mba gestão de eventos
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Atuação da imprensa e da mídia frente aos grandes temas. Estratégias de ação com vistas à divulgação de temas estratégicos. Análise do perfil e do comportamento da imprensa brasileira. Avaliação de temas potenciais para divulgação. Ação de relacionamento com a mídia e disseminação de notícias em eventos. Comunicação estratégica e comunicação pública.
Bibliografia: DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2002. FARIAS, L. A. de. Estratégias de relacionamento com a mídia. IN: KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. Técnicas, conceitos e instrumentos. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2016. HASWANI, M. F. Comunicação pública. Bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, ROSA, M. Entre a glória e a vergonha. Memórias de um consultor de crises. São Paulo: Geração Editorial, 2017.
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Ementa: Estudo dos sistemas e dos modelos de análise de retorno de investimento, métricas de avaliação e de mensuração de resultados. Estudo de casos de sucesso. Avaliação de situações de retorno em eventos. Transparência de investimento. .
Bibliografia: COSTA, C. A. G. da. Contabilidade Ambiental – Mensuração, Evidenciação e Transparência. São Paulo: Atlas, 2012. GALERANI, G. S. M. Avaliação em comunicação organizacional. Brasília-DF: Embrapa, 2006. MARTINS, E. Avaliação de Empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, s/d. ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Avaliação e mensuração em Comunicação Organizacional. V. 2, n. 2. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2005. YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação – avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Ministrante: Vânia Penafieri de Farias
Ementa: A disciplina aborda as regras protocolares previstas em eventos públicos e privados, bem como suas aplicações práticas. Conceitos de cerimonial público (Decreto 70.274), os símbolos nacionais (Lei 5.700), a etiqueta como cerimonial de conduta e sua contribuição para eventos sociais e corporativos.
Bibliografia: EGGER-MOELLWALD, L.; EGGER-MOELLWALD, D. Etiqueta, cerimonial e protocolo: como receber estrangeiros e organizar um
evento de sucesso. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
MARTINEZ, M. Cerimonial para executivos: guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Doravante,
2006.
POIT, D. R. Cerimonial e protocolo esportivo. São Paulo: Phorte, 2010.
SALGADO, P. R. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos: uma prática ao alcance de todos. São Paulo: Paulus, 2010.
TAKAHASHI, C. Os 3 B´s do Cerimonial: introdução às normas do cerimonial público brasileiro. (Sem editora)
Ministrante: Sushila Vieira Claro
Ementa: Uso de técnicas avançadas de apresentação. Estratégias de aplicação de recursos audiovisuais em eventos. Tipos de eventos ligados ao audiovisual, leis de incentivo, políticas públicas, histórico e aplicação.
Bibliografia: COUTINHO, I.; BRANDÃO, C. (orgs.) Televisão, cinema e mídias digitais. Florianópolis: Insular, 2012. ECO, U. A estrutura ausente. Trad. Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2013. MARINER, M. C. Managing digital audiovisual resources. Lanham: Rowman&Littlefield, 2014. SANTOS, R. dos; COUTINHO, A. Políticas públicas e regulação do audiovisual. São Paulo: CRV, 2012. ROSSINI, M. de S.; SILVA, A. R. da. Do audiovisual às audiovisualidades. São Paulo: Asterisco, 2009
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Estudo das estratégias digitais contemporâneas, dos processos de comunicação digital, das interações em redes sociais digitais, e seus usos corporativos e para eventos. Estratégias de disseminação de comunicação de eventos em ambientes digitais. Monitoramento de redes e de comunicação em ambientes digitais.
Bibliografia: LEMOS, A. A comunicação das coisas. Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013. ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Redes Sociais: usos corporativos. V. 12, n. 22. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2015. SAAD, B. Estratégias 2.0 Para a Mídia Digital – Internet, Informação e Comunicação – 3ª Ed. São Paulo: Senac, 2012. SANTAELLA, L. Sociotramas: estudos multitemáticos sobre redes digitais. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. TERRA, C. F. Mídias Sociais…e agora? São Caetano do Sul: Difusão, 2012.
