CORPO DOCENTE

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Coordenador: Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8712052461153621 

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e professor da pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH – USP,, onde exerce atividades docentes e de pesquisa nas temáticas do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP , Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford – Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias. Entre os anos 2019 e 2022 foi coordenador do Diversitas – Núcleo de Pesquisa em Diversidade, Intolerância e Conflitos – USP.

Vice-coordenador: Prof.ª Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179 

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2018). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação (1995) e Graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero. Graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).Atuou como diretor acadêmico de dezembo de 2013 a junho de 2016, da Escola de Comunicação e a Escola de Educação, e de julho de 2016 a dezembro de 2017, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atuou como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação.É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2012 a 2013, e em 2015, e atuacomo professor permanente na Linha 3 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2011 a 2013; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul.É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (2018-19).Foi agraciado com a primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, no ano de 2014.Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Qualis A4) e editor da Revista Interfaces da Comunicação, vinculada ao CRP-ECA-USP e ao Grupo de Pesquisa em Novas Narrativas; criou e editou o Jornal Intercom (2008 a 2011); atuou como diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), como diretor administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp); foi vice-presidente de planejamento e, por duas gestões, presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP); também atuou como conselheiro-suplente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas 2a. Região (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional de 2012 a 2013.Autor de “Opiniões voláteis – opinião pública e construção de sentido” (Ed. Metodista, 2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas – produção, consumo e perspectivas (Summus, 2004); co-autor de “Comunicación estratégica en las organizaciones” (México-DF: Trillas, 2006), e diversas outras obras como livros e artigos. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3642-4780.

Vice-coordenador: Profª. Dra. Valéria de Siqueira Castro Lopes

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054550921382704

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP e Comunicação Organizacional da Faculdade Cásper Líbero. Foi Diretora Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas gestão 2014-2016 e Membro do Conselho Fiscal da entidade nas gestões 2016-2020/ 2018-2020. É Editora Adjunta e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.

Monitor: Prof.º Alexandre Jose Possendoro

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1181311359448285

É Doutor em Relações Públicas pela ECA-USP (orientado pela Professora Dra. Margarida Kunsch). É Mestre em Jornalismo pela ECA-USP (orientado pelo Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro). É Graduado em Jornalismo pela ECA-USP. É atualmente Professor dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Faculdade das Américas (FAM). Foi (por 20 anos) Professor e Coordenador-Adjunto dos Cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi. Foi (por 7 anos) Coordenador dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi. Foi Professor-Assistente da Profa. Dra. Margarida Kunsch na USP. Foi Professor na Pós-Graduação na Universidade Metodista de São Paulo. Foi Professor do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Foi Professor do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom). Em 20 anos como professor em 6 universidades, já deu aulas e produziu conteúdos para mais de 30 disciplinas dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas. Resumo da experiência no mercado como Jornalista e como Relações Públicas: Já produziu planos e ações de comunicação para mais de 10 grandes empresas de diferentes segmentos. É atualmente (há 10 anos) Assessor de Comunicação do Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), rede de institutos em 25 países e 5 continentes (www.leanglobal.org), atuando com relacionamento com a mídia, assessoria de imprensa e gestão e produção de conteúdo para mídias sociais. Já atuou como jornalista em diversas mídias: foi Repórter do jornal Folha de S. Paulo, foi Repórter, Editor-Assistente e Editor-Executivo de diversas revistas segmentadas (Revista Marketing Cultural, Revista Áudio News, revista Globo Ciência, revista Cover, Revista Síntese, Revista O Pinhão…). É especialista em produção de reportagem, em orientação/produção de TCCs de Jornalismo e de Relações Públicas e em planos e ações de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (envolvendo relacionamento com mídia, assessoria de imprensa e gestão e produção de conteúdo para mídias sociais).

Prof.º Benny Kramer Costa

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4524013741486821  

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo (2020-atual). Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] – Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] – Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] – Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Profª. Vânia Penafieri de Farias

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9654268944490211

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero. É professora no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas/Unidades Curriculares de Gestão da Comunicação Mercadológica, Midia Lab Consumo e Pesquisa de Mercado e Comunicação. Na PUC-SP é vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda desde 2019 e atuou como coordenadora da Agência PUC-SP de Comunicação (2015-2016).É professora na Faculdade Cásper Líbero, ministrando as disciplinas Estratégias de Comunicação Pública e Política e Gestão de Comunicação Interna, no curso de Relações Públicas. É docente no curso de Pós-Graduação em Comunicação Pública da ECA/USP, ministrando a disciplina Pesquisa de Opinião Pública. Atuou como Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp (Gestão 2016-2018), coordenou o Prêmio Jovem Pesquisador (2018 a 2020) e atualmente é Coordenadora do Espaço Graduação, também pela Abrapcorp. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa e organização de eventos. Foi professora e atuou como coordenadora (2012-2015) dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8452179447618910

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.

