



PÓS PRESENCIAL
Ministrante: Prof. Dr. Caetano Haberly
Ementa: O Comportamento do Consumidor. Tipologia do Comportamento do Consumidor. Fases do processo de decisão de compra. Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor. Influências Socioculturais (Cultura, Subcultura, Classe social, Grupos de Referência). Influências psicológicas (Percepção, Atitudes, Aprendizagem, Motivação, Personalidade). Fatores Situacionais.
Ministrante: Prof. Ms. Edgar Almeida e Prof. Dr. Leandro Yanaze
Ementa: Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, a disciplina chega ao processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea.
Ministrante: Prof. Dr. Luiz Alberto Farias e Profa. Dra. Margarida Kunsch
Ementa: A disciplina coloca em destaque: histórico e conceitos de Relações Públicas a partir da visão de comunicação organizacional integrada, principais autores e correntes teóricas da área, recursos técnicos e de análise de classificação de públicos, de estratégias de relacionamento, de comunicação massiva e dirigida.
Ministrante: Prof. Dr. William Cerantola
Ementa: A disciplina coloca em destaque os conceitos de comunicação organizacional, observando autores e estudos de caso que explicitem as estratégias, planejamento, processos e formas de avaliação da comunicação no contexto organizacional que tenham impacto e relevância aos negócios, cultura e gestão.
Ministrantes: Prof. Ms. Reinaldo Polito
Ementa: Técnicas de expressão oral, postura e oratória aplicadas ao ambiente corporativo. Prática de apresentações e discursos eficazes.
Ministrante: Prof. Dr. Rui José Oliveira
Ementa: A disciplina foca conceitos relativos à Comunicação Integrada de Marketing e à Comunicação Organizacional. Os aspectos sistêmicos das Comunicações Institucional, Administrativa e Mercadológica, são analisados por meio de suas respectivas utilizações no Planejamento Estratégico. Desenvolve ainda um aprofundamento destas variáveis em contextos globais, especificamente nos estudos contemporâneos da Comunicação Mercadológica Intercultural.
Ministrante: Profa. Ms. Flávia Mendes
Ementa: Apresentar conceitos e pensamentos sobre sustentabilidade, como implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)– ONU. Aprofundar nos conceitos e exemplos de Economia Circular/ ESG. Abordar as perspectivas da comunicação para sustentabilidade e como a comunicação integrada pode ser utilizada para evitar o Greenwashing e como disseminar a Comunicação para impacto social.
Ministrante: Prof. Dr. Dorinho Bastos
Ementa: A disciplina acontece em três momentos: Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial. No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil. No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação.
Ministrante: Prof. Dr. Alan Angeluci
Ementa: Dados são centrais na economia contemporânea digital, já que sua captura, limpeza, exploração e modelagem levam a uma compreensão mais profunda dos comportamentos, sentimentos e interações que têm os consumidores de produtos e serviços distribuídos nas aplicações online e móveis. A aplicação de novas rotinas tecnológicas em ciência de dados para análise das informações digitais passa pela compreensão de que big data é hoje o grande vetor de competitividade e transformação digital de companhias nos mais variados setores de conhecimento e atuação. Apesar de cada vez mais presente, a cultura de tomada de decisões a partir da análise de grandes bases de dados enfrenta desafios que passam pela formação profissional interdisciplinar focada em habilidades e competências em ferramentas para analytics que não sejam somente técnicas, mas também voltadas ao uso ético, transparente e eficiente da informação.
Ministrante: Prof. Waldemar Costa
Ementa: Esta disciplina tem seu foco no processo que envolve a conduta ética na área de comunicação e marketing, estimulando a percepção para diferenciação de atitudes éticas e antiéticas, tanto de organizações quanto de profissionais em suas respectivas áreas de atuação; expõe aos alunos, pela parte introdutória, a base histórica e sua evolução ao longo do tempo, ampliando a visão no aspecto organizacional; destaca a importância dos procedimentos éticos para o fluxo sistêmico da teoria dos 3 Puts; aborda as origens dos sistemas administrativos que geraram o sistema de governança corporativa; explica a cronologia de fatos que levaram à adoção do sistema de compliance, os pilares fundamentais que o compõem, avaliando a gestão de riscos para mitigar eventuais desvios de conduta; estuda ainda a legislação, com um breve contexto e os diversos órgãos fiscalizadores incumbidos de fazer cumprir essas leis.
Ministrante: Prof. Ms. Clairton Araújo
Ementa: Finanças em Comunicação e Marketing possibilitará ao aluno utilizar-se do ferramental adequado tanto no raciocínio lógico matemático quanto no raciocínio abstrato cultural para a clara demonstração da viabilidade econômica, financeira e mercadológica de seus projetos em Comunicação e Marketing.