Ministrante: Ethel Shiraishi Pereira
Ementa: A disciplina se propõe a contextualizar o segmento de eventos, suas diversas classificações e a abordagens, tanto do ponto de vista de resgate histórico, quanto da análise de relevância e impacto na contemporaneidade. As formas de planejamento e os sistemas de organização.
Bibliografia: CESCA, C. G. G. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997. FORTES, W. G., SILVA, M. B. R. Eventos: estratégias de planejamento e execução. São Paulo: Summus, 2011. GIACAGLIA, M. C. Gestão estratégica de eventos. São Paulo: Cengage, 2010. ROGERS, T., MARTIN, V. Eventos: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. SILVA, M. B. R. Evento como estratégia de negócios: modelo de planejamento e execução. Londrina, 2005.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: A disciplina apresenta a visão gerencial nas diversas áreas que envolvem alimentos e bebidas no contexto dos eventos, tais como: cultura e gastronomia, banquetes, coquetéis, cardápios estratégicos. Apresentação visual de alimentos, bebidas e utensílios e cálculo de consumo.
Bibliografia: DAVIS, B.; LOCKWOOD, A.; PANTELIDIS, L. Gestão de Alimentos e Bebidas. São Paulo: Elsevier/Campus, 2012. ELEUTERIO, H. Serviços de Alimentação e Bebidas. Série Eixos. São Paulo: Érica, 2014. FREUND, F. T. Alimentos e Bebidas – Uma Visão Gerencial. São Paulo: Senac, 2005. FREUND, F, T. Festas & Recepções: gastronomia, organização e cerimonial. São Paulo: Senac, 2011. MONTANARI, M. Comida Como Cultura. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2017
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Ementa: Resgate histórico da construção de marcas. Análise do impacto de marcas sobre eventos – megaeventos e eventos proprietários. Gestão de marcas com vistas à construção de reputação e de maximização de resultados. Estudo das marcas.
Bibliografia: AAKER, D. On branding. São Paulo: Artmed, 2015. CAMEIRA, S. R. Branding + Design. A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo: Senac, 2016. PEREZ, C. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage, 2016. PEREZ, C. Mascotes – semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage, 2010. KOTLER, P.; HERMAWAN KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Trad. Ivo Korytowski. São Paulo: Sextante, 2017.
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Ementa: Resgate histórico da construção de marcas. Análise do impacto de marcas sobre eventos – megaeventos e eventos proprietários. Gestão de marcas com vistas à construção de reputação e de maximização de resultados. Estudo das marcas.
Bibliografia: AAKER, D. On branding. São Paulo: Artmed, 2015. CAMEIRA, S. R. Branding + Design. A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo: Senac, 2016. PEREZ, C. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage, 2016. PEREZ, C. Mascotes – semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage, 2010. KOTLER, P.; HERMAWAN KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Trad. Ivo Korytowski. São Paulo: Sextante, 2017.
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Ementa: Estudo dos modelos de marketing. Utilização de marketing em projetos digitais, sociais e culturais. Análise de aplicação de estratégias de marketing em eventos analógicos e digitais. Estratégias de maximização de comunicação de marketing – publicidade, propaganda e relações públicas.
Bibliografia: KOTLER, P. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing com MyMarketingLab. 14º ed. São Paulo: Pearson, 2012. YANAZE, M. H. Gestão de marketing e comunicação. Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007. YANAZE, M. H.; CHIBÁS O., F.; MARKUS, K. Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas. São Caetano do Sul: Difusão, 2015. YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação – avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. Gestão de Pessoas
Ministrante: Edna Rodrigues Bedani
Ementa: Estudo de políticas e legislação em relação a emprego e a prestação de serviço. Políticas de recursos humanos. Novas relações de trabalho na contemporaneidade. Legislação trabalhista e leis de incentivo. Aspectos previdenciários.