Prof.º Mauro Wilton de Sousa

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4524013741486821  

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Universitè Sthendal de Grenoble, França (1992-1993).Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo de 2013/2015. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem obras publicadas de sua Autoria e/ou Organizadas. Tem experiências no ensino de pós-graduação e na pesquisa nas áreas de Teorias Socioculturais Audiovisuais, com ênfase em Práticas Culturais Audiovisuais, Mídias Sociais e Política, Recepção Midiática e Espaço Público.

Prof.ª Amanda Chevtchouk Jurno

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2585183666677264  

É Doutora e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Bacharel em Comunicação com ênfase em Jornalismo pela mesma universidade. No doutorado, analisou o processo de “plataformização” do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. No mestrado, analisou a formação de redes textuais no ?Feed de Notícias? (FN) do Facebook a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos. Atua como professora em cursos de especialização lato sensu – como na Faculdade Cásper Líbero e no Digicorp-USP – principalmente em disciplinas ligadas à pesquisa científica e ao pensamento crítico sobre as tecnologias. Trabalha como Gerente de Educação no grupo Wiki Movimento Brasil (WMB) que visa organizar a comunidade brasileira e a promoção e participação em projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. É pesquisadora membro do grupo R-EST ? estudos redes sociotécnicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFMG, que reúne pesquisadores interessados nas interfaces entre os estudos de mídia e de internet e os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS). Também é pesquisadora do Grupo de Artes e Inteligência Artificial (GAIA) vinculado ao C4AI / Inova USP, com pesquisadores de diferentes áreas que trabalham na construção de métodos democráticos, artísticos e experimentais no campo da programação, aprendizado de máquina e Inteligências Artificiais. Seus principais referenciais teóricos são vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. Os trabalhos acadêmicos da pesquisadora podem ser encontrados no Academia.edu: amandachevtchoukjurno.academia.edu. Além da produção acadêmica, possui experiência de trabalho no mercado jornalístico e comunicacional especialmente ligada à divulgação e ao jornalismo científico.

Prof.ª Bianca Marder Dreyer

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8470738167262009 

É graduada em Relações Públicas, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É diretora/fundadora da Relatio, empresa que atua com Gestão Integrada de Negócios e Relações Públicas para o setor público; é pesquisadora, professora de pós-graduação e palestrante; faz parte do grupo de pesquisa Com+ (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Mídias Digitais da ECA/USP); tem vasta experiência na realização de projetos de comunicação com diferentes públicos e coordenou trabalhos de escopo social bastante premiados. É autora de diversos artigos e de dois livros: Relações Públicas na Contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias (Summus, 2017) e Teoria e Prática de Relações Públicas: uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos (Summus, 2021). É também organizadora do livro Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais (Summus, 2021).

Prof.ª Carolina Frazon Terra

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4409094765322922 

Pós-doutora (2018-2020), Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP e nos cursos de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e Gestão da Comunicação Digital (DIGICORP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. É coordenadora de conteúdo do portal Observatório da Comunicação de Crise (https://www.ufsm.br/projetos/institucional/observatorio-crise). É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros “Insights para a Comunicação Organizacional”, “Byung-Chul Han e a Hipercomunicação”, “Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais”, “Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital”, “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”, todos pela Difusão Editora. Também é autora de diversos capítulos de livros e ebooks sobre Comunicação Digital, Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais.

Prof.º Edson Rossi

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3350032973604865 

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2014), graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1987), máster em Jornalismo pelo Instituto de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra/Espanha (2003). Professor desde 1997. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (desde 2008), nos cursos de Mídias Digitais, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, na Faculdade Cásper Líbero (desde 2019), na pós-graduação, no curso Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade, e da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP-DigiCorp), no curso de Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos. No jornalismo e produção de conteúdo, atua há mais de 35 anos, desde 1986, em diversas áreas: jornais, revistas e veículos digitais nos mais diversos segmentos. Atualmente, redator-chefe da revista semanal de Economia Isto É Dinheiro. Por 18 anos trabalhou no Grupo Abril. Participou de coberturas internacionais, como a Copa do Mundo da Fifa, em 1994, nos Estados Unidos. Por oito anos ocupou cargos de direção dos veículos Ação Games (games-adolescentes), Elle (fashion-feminino), Contigo (celebridades) e Vip (revista masculina), tendo lançando as revistas Fut (futebol internacional) e Riders (masculina). Foi diretor de conteúdo do portal digital Terra (2008-2010), onde comandou 140 jornalistas, e do veículo de mídia digital Elemidia (2011-2015), onde também foi diretor de marketing. Como consultor de conteúdo foi responsável por um hub de gerenciamento de comunicação interna, na Wide Digital, para mais de 50 empresas.