Ministrante: Prof. Dr. Bruno Pompeu
Ementa: Esta disciplina destaca a importância da marca e a razão de ser um dos ativos mais valiosos da empresa. Enfatiza a o papel da marca nas estratégias de marketing, e a criação e a manutenção de uma marca forte nos mercados altamente competitivos.
Ministrante: Prof. Esp. Felipe D’Arco
Ementa: Comunicação organizacional em ambientes híbridos e digitais. Ferramentas colaborativas, cultura ágil e integração de equipes remotas.
Ministrante: Prof. Dr. Felipe Chibás
Ementa: Gestão de projetos. O enfoque do MIT e da Singularity University.. Projetos inovadores. Os 22 princípios da inovação. Tipos de inovação. As características da personalidade criativa e inovadora. Perfil do líder inovador. Competências associadas à inovação. Cases Tesla vs. T.A. Edison. Rotinas criativas para a comunicação. Vivenciar métodos e exercícios de criatividade. Dicas para inovar. Megatrends e Futurologia: o futuro é hoje. Inovação e Empreendedorismo Social. Educomunicação As novas tecnologias e a criatividade quântica. Inteligência Artificial, Nanotecnologia e Economia criativa e cidades inteligentes. Cases.
Ministrante: Prof. Dr. José Palandi Júnior
Ementa: A disciplina cria o entendimento de que pessoas e empresas compram por suas razões e não pelas de quem vende. Apresenta conceitos do processo de negociação por persuasão e assistência, criando desenhos específicos de venda pessoal.
Ministrante: Prof. Dr. Macir de Oliveira
Ementa: Esta disciplina destaca os conceitos fundamentais de logística, operações e serviços, como base para a construção de uma ferramenta de aplicação prática da logística estratégica no mercado, com o intuito de criar valor. Empreender uma visão geral e ampliada dos níveis de serviços em marketing e comunicação, capacitando o aluno ao desenvolvimento de uma visão crítica e contemporânea das organizações prestadoras de serviços.
Ministrante: Prof. Ms. Sérgio Andreucci
Ementa: Esta disciplina busca determinar uma configuração do mercado cultural sob a perspectiva dos atores econômicos, sociais e políticos. Os conceitos de Marketing Cultural passam por uma avaliação, desconstrução e redefinição de acordo com o sujeito principal do cenário cultural: o artista, o produtor e agente cultural. As premissas fundamentais para o desenvolvimento de Projetos Culturais e de Planejamento de Políticas Culturais são discutidas e colocadas em prática na sala de aula.
Ministrante: Prof. Ms. Luiz Roberto Carnier
Ementa: Esta disciplina destaca conceitos relacionados ao comércio exterior brasileiro, comércio internacional, marketing internacional e global, contextualizando com a evolução histórica e relacionando-a com os diferentes segmentos de mercado. Análise e discussão do macro-ambiente. Análise do Marketing Mix Internacional. Desenvolve, a partir da utilização das ferramentas dos sistemas de informação, inteligência e pesquisa de mercado internacional, as diferentes estratégias de entrada e operação e mercados internacionais.
Ministrante: Prof. Dr. Celso Matsuda
Ementa: Esta disciplina objetiva revisar os principais conceitos e fundamentos do marketing aplicáveis ao processo político-eleitoral, e avaliar as principais etapas e ferramentas do seu planejamento estratégico.
Ministrante: Profa. Dra. Liriam Luri Yanaze e Profa. Dra. Stella Moriguchi
Ementa: Esta disciplina destaca a necessidade de desenvolver um espírito crítico e científico, mas também criativo e original frente ao trabalho cientifico, mais especificamente na elaboração, planejamento e redação de um artigo científico como parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Ministrante: Prof. Dr. Kleber Carrilho
Ementa: A disciplina apresenta: os principais conceitos do uso das narrativas como processo de persuasão; as origens da narrativa como interação social e preservação da memória cultural; os tipos mais importantes de narrativas e de formatos de tramas (plot); a narrativa como forma de inclusão e de preferência; a estruturação de histórias, personagens e razão de existir, e sua relação com produtos, marcas, empresas e a comunicação de marketing; o uso do storytelling como ferramenta de interação e persuasão para os diversos públicos.
Ministrante: Profa. Ms. Laís Pardo Castilho
Ementa: Análise da gestão estratégica de marcas voltada à geração de engajamento e lealdade dos stakeholders. Ferramentas de construção de marca e narrativa.