Bibliografia: BITTENCOURT, F. R.; CORREA TONET, H.; BELCZAK COSTA,M. E. Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos – Série Gestão Estratégica. São Paulo: FGV, 2013. DINIZ, S. S. Gestão de pessoas – novos tempos, novos paradigmas no cenário nacional. São Paulo: Viena, 2013. FIDELIS, G. J. Gestão de Pessoas – Rotinas Trabalhistas e Dinâmicas do Departamento de Pessoal. 4ª ed. São Paulo: Erika, 2016. GIL, A. C. Gestão de Pessoas – Enfoque Nos Papéis Estratégicos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. VIANNA, C. S. V. Legislação trabalhista, previdenciária e contratos. São Paulo: IESDE, 2008. (edição digital).
Ministrante: Libia Lender Macedo
Ementa: Análise dos processos de utilização de espaços e de deslocamento relacionados a eventos. Estudo cos processos de utilização de recursos físicos e espaciais. Compreensão das estratégias logísticas em ambientes de eventos e gestão de projetos voltados a eventos.
Bibliografia: BARKER, S.; COLE, R. Gestão de projetos. São Paulo: HSM, 2015. GALVÃO, A. L. B.; SILVA, G. C. da. Serviços logísticos – organização e montagem de eventos. São Paulo: Érica, 2014. GIACAGLIA, M. C. Gestão Estratégica de Eventos. Teoria, Prática, Casos e Atividades. São Paulo: Cengage, 2010. OLIVEIRA, I. G. M. de. Produção executiva: logística de shows e eventos artísticos. São Paulo: Escrituras, 2016. PORTER, M.: DRUMMOND, R.; et all. Estratégia e execução. São Paulo: HSM, 2016.
Ministrante: Fabio Botelho Josgrilberg
Ementa: Debate sobre o contexto contemporâneo relacionado às novas demandas de trabalho e de emprego, os aspectos históricos brasileiros do empreendedorismo, as novas formas de relação entre organizações e sociedade. Novos modelos de produtos e de serviços, economia criativa, produtos inovadores.
Bibliografia: FERRY, L. A inovação destruidora – ensaio sobre a lógica das sociedades modernas. Trad. Vera Lúcia dos Reis. São Paulo: Cia das Letras, 2015. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2015. ITO, J. HOWE, J. Disrupção e Inovação. Como Sobreviver ao Nosso Futuro Acelerado. Trad. Samantha Batista. Alta Books, 2017. RIBEIRO, D. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015. RIES, E. A startup enxuta. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Editora Leya, 2012
Ministrante: Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci
Ementa: A abordagem dos aspectos que envolvem segurança em eventos ganha cada vez mais força, na medida em que o espaço público é amplamente utilizado para eventos sociais e esportivos, gerando interação entre pessoas de diversos perfis, devendose garantir a diversidade e o respeito às leis, dentor de uma perspectiva de direitos humanos. A disciplina discute os principais aspectos e estratégias que assegurem a integridade física do indivíduo em eventos públicos e privados e suas especificidades em eventos de pequeno, médio e grande porte. Legislação e eventos.
Bibliografia: ANDREUCCI, A. C. P. T.; CARACIOLA, A. B.; TEIXEIRA, C. N.; ALVIM, M. C. De S.; BARBOSA, S. M. (orgs). Direitos Humanos – Perspectivas e reflexões para o século XXI. São Paulo: LTr, 2014. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes. São Paulo: Atlas, 1999. NAKANE, A. Segurança em eventos – não dá para ficar sem! São Paulo: Aleph, 2013. PIRES, L. (org.) Conflitos, direitos e moralidades em perspectiva Comparada. V. 2. São Paulo: Garamond, 2010. OLIVEIRA, I. M. G. de. Produção executiva – logítica de shows e eventos artísticos. São Paulo: Escrituras, 2016.
