CORPO DOCENTE

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7578128153022337

Doutora em Ciências da Comunicação (2020), mestre em Ciências da Comunicação (2013) e especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2002). Atua como professora no curso de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ministra disciplinas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas GESTCORP – ECA/USP; Comunicação Pública Governamental – ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva INSPER/SP Compliance e Gestão de Compliance e no curso de Extensão em Compliance na PUC-Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – CECORP ECA/USP. Conselheira Fiscal na Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM (2022-2024). Vice-Coordenadora do GT1 – Comunicação, Ética e Alteridades em Processos Relacionais de Subjetivação e Conflitos no Ambiente Organizacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4409094765322922

Pós-doutora (2018-2020), Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP e nos cursos de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e Gestão da Comunicação Digital (DIGICORP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. É coordenadora de conteúdo do portal Observatório da Comunicação de Crise (https://www.ufsm.br/projetos/institucional/observatorio-crise). É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4669329854331074

Professor Titular aposentado da Faculdade de Comunicação. Pós-doutoramento na ECA USP na condição de bolsista FAPESP (2012). Cursou Engenharia Elétrica (1979-1981), possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea (1993) e doutorado em Comunicação (1999), todos pela Universidade Federal da Bahia. Primeiro diretor do capítulo Bahia da ABERJE, fundou o Fórum de Inovação da Bahia (FGV EAESP UFBA). Ex-Diretor Executivo da Amcham Salvador. Ex-Diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 5a Região. Integrou o Fraunhofer Project Center UFBA como pesquisador convidado. Membro da Abrapcorp, é também integrante de vários comitês editoriais de revistas científicas. Concentra seus estudos na área da comunicação organizacional, em especial nos seguintes temas: comunicação estratégica, marketing digital, gestão da informação, tecnologias de informação e da comunicação, gestão de risco de imagem, monitoramento da qualidade da marca e gestão de comunicação corporativa. Designer de conceitos e processos do centro de inovação do inovabra habitat (Bradesco), do IPT Open (Governo de São Paulo) e do Alfa Collab (Conglomerado Alfa). Previamente à carreira acadêmica, ocupou por mais de 20 anos, cargos de direção na área de tecnologia de informação e comunicação. Venceu o prêmio Bahia Inovação em 2004, foi eleito Personalidade do ano em comunicação organizacional pela ABERJE em 2006, e condecorado como ?Bridge Builder? pelo Departamento de Estado dos EUA em 2009.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8452179447618910

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3091927508362382

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Superintendente de Comunicação Social da USP, é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional (ISSN 1982-8497). Integra os Conselhos Consultivos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), da Pública Agência de Jornalismo Investigativo e do Instituto Palavra Aberta. Escreve quinzenalmente na seção Espaço Aberto do jornal “O Estado de S. Paulo”. Foi Coordenador Acadêmico da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP) entre 2020 e 2023. Em 2021, encerrou seus mandatos como membro do Conselho Científico-Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Foi professor da ESPM entre 2010 e 2014, onde dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial, de 2011 a 2013. Foi presidente da Radiobras de 2003 a 2007. Na Editora Abril, foi diretor de redação das revistas Superinteressante e Quatro Rodas e Secretário Editorial. Ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente (2011), o Prêmio Excelência Jornalística 2011, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (2013) pela Revista de Jornalismo ESPM, o Prêmio Tese Destaque USP (2017) como orientador da melhor tese de doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (O príncipe digital: estruturas de poder, liderança e hegemonia nas Redes Sociais, de Maíra Carneiro Bittencourt Maia). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: ética e imprensa, comunicação pública, superindústria do imaginário, informação e cultura democrática. Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso” (Companhia das Letras, 2015) e “A forma bruta dos protestos” (Companhia das Letras, 2016), “Existe democracia sem verdade factual?” (Estação das Letras e Cores, 2019), “A superindústria do imaginário” (Autêntica, 2021) e “Incerteza, um ensaio” (Autêntica, 2023).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2018). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação (1995) e Graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero. Graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Atuou como diretor acadêmico de dezembo de 2013 a junho de 2016, na Escola de Comunicação e na Escola de Educação, e de julho de 2016 a dezembro de 2017, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atuou como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação. É Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atuou como Vice-Chefe e Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo, e atua como professor permanente na Linha 3 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA-USP) desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (2018-19). Foi agraciado com a primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, no ano de 2014. É editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Qualis A4) e editor da Revista Interfaces da Comunicação, vinculadas ao CRP-ECA-USP; criou e editou o Jornal Intercom (2008 a 2011); atuou como diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), como diretor administrativo e depois como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp); foi vice-presidente de planejamento e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP); também atuou como conselheiro-suplente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas 2a. Região (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional de 2012 a 2013. Autor de “Opiniões voláteis – opinião pública e construção de sentido” (Ed. Metodista, 2019), co-organizador de “Opinião pública, comunicação e organizações, organizador de “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas – produção, consumo e perspectivas (Summus, 2004); co-autor de “Comunicación estratégica en las organizaciones” (México-DF: Trillas, 2006), e diversas outras obras como livros e artigos. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3642-4780