Ministrante: Prof. Dr. Luiz Alberto Farias
Ementa: Opinião pública: conceitos e construção. A imagem e a reputação das organizações. Redes e mídias sociais: conceitos básicos. A comunicação nas redes e mídias sociais. O papel da comunicação e da imprensa na formação da imagem e da reputação das organizações. Auditoria de imagem: princípios e metodologias básicas. Avaliando a imagem das organizações na mídia, nas redes e nas mídias sociais.
Ministrante: Prof. Dr. Caetano Haberly
Ementa: Esta disciplina destaca os seguintes conceitos e aplicações: Sistemas de Informações de Marketing. Etapas de um Projeto de Pesquisa. Definição de Tema e Problema de Pesquisa. Hipóteses Favoráveis e Desfavoráveis. Determinação dos Objetivos e Tipos de Pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de Abordagem e Formulários para Coleta de Dados. Amostragem e Cálculo Amostral. Pré-teste. Tabulação, Análise e Principais Descobertas. Apresentação dos Resultados.
Ministrante: Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze
Ementa: Esta disciplina destaca: conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras; sistema de informação para solução de problemas mercadológicos; definição de objetivos e metas; definição de estratégias; sistemas de controle e mensuração de resultados das estratégias e ações mercadológicas.
Ministrante: Prof. Ms. Tatiana Mazzei
Ementa: A disciplina destaca a nova realidade da veiculação publicitária e a necessidade de se discutir e re-contextualizar as atividades da Mídia no ambiente da tecnologia dos meios e da necessidade da Comunicação Mercadológica Integrada, relacionando as novas possibilidades de atingimento dos targets bem como suas potencialidades e riscos.
Ministrante: Prof. Dr. Bruno Pompeu
Ementa: A criatividade é elemento essencial e indispensável à publicidade, independentemente do formato que adquira, do meio que ocupe, da intenção específica que assuma. Compreender a natureza do processo criativo – a saber, como competência cognitiva, de linguagem, que se expressa concretamente em signos verbais e visuais – e reconhecê-lo como instrumento estratégico e persuasivo é dever de todos os que trabalham com publicidade, marketing e branding atualmente.
Ministrante: Prof. Dr. Eneus Trindade
Ementa: Esta disciplina destaca a Comunicação em Marketing. Marketing e Publicidade. Publicidade e Propaganda. Agências de Comunicação. Funções e atividades de uma agência. Tipos de campanhas e ferramentas publicitárias. Linguagem e texto publicitário. Avaliação e crítica de textos publicitários. Técnicas de criatividade para a escrita de textos publicitários. Produção de peças publicitárias impressas e de roteiros de rádio, TV e cinema. Estudo das questões do texto publicitário na internet.
Ministrante: Prof. Ms. Luciano Bonneti
Ementa: As técnicas de promoção de vendas e merchandising aplicadas como estratégia para solução de problemas de clientes. As ações promocionais no mercado de varejo e de bens de produção. O ponto-de-venda. Técnicas de exibição do produto no ponto-de-venda. O desenvolvimento de campanhas promocionais. O desenvolvimento de materiais promocionais e estratégias de merchandising. Principais pontos da legislação promocional. Como determinar a escolha de um patrocínio. A importância de ações de patrocínio com as outras ações de comunicação e marketing.
Ministrante: Prof. Dr. Massimo di Felice
Ementa: Discussão aprofundada de temas emergentes em marketing e comunicação. Abordagens interdisciplinares, teoria da complexidade e inovação.
Ministrante: Prof. Dr. Leandro Yanaze
Ementa: Gerenciamento de uma empresa – de forma simulada –, onde a equipe é responsável pela tomada de decisões dentro do universo das disciplinas abordadas durante o programa de curso, em um ambiente de mercado simulado, com o objetivo de avaliar e mensurar a eficiência e eficácia das decisões tomadas e os impactos gerados no resultado das operações do negócio, tendo como foco principal as ações de comunicação e marketing.
Ministrante: Prof. Dr. Mauro Wilton
Ementa: A presença generalizada dos meios de comunicação social por toda sociedade contemporânea é hoje fonte fundamental para se entender o tecido social que vem sendo constituído. A presença da comunicação no interior das organizações também reflete perspectivas dessa comunicação social mais ampla e toma formas concretas que igualmente marcam o tecido relacional da cultura organizacional. A presente disciplina busca aprofundar os componentes teórico explicativos sobre comunicação identificando como o mundo simbólico que rege a construção de sentidos em comunicação é parte integrante da gestão de processos organizacionais de modo cada vez mais intenso e dentro de padrões de atualizações constantes.