Ministrante: Flávio Agnelli Mesquita
Ementa: A disciplina se propõe a discutir a origem dos megaeventos e sua evolução a partir das diferentes tipificações, como eventos proprietários, esportivos e culturais. A disciplina aborda ainda a modalidade a partir de tendências temáticas e estratégias de construção de marca.
Bibliografia: CARVALHO, G. G. de; VALENÇA, A. C. Pros e os contras dos megaeventos esportivos. São Paulo: Senac, 2017. FLORES, M. Sustentabilidade, governança e megaeventos. São Paulo: Elsevier/Alta Books, 2013. FREITAS, R. F. Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016. PAIVA, R. A. (ORG.) Megaeventos e intervenções urbanas – série intervenções urbanas. Barueri: Manole, s/d. RUBIO, K. Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. Pão Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Cosntrução de projeto de pesquisa. Desenvolvimento de pesquisa em Eventos. Compreensão de planejamento no escopo dos Eventos. Desenvolvimento de monografia. Orientação de carreira. Mercado de trabalho. Mentoria.
Bibliografia: ALBRECHT, K. Inteligência social – a nova ciência do sucesso. Trad. Roger Maioli. São Paulo: M Books do Brasil, 2006 ECO, U. Como se faz uma tese. Trad. Ana Falcão Bastos e Lus Leitão. Lisboa: Barcarena, 2007. MARKONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. QUNTÃO, L. C. Inteligência social. São Paulo: Dialógica, 2019. SAKAMOTO, C. K. e ANDREUCCI JR, S. J. Estudos sobre criatividade – comunicação e inovação em debate. São Paulo: Gênio Criador, 2019.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução ao planejamento da pesquisa científica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração de monografias e textos científicos.
Bibliografia: ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2017. FARIAS, L. A. de; PENAFIERI, V. Pesquisa empírica, RP e a opinião que gera relacionamentos. IN: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. Quem tem medo de pesquisa empírica? São Paulo: Intercom, 2011. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. SILVA, A. B. da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Paradigmas, estratégias e métodos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Ministrante: Sérgio José Andreucci Junior
Ementa: Estudo das políticas públicas voltadas aos setores culturais, esportivos e sociais. Análise de estratégias de captação e mobilização de recursos. Elaboração de projetos para captação de recursos públicos. Apoio, patrocínio e mecenato.
Bibliografia: OLIVIERI, C. G. Cultura neoliberal: leis de incentivo como política pública de cultura. São Paulo: Escrituras, 2014. ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Comunicação, marketing e produção cultural. V. 7, n. 13. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2010. SAITO, R.; PROCIANOY, J. L. Captação de recursos de longo prazo. São Paulo: Atlas, 2008. TORRES, H. G.; GORINI, M. Captação de Recursos Para Startups e Empresas de Impacto – Guia Prático. São Paulo: Alta Books, 2015. ZENHA, G. F. Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento. São Paulo: Autêntica, s/d.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: A disciplina tem por propósito trabalhar a análise dos processos de geração de imagem e de reputação a partir da antecipação a riscos de comunicação. Cenário e desenvolvimento da opinião pública em ambientes analógicos e digitais. Estudo das crises de imagem em ambientes de eventos, megaeventos. Associação de imagem de eventos a organizações e a pessoas.
Bibliografia: FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. Técnicas, conceitos e instrumentos. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2016. FARIAS, L. A. de. Opiniões voláteis. São Bernardo do Campo: Ed. Metodista, 2019. FARIAS, L. A. De; LEMOS, E.; REBECHI, C. N. (orgs) Opinião pública, Comunicação e Organizações. São Paulo: Abrapcorp, 2020. LIPPMANN, W. Opinião pública. Trad. Jacques Wainberg. Petrópolis: Vozes, 2008. MATTOS, M. A.; JANOTTI JUNIOR, J.; JACKS, N. (orgs.) Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. ROSA, M. A era do escândalo. 4ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2007.