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5682470025203121

Professora Associada II da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Livre-docente em Relações Públicas: pressupostos teóricos e históricos pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estudos na Universidade de Maryland (EUA). Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) de 1987 a 2009, instituição na qual dirigiu a Faculdade de Relações Públicas entre 2001 e 2008, além de coordenar a graduação em Relações Públicas de 2000 a 2009. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo no qual orienta estudos nos níveis mestrado e doutorado, bem como supervisiona pesquisas de pós-doutorado. Desenvolve pesquisas com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Lidera o grupo de pesquisa Diversidades, interculturalidade, comunicação e linguagens culturais (DICULT). Mantêm convênios de cooperação acadêmica em ensino em universidades da Colômbia, Equador, Uruguai e Moçambique. Desenvolveu atividades de ensino e pesquisa em universidades instituições dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, Peru, Colômbia e Equador. Participou da fundação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) tendo sido membro do Conselho Fiscal de 2006 a 2010, Diretora de Relações Públicas de 2010 a 2012 e Diretora Editorial de 2012 a 2014. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Relações Públicas. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de ensino e didática em Relações Públicas, interculturalidade e diversidade nas organizações e gestão da cultura organizacional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2311094074614215

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado (1997), doutorado (2003) e Pós-doutorado (2005) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições e Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos políticos, eleições, representação política e comportamento eleitoral. É pesquisadora da Fapesp e do CNPq. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) de 2014 a 2016. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Núcleo de Estudo dos Partidos Políticos Latino-Americanos (NEPPLA) da UFSCar. Foi pesquisadora visitante do Centro Latino Americano (LAC) da Universidade de Oxford (2009), com bolsa Fellowship da Academia Britânica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7339114979277252

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Universitè Sthendal de Grenoble, França (1992-1993).Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo de 2013/2015. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem obras publicadas de sua Autoria e/ou Organizadas. Tem experiências no ensino de pós-graduação e na pesquisa nas áreas de Teorias Socioculturais Audiovisuais, com ênfase em Práticas Culturais Audiovisuais, Mídias Sociais e Política, Recepção Midiática e Espaço Público.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8299687683562728

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Especialização em Comunicação Empresarial e graduação em Relações Públicas (Faculdade Cásper Líbero). Atualmente leciona na graduação e pós graduação lato sensu da Universidade São Judas Tadeu, onde atua como Professora Pesquisadora Ânima Plurais.É professora no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP), com a disciplina: Diversidade e Inclusão nas Organizações. É Diretora Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) na gestão 2024/2026, onde também atuou como Diretora Administrativa nas gestões 2016/2018 e 2018/2020 e membro do Conselho Fiscal na gestão 2020/2022. É Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP. Foi Professora Adjunta na Faculdade Cásper Líbero de 2013 a 2020, onde atuou como Coordenadora do Curso de Relações Públicas de 2017 a 2020. Foi Editora Assistente da Revista Organicom – ECA/USP de 2014 a 2018. Experiência profissional em Comunicação Institucional/Corporativa e Relações Públicas. Tese finalista do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações 2022. Atua com diversidade nas organizações e na sociedade. Temas de interesse: diversidade, inclusão, comunicação inclusiva e relações públicas. ORCID: 0000-0001-5643-0155

