje, na comunicação pública brasileira política e de prestação de serviços.
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina acontece em três momentos: Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. O foco é a construção da marca do ponto de vista do Design Gráfico. Ainda neste momento, reflexões sobre arquitetura de marca e brand equity, serão colocadas. No segundo momento são analisadas peças de comunicação, mostrando e discutindo a diferença entre campanha de produto e campanha de branding. No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação, onde os alunos experimentam o processo criativo dentro de critérios estabelecidos por um briefing, também desenvolvidos por eles.
Ministrante: Renata Weil Beretta
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Modelos e ferramentas para o estudo da cultura organizacional; plano para mudança organizacional; comunicação e envolvimento como ferramentas da mudança organizacional.
Ministrante: Patrícia Carla Gonçalves Salvatori
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Diversidade e inclusão ganham forças nas organizações, por razões que vão além do compromisso para redução de desigualdades, reparação histórica e transformação por uma sociedade mais justa e igualitária. A adesão à diversidade aponta inúmeras vantagens econômicas, tornando-a um elemento central para a sustentabilidade dos negócios no longo prazo. Esta disciplina oferece, por meio do resgate histórico de vieses e desigualdades sociais e organizacionais, ferramentas para compreensão e criação da cultura de diversidade e inclusão como um ativo para as organizações.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem Estratégica no Relacionamento com a Imprensa; construção histórica e conceitual do campo como atividade dentro do espaço da comunicação integrada e como agente mediadora dos processos de estabelecimento de relações públicas; opinião pública; instrumentos de divulgação; técnicas e estratégias de relacionamento com a imprensa; media training; identidade, imagem, reputação e gerenciamento de conflitos e de crises; risco, conflito e crise de imagem nos ambientes virtuais.
Ministrante: Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Análise da imagem e reputação de organizações nas mídias tradicionais e digitais.
Ministrante: Josmar Andrade
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo.
Ministrante: Sérgio José Andreucci Junior
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A disciplina coloca em destaque a evolução e os conceitos de Comunicação Organizacional e seu diálogo com o dia-a-dia das organizações, tendo como objetivo entender os processos de relações públicas no campo da comunicação organizacional, bem como a sensibilização para estudar as práticas, avaliar riscos e prevenir crises com a opinião pública. O conceito de opinião pública e suas teorias são temas estruturantes para a formulação de estratégias de construção de relacionamentos, a assessoria de relações públicas para gestão de riscos e crises, suas técnicas e instrumentos em desenvolver planos estruturados tanto para a gestão de riscos, quanto para o contingenciamento de crises. Mapeamento para gestão de riscos, conceito de comunicação de risco, matriz de probabilidades de risco, gestão de crise de imagem, técnicas de relacionamento com a imprensa e demais stakeholders. Planos de comunicação aplicados e às políticas de relacionamento entre organizações e seus públicos, novas metodologias de assessoramento para a prevenção de crises e a salvaguarda da reputação das organizações.
Ministrante: Flávio Hourneaux Junior
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em estratégia, capacitando os participantes a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos no campo do tema em questão. Justificativa: Introduzir os participantes nos conceitos, abordagens e técnicas relacionadas a gestão estratégica das organizações nos setores público e privado de modo a capacitá-los a participar da concepção e execução das estratégias.
Ministrante: Maria Socorro Braga Rodrigues Silva
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina promove uma visão introdutória de como a Ciência Política estuda os fenômenos políticos a partir da perspectiva de como o poder social se converte em autoridade estatal e democrática. A conversão recíproca de poder social e autoridade está associada ao surgimento das hierarquias de autoridade, o tipo mais fundamental nos agrupamentos humanos, e que, da perspectiva da Ciência Política, implica o surgimento de conflitos, que são elementos dinâmicos e críticos. A disciplina trata o Estado como uma das formas históricas de hierarquia de autoridade (a forma típica das sociedades contemporâneas, até o momento), a Nação como a expressão cultural moderna de comunidade política, e pensa a democracia como um dos modos de produzir e regrar o conflito político. A teoria democrática, então, é discutida de dois pontos de vista controversos: a perspectiva realista e a normativa. Por fim, o curso apresenta a variedade contemporânea das formas de democracia, incluindo o sistema político brasileiro.
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing, ao mesmo tempo posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas. Apresentar conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras e para solução de problemas mercadológicos.
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Conhecimento científico e conhecimento empírico. Método científico. A pesquisa em Comunicação. O processo de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica. Modalidades e metodologias de pesquisa. Projeto ou monografia. A importância da pesquisa exploratória. Identificação de questões relevantes em comunicação organizacional e relações públicas.