Ministrante: Clarissa Maria Rosa Gagliardi
Ementa: Disciplina voltada a discutir os conceitos relacionados ao patrimônio histórico e ao cultural nacionais e as transformações permanentes pelas quais passa. Aborda as políticas públicas destinadas à preservação do patrimônio, estratégias de disseminação e de acesso aos bens culturais.
Bibliografia: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ARANTES, A. A. Sobre Inventários e outros Instrumentos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: ensaios de antropologia pública. Anuário Antropológico/2007-2008. Rio de Janeiro: 2009. BANDUCCI JR., Á. e BARRETTO, M. (orgs.) Turismo e Identidade Local: uma visão antropológica. São Paulo: Papirus, 2001. CASCUDO, C. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2012. CASTRIOTA, L. B. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. SP: Annablume, Belo Horizonte: IEDS, 2009.
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Ementa: Pretende-se fornecer um panorama sobre a pesquisa de opinião e de mercado e sua contribuição estratégica para diferentes negócios, analisar os diferentes tipos de pesquisa quantitativa e qualitativa utilizados na tomada de decisão para eventos, possibilitar conhecimento abrangente sobre todos os passos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas de dados primários.
Bibliografia: BARROS, Antonio e Duarte, Jorge. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Atlas, S. Paulo, 2005. CASTRO, V., PENAFIERI, V. Opinião e pesquisa: instrumentos de orientação e de avaliação. In FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. Edição compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2012. SAMARA, B. S., BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007. VIRGILLITO, S. B. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. São Paulo: Saraiva, 2010.
Ministrante: Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi
Ementa: Disciplina voltada a discutir os conceitos que envolvem comunicação e finanças. Abordagem de viabilidade econômica, financeira e patrimonial, metodologias de gestão orçamentária e análise do retorno de investimento. O valor estratégico dos eventos – valor monetário versus valor da marca.
Bibliografia: BERTI, A.; PEREIRA, A. C. Gestão e análise orçamentária. São Paulo: Juruá, 2010. BERTÓ, D. J.; BEULKE, R. Precificação – sinergia do marketing + finanças. São Paulo: Saraiva, 2009. LUCENA, M. D. S. Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Atlas, 2004. SENADO Federal. Gestão orçamentária pública. Brasília-DF: Edições Técnicas – COEDIT / Senado Federal, 2017. YANAZE, M. H., FREIRE, O., SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2010.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Apresentação de conferências e debates sobre os principais temas que envolvem eventos e comunicação, além de temas de maior espectro como política e economia, além de questões ligadas à contemporaneidade. Por meio de definição dos temas mais presentes no debate midiático e social, serão definidas apresentações de questões e tópicos de discussão e de reflexão.
Bibliografia: ABRANCHES, S. A Era do Imprevisto. A Grande Transição do Século XXI. São Paulo: Cia das Letras, 2017. BAUMAN, Z.; MAURO, E. Babel – entre a incerteza e a esperança. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016. BAUMAN, Z. Retrotopia. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016. DUNKER, C.; TEZZA, C.; FUKS, J.; TIBURI, M.; SAFATLE, V. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. MORIN, E. Rumo ao abismo? Rio de Janeiro: Bertrand, 2011.
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Ementa: Abordagem dos temas culturais na contemporaneidade, de modo a fomentar perspectivas de eventos e de megaeventos no âmbito corporativo, social, esportivo e cultural. Debate crítico sobre os movimentos socioculturais, sobre as ondas cultuais, sobre temas sensíveis e emergentes na contemporaneidade. Debate sobre a construção de memória e de narrativas.
Bibliografia: BAUMANN, Z. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014. MORIN, E. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008. NASSAR, P. Relações Públicas – na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2007. VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.