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1102614034104197

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) ? 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995) e Narrativas Mediáticas e Comunicação ? Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8969490083225177

Possui mestrado em PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL – London School of Economics (2000). Bacharelado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.Atualmente é professora de cultura digital – ESALQ. Atua como consultora em processos de transformação cultura, gestão de mudanças de desenvolvimento de times.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6137161686586044

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne, onde também obteve o Master em Antropologia e Sociologia do Desenvolvimento. Mestra em Administração de Empresas e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do MBA ABERJE/FGV de Gestão da Comunicação Empresarial e do Programa de Gestão Estratégica em Comunicação e Relações Públicas – GESTCORP – da Escola de Comunicação e Arte da USP. Possui significativa publicação de artigos em livros, periódicos e anais de Congressos, tanto no Brasil quanto no exterior. Experiência corporativa liderando projetos de Comunicação Empresarial, ESG/Sustentabilidade e Transformação, nos setores industrial, varejo e serviços. Membro de Conselhos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418

PhD ECA USP – Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/ USP (2021). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas -FGV (1998), Especialista em Administração em Marketing pela Fundação Alvares Penteado FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Foi Professor Decano da Faculdade Cásper Líbero (1994 – 2024)) e professor de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Cásper Líbero (2012 -2024). Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Marketing; Comunicação Organizacional; Gestão de Eventos e Comunicação Política da ECA/USP (2004). fDiretor Executivo da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020-2023). Sócio-diretor da Andreucci Comunicação, Agência de Comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e marketing cultural (2000-2024).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4985535303217577

Endereço para acessar este CV: Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de Sâo Paulo. Especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia pela Escola Superior de Comunicação e Marketing. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981). Atualmente é professora da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora do Instituto Aberje de pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora – Ideafix Estudos Institucionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de eficácia da comunicação, avaliação de meios e campanhas de comunicação, avaliação de retenção de mensagens, percepção de valores organizacionais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4985535303217577

Endereço para acessar este CV: Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de Sâo Paulo. Especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia pela Escola Superior de Comunicação e Marketing. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981). Atualmente é professora da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora do Instituto Aberje de pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora – Ideafix Estudos Institucionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de eficácia da comunicação, avaliação de meios e campanhas de comunicação, avaliação de retenção de mensagens, percepção de valores organizacionais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054550921382704

Pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional .Livre Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2023). Doutora (2005) e Mestre (1997) em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da ECA-USP e da Faculdade Cásper Líbero, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP. Foi membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abrapcorp nas gestões 2010-2012/ 2014-2016 e do Conselho Fiscal da entidade entre 2016 e 2020. É Editora Adjunta e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4634983710312382

Endereço para acessar este CV: Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo – Faculdades Integradas Alcântara Machado (1984) , pós-graduação em Comunicação Empresarial pela ESPM (1998) mestrado em MS in Positive Organization Development and Chan – Case Western Reserve University (2009). Formação complementar em Investigação Apreciativa, Inteligência Emocional. Transformação de Conflitos, Práticas Colaborativas, Terapia Narrativa, e Governança Corporativa. Atualmente é professor convidado no GESTCORP-ECA/USP, Projeto PEGASSUS da Faculdade Federal de São Carlos, PECEGE – Esalq/USP, Centro de Ensino Albert Einstein. Instrutora dos Cursos de Formação para Conselheiros do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e da Fundação Dom Cabral.É consultora e palestrante.