CORPO DOCENTE

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Vice-coordenador: Profª. Dra. Valéria de Siqueira Castro Lopes

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054550921382704

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP e Comunicação Organizacional da Faculdade Cásper Líbero. Foi Diretoria Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas gestão 2014-2016 e Membro do Conselho Fiscal da entidade nas gestões 2016-2020/ 2018-2020. É Editora Adjunta e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.

Profª. Vânia Penafieri de Farias

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9654268944490211

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero. É professora no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas/Unidades Curriculares de Gestão da Comunicação Mercadológica, Midia Lab Consumo e Pesquisa de Mercado e Comunicação. Na PUC-SP é vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda desde 2019 e atuou como coordenadora da Agência PUC-SP de Comunicação (2015-2016).É professora na Faculdade Cásper Líbero, ministrando as disciplinas Estratégias de Comunicação Pública e Política e Gestão de Comunicação Interna, no curso de Relações Públicas. É docente no curso de Pós-Graduação em Comunicação Pública da ECA/USP, ministrando a disciplina Pesquisa de Opinião Pública. Atuou como Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp (Gestão 2016-2018), coordenou o Prêmio Jovem Pesquisador (2018 a 2020) e atualmente é Coordenadora do Espaço Graduação, também pela Abrapcorp. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa e organização de eventos. Foi professora e atuou como coordenadora (2012-2015) dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Profª. Carolina Frazon Terra

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4409094765322922

Pós-doutora (2018-2020), Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação stricto sensu da Faculdade Cásper Líbero e nos cursos de pós em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e FIA (Fundação Instituto de Administração). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros “Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital”, “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”, todos pela Difusão Editora. Também é autora de diversos capítulos de livros e ebooks sobre Comunicação Digital, Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais. É líder do grupo de pesquisa InfluCom (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3823170183914648) na Faculdade Cásper Líbero e pesquisadora sênior do grupo de pesquisa da USP.

Profª. Maria Claudia Gavioli

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5706646910594929

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Gastronomia pela Universidade Paulista (2016) e mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Atualmente é pesquisadora da Universidade Anhembi Morumbi e editora – Minestrone. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade, gastronomia, energia elétrica, conferência e evento executivo.

Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA – USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Profª. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 3ª Edição (Saraiva, 2020) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Profª. Edna Rodrigues Bedani

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3101813104022040

Psicóloga, Mestre em Administração-linha de Pesquisa: Pessoas e Organizações – tema de pesquisa Resiliência na Gestão de Pessoas, especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e RH e Formação em Coaching pela ICI e em Neurocoaching. Atua como Mentora, Coach e Professora em cursos de Especialização: MBA , Pós MBA e Pós Graduação em disciplinas da área de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Organizacional, Carreira , Sucessão e Desenvolvimento de Pessoas. Atualmente é Gerente Geral de Ensino no A.C.Camargo Câncer Center e Diretora Executiva de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP (Gestão desde 2013). Possui ampla experiência na área de Recursos Humanos, com mais de 25 anos de atuação, 15 anos em posição de Liderança em empresas como Grupo Pão de Açúcar, VDO-Siemens, Accenture, Ticket e Rede Laureate University, ocupando posição de Diretora Executiva de Recursos Humanos nas duas últimas.Carreira desenvolvida atuando com: Atração e Retenção de Pessoas, Educação Corporativa, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Liderança, Carreira e Sucessão, Coach e formação de adultos. Participou do Prêmio Top Of Mind, sendo indicada entre os 05 profissionais de Gestão de Pessoas mais lembrados do Brasil, também indicada entre os profissionais de RH mais admirados do Brasil e já foi eleita entre os 15 profissionais de RH mais respeitados no Brasil.

Profª Ethel Pereira

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5111884212495829

Possui graduação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990) e mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2005). Atualmente é professora e membro do Grupo de Pesquisa no CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, eventos, comunicação organizacional.

Profª. Karina Toledo Solha

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0668319688752070

Docente e pesquisadora do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, da FFCLCH/USP. Livre-docente na área de especialidade Desenvolvimento do Turismo, com a tese Trajetória do turismo rural em São Paulo: um segmento em construção”. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Bacharel em Turismo (ECA/USP). Tem larga experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Turismo e de gestão universitária. Atuou como consultora em vários projetos educacionais e de planejamento turístico. Tem artigos e livros publicados sobre o tema. Atualmente é coordenadora do CETES – Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social, que desenvolve estudos e projetos de desenvolvimento turístico. É editora adjunta da revista Turismo em Análise (USP). Parecerista “ad hoc” de agências de fomento à pesquisa. Auditora internacional da UNWTO, no programa QUEST. Tem interesse nas temáticas de turismo rural, planejamento e gestão de destinos turísticos.

Prof. Dr.Paulo Roberto Nassar de Oliveira

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1102614034104197

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) ? 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995) e Narrativas Mediáticas e Comunicação ? Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

Prof. Dr. Fabio Botelho Josgrilberg

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1547793498258666

Jornalista (Universidade Metodista de São Paulo, UMESP), mestre em Media Studies (Concordia University, Montreal, Canadá), doutor em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo, USP) e estudos pós-doutorais na London School of Economics and Political Science (LSE, financiado pela FAPESP). É pesquisador da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, professor do programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do Conselho do programa 100 Open Startups (http://www.openstartups.net/), foi coordenador e vice-coordenador eleito do segmento de universidades comunitárias do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa (FORPROP), avaliador ad hoc dos núcleos estratégicos de pesquisa da Universidade Federal do ABC para o triênio (2017-2019). É consultor nas áreas inovação, pesquisa e desevolvimento, com atuação empresas de serviços financeiros, saúde, mineração, dentre outros. É avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais, tais como Canadian Journal of Communication (Canadá), Palabra Clave e Signo y Pensamiento (Colômbia). É autor de livro, organizações e artigos científicos nacionais e internacionais sobre inovação, tecnologias da informação e comunicação com ênfase em inovação, desenvolvimento social, processo colaborativos, usos cotidianos, fenomenologia da tecnologia e direitos humanos.

Profª. Clarissa Maria Rosa Gagliardi

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4228334726626384

Possui graduação (1998) e mestrado (2002) em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano; mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Master em Gestão e Valorização de Centros Históricos pela Università La Sapienza di Roma (2008). É Coordenadora do Curso de Turismo (2020-2023) e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) . Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ciências Sociais, atuando principalmente no tema: turismo, cidade, patrimônio e museus.

Profª. Sushila Vieira Claro

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399

Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado pela Profª Drª Idmea Semeghini-Siqueira.

Profª. Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7176525199540287

Em estágio Pós Doutoral em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP). Possui Pós Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra, Portugal; em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela ECA/USP e em Direitos Humanos e Trabalho pelo Centro de Estudios Avanzados de Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutora em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora no Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Convidada da Pós Graduação Lato Sensu da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP).Tem experiência na área de Jornalismo, especificamente, atuando na produção de projetos editoriais e projetos sociais voltados à criança e adolescente. Na área do Direito atua, principalmente, nos seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente, Sociologia Jurídica e Comunicação Jurídica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “CriaDirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Políticas Públicas da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas da ECA/USP. Membro da Comissão de Direitos Infanto juvenis da OAB/SP, do IBDCRIA e IBEROJUR.

Prof. Ms. Sergio Jose Andreucci Junior

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000). Coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero (2021).