Prof.º Vinícius Alves Sarralheiro

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399 

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação – PPGCOM USP (financiamento CAPES), na linha de pesquisa “Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos”. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2015), com bolsa de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (2013), em Portugal. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área de Pesquisa de Mercado, tendo atuado em institutos de pesquisa e empresas, com experiência profissional em coleta de dados e desenho de questionários quantitativos, além de metodologias qualitativas. As pesquisas atuais têm foco na comunicação de riscos, principalmente em saúde pública, e nos estudos de gênero e sexualidade, buscando traçar as possíveis relações com a publicidade, o consumo e o mercado, sobretudo através das ciências cognitivas. Atualmente é pesquisador e coordenador do Lab 4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas na ECA-USP (USP / CNPq).

Prof.ª Viviane Bezerra Menezes Penhalbel

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0750423699883286  

Mestra em Ciências – Administração pela FEA-USP, Bacharel em Engenharia Civil pela POLI-UPE e Bacharel em Administração Hoteleira pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Decide a FEA-USP nas áreas de decisão, empreendedorismo e sustentabilidade. Certificada como Business Process Professional, CBPP. Profissional com mais de 20 anos de experiência atuando como executiva de grandes empresas, consultora de negócios e professora de pós-graduação e graduação. Fundadora e diretora da consultoria Transformar Gestão Empresarial atuando nas áreas: Supply Chain, Planejamento Estratégico, Decisão, Gerenciamento de Projetos e Processos, Inovação, Design Thinking e Compras Estratégicas. Experiência internacional na América do Norte, América Latina e Europa em mais de 10 países gerenciando equipes multiculturais, desenvolvidas principalmente na Unilever global, com fluência em três idiomas. Professora pós-graduação/graduação da FECAP e ESPM, com atuação na Escola de Negócios Saint Paul, Digicorp ECA-USP e Senac-SP nas disciplinas de Teoria da Decisão, Compras Estratégicas, Comunicação e Negócios, Decisões Empresariais, Decisões Complexas, Design Thinking, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desempenho da Cadeia Logística.

Prof.º Wallace Chermont Baldo

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0360626269394361 

Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e tem experiência em Comunicação Organizacional e Jornalismo, em especial na área de tecnologia da informação, tendo trabalhado em publicações especializadas, agências e empresas. De 2013 a 2019, atuou como docente em cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), como “Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais”, “Mídias e Redes Sociais” e “Comunicação Corporativa”. Em 2018, atuou como professor de pós-graduação lato sensu na UMESP no curso “Comunicação Empresarial”. Em 2022, foi professor da disciplina “Estratégia e Planejamento na Era das Mídias Sociais” no MBA EAD Digicorp da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi bolsista do CNPq no Mestrado da UMESP e integrante do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.

Prof.º Ivan Paganotti

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0606526643964427 

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ-2), docente e pesquisador (com projeto financiado pela Fapesp) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na graduação em Jornalismo e editor executivo da revista Comunicação Sociedade (Umesp). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2010), foi graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal), sob orientação da Profa. Dra. Helena Sousa, em 2014, desde 2023 realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD/PUC-SP) sob supervisão da Profa. Dra. Pollyana Ferrari. Professor do curso de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil. Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Foi professor (2018-2020) e coordenador (2020) do Mestrado Profissional em Jornalismo da FIAM-FAAM, além de docente da graduação em Jornalismo (2018-2020) e coordenador dos cursos de comunicação na pós-graduação lato sensu da FIAM-FAAM (2020). Ex-repórter freelancer da Editora Abril e colaborador do portal UOL, escreve na coluna “Democracia em Transe” do portal Jota. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e em vídeo, com temática social e econômica. Sua pesquisa atual envolve: fake news, pós-verdade, censura, liberdade de expressão, de imprensa e direito à informação, regulação de meios de comunicação, classificação indicativa, redemocratização, análise de discurso crítica, identidade nacional, estereótipos, narrativa jornalística e produção de correspondentes internacionais.