Ministrante: Suzel Garcia de Lima Figueiredo
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Fornecer ao aluno conhecimento teórico e prático da área de pesquisa de mercado e opinião pública; dos diferentes métodos de coleta de dados e dos diferentes problemas que afetam um trabalho de pesquisa de mercado.
Ministrante: Margarida Maria Krohling Kunsch
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Possibilitar aos alunos uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento da Comunicação Organizacional, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam traçar e executar planos, projetos e programas específicos no âmbito institucional e estratégico das organizações no contexto da sociedade contemporânea. Dimensionar o papel das relações públicas no planejamento e na gestão estratégica da comunicação nas e das organizações.
Ministrante: Laís Pardo Castilho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina propõe abordar o conceito de Sustentabilidade e seu contexto histórico. Explorar os princípios e modelos do ESG (Ambiental, Social e Governança) como parte estratégica da comunicação organizacional, analisar e discutir casos de práticas de Greenwasing nas campanhas de comunicação, possibilitando uma abordagem crítica sobre seus efeitos.
Ministrante:Carolina Frazon Terra
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Oferecer ao aluno o conhecimento necessário para refletir sobre as variadas ferramentas das redes sociais online que convêm ao seu negócio, bem como planejar a comunicação contemplando tais instrumentos, preocupando-se com métricas e formatos adequados de avaliação. Também busca apresentar ao aluno os diversos formatos de relacionamento digital e gestão de crises no ambiente online.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias / Margarida Maria Krohling Kunsch / Valéria de Siqueira Castro Lopes
Carga Horária: 36 Horas
Ementa: A comunicação como fator de humanização nas organizações Diversidade nas organizações e os desafios da aplicabilidade com eficácia Estratégias de marketing digital na comunicação institucional Sustentabilidade, preservação do planeta e a emergência climática Criatividade, inovação na produção cultural e artística nas organizações.
Ministrante: Mauro Wilton de Sousa
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A presença generalizada dos meios de comunicação social por toda sociedade contemporânea é hoje fonte fundamental para se entender o tecido social que vem sendo constituído. A presença da comunicação no interior das organizações também reflete perspectivas dessa comunicação social mais ampla e toma formas concretas que igualmente marcam o tecido relacional da cultura organizacional. A presente disciplina busca aprofundar os componentes teóricos explicativos sobre comunicação identificando como o mundo simbólico que rege a construção de sentidos em comunicação é parte integrante da gestão de processos organizacionais de modo cada vez mais intenso e dentro de padrões de atualizações constantes.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceitos de psicanálise. A persona na política. Id, ego e superego: análise de postura de candidatos. Discursos e personalidades na política. Campanhas e construção de postura psicológica de candidatos. Complexo de Édipo, castração, estrutura psíquica.
Bibliografia: BRENNER, C. Noções básicas de psicanálise. Trad. Ana Mazur Spira. São Paulo: Imago, 1987. CHECHIA, M. Poder e Política na clínica psicanalítica. São Paulo; Annablume.2015.FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2011. MUSIC, G. Conceitos de psicanálise: afetos e emoções. Trad. Carlos Mendes Rosa. São Paulo: Relume Dumará, 2005. NASIO, J. D. Édipo – o complexo do qual nenhuma criança escapa. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A persuasão é o elemento definidor de várias modalidades comunicacionais, com destaque para a publicidade comercial e a propaganda política. Nesse âmbito, o texto persuasivo revela-se instrumento da maior relevância, pela sua centralidade nos processos de convencimento e produção de sentido. Texto e persuasão se articulam de forma profunda, combinando aspectos ideológicos, estratégicos, técnicos, estéticos e linguísticos.
Bibliografia: BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004. COSTA, Ricardo; COSTA, Tailson Pires. Técnicas de persuasão na propaganda eleitoral. São Paulo: Fiuza, 2004. GOMES, Neusa Demartini. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. REBOUL, Olivier. O slogan. São Paulo: Cultrix, 1986. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Comunicação & política. São Paulo: Hacker, 2000
Ministrante: Moisés Stefano Barel
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Velhos e novos agentes políticos; Quem faz a política contemporânea; Think Tanks: o que são e para que servem; Tipologias e financiamentos dos Think Tanks; Institutos políticos e as esferas públicas; Comunicação político-eleitoral, Think Tanks e eleitores; Institutos políticos, produção informativa e disseminação ideológica; Democracia, orientação social e institutos políticos; Novos agentes políticos e redes sociais.
Bibliografía: BAREL, Moisés Stefano. Institutos de formação política e construção da opinião pública. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: UMESP, 2023. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2018. DIJK, Teun A. Van. Discurso e poder. São Paulo: Contexto: 2018. INNERARITY, Daniel. A política em tempos de indignação. Rio de Janeiro: Leya, 2017. PERLATTO, Fernando. Esferas públicas no Brasil. Curitiba: Appris, 2018.