Prof.º Luís Mauro Sá Martino

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0251927939615742 

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor da Faculdade Cásper Líbero. É professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, e também da Casa do Saber e cursos de pós-graduação Latu Sensu na PUC-RS e SEPAC. Foi coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016; 2022-2023), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. No PPG onde atuou, foi editor das revistas Líbero (2012-2-15; 2018-2022) e Communicare (2022-2023). Autor, entre outros, dos livros “Sem tempo para nada” (Vozes, 2022), “Política, Cultura Pop e Entretenimento” (Sulina, 2022), “10 Lições sobre Goffman” (Vozes, 2021), “Ética, Mídia e Comunicação” (Summus, 2018), “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Vozes, 2018), “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2016), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009) e “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010).

Prof.ª Nara Luiza Costa de Almeida

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4507365257562609 

Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2011), tem extensões em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (2012) e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro (2013). Foi editora da revista “Comunicação Empresarial” e das séries de livros “Prêmio Aberje: Reconhecimento que gera valor” e da série “Cadernos de Comunicação Estratégica”. Criou a série de eventos “Seminário Aberje de Gestão Cultural”, focada no investimento corporativo em cultura. Atualmente, é consultora independente nas áreas de comunicação, planejamento estratégico, captação de recursos, cultura e gestão de relacionamentos. É professora do Cultura e Mercado, nos módulos de Comunicação para o curso de Formação em Captação de Recursos. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação social, comunicação empresarial, relações públicas, investimento corporativo em cultura, novas narrativas, comunicação e liderança, publicações, relações internacionais e planejamento de comunicação.

Profª. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136 

Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2025). Professora da PUC SP (desde 1995). Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Professora convidada na Universidad Catolica do Chile e na Universidad Catolica do Peru, Presidente da ABP2 (2016/2024). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2024). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Coordenadora do GT Consumos e Processos de Comunicação da Compós (2023-2024).Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Conselheira de Matrizes (desde 2021). Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de A Fixação da Crença: Charles S. Peirce (2023), Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de O Presente e o presentear (2024), Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 150 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.

Profª. Edna Rodrigues Bedani

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3101813104022040

Psicóloga, Mestre em Administração-linha de Pesquisa: Pessoas e Organizações – tema de pesquisa Resiliência na Gestão de Pessoas, especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e RH e Formação em Coaching pela ICI e em Neurocoaching. É aluna especial em disciplinas do doutorado no Instituto de Psicologia da USP – Universidade de São Paulo.Atua como Mentora, Coach e Professora em cursos de Especialização: MBA, Pós MBA e Pós Graduação em disciplinas da área de Liderança, Gestão Estratégica de Pessoas, Equipes de Alta Performance, Comportamento Organizacional, Carreira, Sucessão, Coaching Mentoring e Desenvolvimento de Pessoas. Atua também como Vice-Presidente do Conselho Deliberativo na ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), onde esteve como Diretora de Conhecimento e Aprendizagem nas últimas gestões (de 2013 à 2021). Possui ampla experiência na área de Recursos Humanos, com mais de 30 anos de atuação, dos quais 20 em posição de Liderança em empresas como Grupo Pão de Açúcar, VDO-Siemens, Accenture, Ticket e Rede Laureate University, ocupando posição de Diretora Executiva de Recursos Humanos nas duas últimas.Carreira desenvolvida atuando com: Atração e Retenção de Pessoas, Educação Corporativa, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Liderança, Carreira e Sucessão, Coach e formação de adultos. Sua última experiência corporativa foi como Gerente Geral de Ensino no A.C.Camargo Câncer Center de 2017 a 2021. Participação como co-autora nos livros: Resiliência-Desenvolvendo e ampliando o tema no Brasil editora Sobrare, 2015; Carreira Feminina Transformando desafios em realizações, editora Todas as Musas, 2020 e Mentores e suas histórias inspiradoras editora Leader, 2020.

Prof.ª Ethel Shiraishi Pereira

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5111884212495829

Relações-públicas, especialista em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente presta serviços de consultoria e também atua como professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, do MBA em Gestão de Eventos da ECA/USP e da graduação em Eventos da Faculdade Roberto Miranda. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições como FAAP, Centro Universitário Belas Artes, Anhembi Morumbi, FIAM, FMU e Unicsul.Atuou como assessora de comunicação da ABRADIF, foi sócia-proprietária da Scopus Comunicação e Eventos e da Mistura Fina Comunicação Organizacional. Com mais de 30 anos experiência no mercado implementando estratégias de comunicação, realizou eventos corporativos e acadêmicos de diversas tipologias: feiras, convenções, seminários, congressos, premiações, entre outras.Membro do Júri de premiações concedidas pela Aberje, Fundacom, Abrapcorp e Prêmio Jatobá PR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade e co-autora em diversas publicações, entre elas o livro Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos, organizado pelo Prof. Luiz Alberto de Farias e editado pela Summus.

Prof. Dr. Fabio Botelho Josgrilberg

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1547793498258666

Professor de comunicação, com ênfase em processos criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.Fabio B. Josgrilberg é professor de comunicação, com ênfase em processos criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.Fabio B. Josgrilberg é professor de comunicação, com ênfase em processo criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.

Prof. Flavio Agnelli Mesquita

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8824473238840973

Jornalista e doutor em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Exerceu as funções de repórter e âncora da Rádio CBN e atualmente é editor e âncora da TV Globo – EPTV, afiliada da Rede Globo no interior paulista. No âmbito acadêmico, é professor de graduação em jornalismo e de pós-graduação em comunicação organizacional e eventos. Foi Sócio-Diretor da empresa Meritus Comunicação, desenvolvendo planos e ações de comunicação corporativa para empresas de diversos segmentos. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de materiais institucionais, jornalismo radiofônico e televisivo. Atua principalmente em disciplinas como Comunicação Organizacional (Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna), Teorias do Jornalismo, Jornalismo Radiofônico, Telejornalismo, Marketing e Jornalismo Esportivo.

Prof.ª Libia Lender Macedo

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8019830420328828

Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da USP . Graduação em Educação Física pela USP . Atualmente professora da graduação – Comunicação ESPM (Projetos Esportivos) e da Universidade Anhembi Morumbi e SENAC Pós graduação em Eventos. Única professora da América do SUL do programa CEM – Certified Exhibition Management da IAEE (International Association Exhibition and Events) . Coordenou a Especialização em Planejamento em Eventos e de MBA em Gestão e MKT de entidades esportivas, com chacela Real MAdrid também na Universidade Anhembi Morumbi durante 10 anos. Conteudista. Membro do GEPECOM – USP . Tem experiência na área de Educação Física (mulher/esporte/comportamento) e em mega eventos como Jogos Sul Americanos, Copa, Jogos Olimpícos. Trabalhou com eventos nacionais e internacionais em diversas agências e foi proprietária da Conceito Lazer-soluções integradas em eventos (planejamento, produção e consultoria em eventos) Tem atuado como professora e palestrante em cursos para SEBRAE, SENAC, congressos. Consultora em Eventos. Grand Prix e Personalidade do Ano em Eventos – Prêmio Caio (juri popular e do trade).

Profª. Clarissa Maria Rosa Gagliardi

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4228334726626384

Possui graduação (1998) e mestrado (2002) em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano; mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Master em Gestão e Valorização de Centros Históricos pela Università La Sapienza di Roma (2008). É Coordenadora do Curso de Turismo (2020-2023) e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) . Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ciências Sociais, atuando principalmente no tema: turismo, cidade, patrimônio e museus.

Profª. Sushila Vieira Claro

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399 

Doutora em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Especialista em Gestão Escolar pela ESALQ/USP. Especialista em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade à distância pela UNIVESP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIT/SP. Licenciada em Pedagogia pelo IMES/MG.Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, linguagens, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado pela Prof Dr Idmea Semeghini-Siqueira (FEUSP).

Profª. Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7176525199540287

Possui estágios Pós-Doutorais em Comunicação Não-Violenta e Novas Narrativas pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP); em Democracia e Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra, Portugal; em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela ECA/USP e em Direitos Humanos e Trabalho pelo Centro de Estudios Avanzados de Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutora em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora no Curso de Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Pós Graduação Lato Sensu da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP).Tem experiência na área de Jornalismo, especificamente, atuando na produção de projetos editoriais e projetos sociais voltados à criança e adolescente. Na área do Direito atua,principalmente, nos seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente, Sociologia Jurídica e Comunicação Jurídica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “CriaDirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Políticas Públicas da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas da ECA/USP. Membro do IBDCRIA e IBEROJUR. Conselheira da ESA/OAB-SP. Conselheira do Conselho Consultivo Aberje.

Prof. Ms. Sergio Jose Andreucci Junior

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano da Faculdade Cásper Líbero (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing; Comunicação Organizacional; Gestão de Eventos; Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Sócio-diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000).

Prof.ª Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7578128153022337

Doutora em Ciências da Comunicação (2020), mestre em Ciências da Comunicação (2013) e especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2002). Atua como professora no curso de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ministra disciplinas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas GESTCORP – ECA/USP; Comunicação Pública Governamental – ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva INSPER/SP Compliance e Gestão de Compliance e no curso de Extensão em Compliance na PUC-Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – CECORP ECA/USP. Conselheira Fiscal na Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM (2022-2024). Vice-Coordenadora do GT1 – Comunicação, Ética e Alteridades em Processos Relacionais de Subjetivação e Conflitos no Ambiente Organizacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP).