mba gestão de eventos

Assessoria de Imprensa e Disseminação da Informação

Ministrantes: Valéria de Siqueira Castro Lopes

Ementa:

Atuação da imprensa e da mídia frente aos grandes temas. Estratégias de ação com vistas à divulgação de temas estratégicos. Análise do perfil e do comportamento da imprensa brasileira. Avaliação de temas potenciais para divulgação. Ação de relacionamento com a mídia e disseminação de notícias em eventos. Comunicação estratégica e comunicação pública.

Bibliografia:

DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2002.

FARIAS, L. A. de. Estratégias de relacionamento com a mídia. IN: KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. Técnicas, conceitos e instrumentos. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2016.

HASWANI, M. F. Comunicação pública. Bases e abrangências. São Paulo: Saraiva,

ROSA, M. Entre a glória e a vergonha. Memórias de um consultor de crises. São Paulo: Geração Editorial, 2017.

Avaliação e Mensuração de Resultados

Ministrantes: Valéria de Siqueira Castro Lopes

Emenda: Estudo dos sistemas e dos modelos de análise de retorno de investimento, métricas de avaliação e de mensuração de resultados. Estudo de casos de sucesso. Avaliação de situações de retorno em eventos. Transparência de investimento.

Bibliografia:

COSTA, C. A. G. da. Contabilidade Ambiental – Mensuração, Evidenciação e Transparência. São Paulo: Atlas, 2012.

GALERANI, G. S. M. Avaliação em comunicação organizacional. Brasília-DF: Embrapa, 2006.

MARTINS, E. Avaliação de Empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, s/d.

ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Avaliação e mensuração em Comunicação Organizacional. V. 2, n. 2. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2005.

YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação – avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

Ministrantes: Vânia Penafieri de Farias

Ementa: A disciplina aborda as regras protocolares previstas em eventos públicos e privados, bem como suas aplicações práticas. Conceitos de cerimonial público (Decreto 70.274), os símbolos nacionais (Lei 5.700), a etiqueta como cerimonial de conduta e sua contribuição para eventos sociais e corporativos.

Bibliografia:

EGGER-MOELLWALD, L.; EGGER-MOELLWALD, D. Etiqueta, cerimonial e protocolo: como receber estrangeiros e organizar um evento de sucesso. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

MARTINEZ, M. Cerimonial para executivos: guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Doravante, 2006.

POIT, D. R. Cerimonial e protocolo esportivo. São Paulo: Phorte, 2010.

SALGADO, P. R. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos: uma prática ao alcance de todos. São Paulo: Paulus, 2010.

TAKAHASHI, C. Os 3 B´s do Cerimonial: introdução às normas do cerimonial público brasileiro. (Sem editora)

Estratégias de Comunicação Digital em Eventos

Ministrantes: Carolina Frazon Terra

Ementa: Estudo das estratégias digitais contemporâneas, dos processos de comunicação digital, das interações em redes sociais digitais, e seus usos corporativos e para eventos. Estratégias de disseminação de comunicação de eventos em ambientes digitais. Monitoramento de redes e de comunicação em ambientes digitais.

Bibliografia:

LEMOS, A. A comunicação das coisas. Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Redes Sociais: usos corporativos. V. 12, n. 22. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2015.

SAAD, B. Estratégias 2.0 Para a Mídia Digital – Internet, Informação e Comunicação – 3ª Ed. São Paulo: Senac, 2012.

SANTAELLA, L. Sociotramas: estudos multitemáticos sobre redes digitais. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

TERRA, C. F. Mídias Sociais…e agora? São Caetano do Sul: Difusão, 2012.

Eventos: Tipificações e Planejamento

Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias

Ementa: A disciplina se propõe a contextualizar o segmento de eventos, suas diversas classificações e a abordagens, tanto do ponto de vista de resgate histórico, quanto da análise de relevância e impacto na contemporaneidade. As formas de planejamento e os sistemas de organização.

Bibliografia:

CESCA, C. G. G. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997.

FORTES, W. G., SILVA, M. B. R. Eventos: estratégias de planejamento e execução. São Paulo: Summus, 2011.

GIACAGLIA, M. C. Gestão estratégica de eventos. São Paulo: Cengage, 2010.

ROGERS, T., MARTIN, V. Eventos: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA, M. B. R. Evento como estratégia de negócios: modelo de planejamento e execução. Londrina, 2005.

Gestão de Alimentos e Bebidas

Ministrantes: Maria Claudia Gavioli

Ementa: A disciplina apresenta a visão gerencial nas diversas áreas que envolvem alimentos e bebidas no contexto dos eventos, tais como: cultura e gastronomia, banquetes, coquetéis, cardápios estratégicos. Apresentação visual de alimentos, bebidas e utensílios e cálculo de consumo.

Bibliografia:

DAVIS, B.; LOCKWOOD, A.; PANTELIDIS, L. Gestão de Alimentos e Bebidas. São Paulo: Elsevier/Campus, 2012.

ELEUTERIO, H. Serviços de Alimentação e Bebidas. Série Eixos. São Paulo: Érica, 2014.

FREUND, F. T. Alimentos e Bebidas – Uma Visão Gerencial. São Paulo: Senac, 2005.

FREUND, F, T. Festas & Recepções: gastronomia, organização e cerimonial. São Paulo: Senac, 2011.

MONTANARI, M. Comida Como Cultura. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2017

Gestão de Marcas: conceito e criação

Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho e Maria Clotilde Perez Rodrigues

Ementa: Resgate histórico da construção de marcas. Análise do impacto de marcas sobre eventos – megaeventos e eventos proprietários. Gestão de marcas com vistas à construção de reputação e de maximização de resultados. Estudo das marcas.

Bibliografia:

AAKER, D. On branding. São Paulo: Artmed, 2015.

CAMEIRA, S. R. Branding + Design. A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo: Senac, 2016.

PEREZ, C. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage, 2016.

PEREZ, C. Mascotes – semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage, 2010.

KOTLER, P.; HERMAWAN KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Trad. Ivo Korytowski. São Paulo: Sextante, 2017.

Gestão de Marketing 4.0

Ministrantes: Mitsuru Higuchi Yanaze

Ementa: Estudo dos modelos de marketing. Utilização de marketing em projetos digitais, sociais e culturais. Análise de aplicação de estratégias de marketing em eventos analógicos e digitais. Estratégias de maximização de comunicação de marketing – publicidade, propaganda e relações públicas.

Bibliografia:

KOTLER, P. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing com MyMarketingLab. 14º ed. São Paulo: Pearson, 2012.

YANAZE, M. H. Gestão de marketing e comunicação. Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

YANAZE, M. H.; CHIBÁS O., F.; MARKUS, K. Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas. São Caetano do Sul: Difusão, 2015.

YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação – avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

Gestão de Pessoas e Políticas de Recursos Humanos

Ministrantes: Edna Rodrigues Bedani

Ementa: Estudo de políticas e legislação em relação a emprego e a prestação de serviço. Políticas de recursos humanos. Novas relações de trabalho na contemporaneidade. Legislação trabalhista e leis de incentivo. Aspectos previdenciários.

Bibliografia:

BITTENCOURT, F. R.; CORREA TONET, H.; BELCZAK COSTA,M. E. Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos – Série Gestão Estratégica. São Paulo: FGV, 2013.

DINIZ, S. S. Gestão de pessoas – novos tempos, novos paradigmas no cenário nacional. São Paulo: Viena, 2013.

FIDELIS, G. J. Gestão de Pessoas – Rotinas Trabalhistas e Dinâmicas do Departamento de Pessoal. 4ª ed. São Paulo: Erika, 2016.

GIL, A. C. Gestão de Pessoas – Enfoque Nos Papéis Estratégicos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

VIANNA, C. S. V. Legislação trabalhista, previdenciária e contratos. São Paulo: IESDE, 2008. (edição digital)

Gestão Logística

Ementa: Análise dos processos de utilização de espaços e de deslocamento relacionados a eventos. Estudo com processos de utilização de recursos físicos e espaciais. Compreensão das estratégias logísticas em ambientes de eventos e gestão de projetos voltados a eventos.

Bibliografia:

BARKER, S.; COLE, R. Gestão de projetos. São Paulo: HSM, 2015.

GALVÃO, A. L. B.; SILVA, G. C. da. Serviços logísticos – organização e montagem de eventos. São Paulo: Érica, 2014.

GIACAGLIA, M. C. Gestão Estratégica de Eventos. Teoria, Prática, Casos e Atividades. São Paulo: Cengage, 2010.

OLIVEIRA, I. G. M. de. Produção executiva: logística de shows e eventos artísticos. São Paulo: Escrituras, 2016.

PORTER, M.: DRUMMOND, R.; et all. Estratégia e execução. São Paulo: HSM, 2016.

Grandes Temas de Cultura na Contemporaneidade

Ministrantes: Paulo Roberto Nassar de Oliveira

Ementa: Abordagem dos temas culturais na contemporaneidade, de modo a fomentar perspectivas de eventos e de megaeventos no âmbito corporativo, social, esportivo e cultural. Debate crítico sobre os movimentos socioculturais, sobre as ondas cultuais, sobre temas sensíveis e emergentes na contemporaneidade. Debate sobre a construção de memória e de narrativas.

Bibliografia:

BAUMANN, Z. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

MORIN, E. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008.

NASSAR, P. Relações Públicas – na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2007.

VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

Inovação, Empreendedorismo e Disrupção

Ministrantes: Fabio Botelho Josgrilberg

Ementa: Debate sobre o contexto contemporâneo relacionado às novas demandas de trabalho e de emprego, os aspectos históricos brasileiros do empreendedorismo, as novas formas de relação entre organizações e sociedade. Novos modelos de produtos e de serviços, economia criativa, produtos inovadores.

Bibliografia:

FERRY, L. A inovação destruidora – ensaio sobre a lógica das sociedades modernas. Trad. Vera Lúcia dos Reis. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

ITO, J. HOWE, J. Disrupção e Inovação. Como Sobreviver ao Nosso Futuro Acelerado. Trad. Samantha Batista. Alta Books, 2017.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015.

RIES, E. A startup enxuta. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Editora Leya, 2012.

Megaeventos: histórico e perspectivas

Ministrantes: Clarissa Maria Rosa Gagliardi

Ementa: A disciplina se propõe a discutir a origem dos megaeventos e sua evolução a partir das diferentes tipificações, como eventos proprietários, esportivos e culturais. A disciplina aborda ainda a modalidade a partir de tendências temáticas e estratégias de construção de marca.

Bibliografia:

CARVALHO, G. G. de; VALENÇA, A. C. Pros e os contras dos megaeventos esportivos. São Paulo: Senac, 2017.

FLORES, M. Sustentabilidade, governança e megaeventos. São Paulo: Elsevier/Alta Books, 2013.

FREITAS, R. F. Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016.

PAIVA, R. A. (ORG.) Megaeventos e intervenções urbanas – série intervenções urbanas. Barueri: Manole, s/d.

RUBIO, K. Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. Pão Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

Narrativas na Comunicação de Marketing

Ministrantes: Valéria de Siqueira Castro Lopes

Ementa: Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração de monografias e textos científicos.

Bibliografia:

ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2017.

FARIAS, L. A. de; PENAFIERI, V. Pesquisa empírica, RP e a opinião que gera relacionamentos. IN: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. Quem tem medo de pesquisa empírica? São Paulo: Intercom, 2011.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. SILVA, A. B. da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Paradigmas, estratégias e métodos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Mobilização de Recursos e Leis de Incentivo

Ministrantes: Sergio Jose Andreucci Junior

Ementa: Estudo das políticas públicas voltadas aos setores culturais, esportivos e sociais. Análise de estratégias de captação e mobilização de recursos. Elaboração de projetos para captação de recursos públicos. Apoio, patrocínio e mecenato.

Bibliografia:

OLIVIERI, C. G. Cultura neoliberal: leis de incentivo como política pública de cultura. São Paulo: Escrituras, 2014.

ORGANICOM Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Comunicação, marketing e produção cultural. V. 7, n. 13. São Paulo: ECA-USP/Abrapcorp, 2010.

SAITO, R.; PROCIANOY, J. L. Captação de recursos de longo prazo. São Paulo: Atlas, 2008.

TORRES, H. G.; GORINI, M. Captação de Recursos Para Startups e Empresas de Impacto – Guia Prático. São Paulo: Alta Books, 2015.

ZENHA, G. F. Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento. São Paulo: Autêntica, s/d.

Patrimônio Histórico e Cultural

Ministrantes: Clarissa Maria Rosa Gagliardi

Ementa: Disciplina voltada a discutir os conceitos relacionados ao patrimônio histórico e ao cultural nacionais e as transformações permanentes pelas quais passa. Aborda as políticas públicas destinadas à preservação do patrimônio, estratégias de disseminação e de acesso aos bens culturais.

Bibliografia:

ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ARANTES, A. A. Sobre Inventários e outros Instrumentos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: ensaios de antropologia pública. Anuário Antropológico/2007-2008. Rio de Janeiro: 2009.

BANDUCCI JR., Á. e BARRETTO, M. (orgs.) Turismo e Identidade Local: uma visão antropológica. São Paulo: Papirus, 2001.

CASCUDO, C. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2012.

CASTRIOTA, L. B. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. SP: Annablume, Belo Horizonte: IEDS, 2009.

Pesquisa de Opinião e de Mercado

Ministrantes: Vânia Penafieri de Farias

Ementa: Pretende-se fornecer um panorama sobre a pesquisa de opinião e de mercado e sua contribuição estratégica para diferentes negócios, analisar os diferentes tipos de pesquisa quantitativa e qualitativa utilizados na tomada de decisão para eventos, possibilitar conhecimento abrangente sobre todos os passos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas de dados primários.

Bibliografia:

BARROS, Antonio e Duarte, Jorge. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Atlas, S. Paulo, 2005.

CASTRO, V., PENAFIERI, V. Opinião e pesquisa: instrumentos de orientação e de avaliação. In FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. Edição compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

SAMARA, B. S., BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.

VIRGILLITO, S. B. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. São Paulo: Saraiva, 2010.

Planejamento Orçamentário e Precificação em Eventos

Ministrantes: Ethel Shirashi Pereira

Ementa: Disciplina voltada a discutir os conceitos que envolvem comunicação e finanças. Abordagem de viabilidade econômica, financeira e patrimonial, metodologias de gestão orçamentária e análise do retorno de investimento. O valor estratégico dos eventos – valor monetário versus valor da marca.

Bibliografia:

BERTI, A.; PEREIRA, A. C. Gestão e análise orçamentária. São Paulo: Juruá, 2010.

BERTÓ, D. J.; BEULKE, R. Precificação – sinergia do marketing + finanças. São Paulo: Saraiva, 2009.

LUCENA, M. D. S. Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Atlas, 2004.

SENADO Federal. Gestão orçamentária pública. Brasília-DF: Edições Técnicas – COEDIT / Senado Federal, 2017.

YANAZE, M. H., FREIRE, O., SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2010.

Recursos Audiovisuais em Eventos

Ministrantes: Sushila Vieira Claro

Ementa: Uso de técnicas avançadas de apresentação. Estratégias de aplicação de recursos audiovisuais em eventos. Tipos de eventos ligados ao audiovisual, leis de incentivo, políticas públicas, histórico e aplicação.

Bibliografia:

COUTINHO, I.; BRANDÃO, C. (orgs.) Televisão, cinema e mídias digitais. Florianópolis: Insular, 2012.

ECO, U. A estrutura ausente. Trad. Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MARINER, M. C. Managing digital audiovisual resources. Lanham: Rowman&Littlefield, 2014.

SANTOS, R. dos; COUTINHO, A. Políticas públicas e regulação do audiovisual. São Paulo: CRV, 2012.

ROSSINI, M. de S.; SILVA, A. R. da. Do audiovisual às audiovisualidades. São Paulo: Asterisco, 2009

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Seminários Avançados

Ministrantes: Sushila Vieira Claro

Ementa: Apresentação de conferências e debates sobre os principais temas que envolvem eventos e comunicação, além de temas de maior espectro como política e economia, além de questões ligadas à contemporaneidade. Por meio de definição dos temas mais presentes no debate midiático e social, serão definidas apresentações de questões e tópicos de discussão e de reflexão.

Bibliografia:

ABRANCHES, S. A Era do Imprevisto. A Grande Transição do Século XXI. São Paulo: Cia das Letras, 2017.

BAUMAN, Z.; MAURO, E. Babel – entre a incerteza e a esperança. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016.

BAUMAN, Z. Retrotopia. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016.

DUNKER, C.; TEZZA, C.; FUKS, J.; TIBURI, M.; SAFATLE, V. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017.

MORIN, E. Rumo ao abismo? Rio de Janeiro: Bertrand, 2011.

Captação, eventos e relacionamento

Ministrantes: Karina Toledo Solha

Ementa: Destinos de Eventos e destinos turísticos. Os eventos como atração e desenvolvimento de negócios. Portfólio de eventos. Política e planejamento estratégico para o setor de eventos. O papel das organizações em construções de destinos turísticos e eventos. Impactos dos eventos: econômicos, sociais e ambientais.

Bibliografia:

COOPER, C. ; et al. Turismo: princípios e prática. 3ª ed . Porto Alegre. Bookman. 2007.

GETZ, D. Event tourism: concepts, international case studies and research. USA. Cognizant Communication Corporation. 2013. ROGERS, T; MARTINS, V. Evento: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro. Elsevier. 2011

SCHULER, V.; PADOIN, G. Marketing de Destinos: particularidades e oportunidades para os CVB´s brasileiros. Porto Alegre. Rebouças. 2016.

UNWTO. A practical guide to Tourism Destination Management. Spain. 2007.

Mentoria Acadêmico-Profissional

Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias

Ementa: Construção de projeto de pesquisa. Desenvolvimento de pesquisa em Eventos. Compreensão de planejamento no escopo dos Eventos. Desenvolvimento de monografia. Orientação de carreira. Mercado de trabalho. Mentoria.

Bibliografia:

ALBRECHT, K. Inteligência social – a nova ciência do sucesso. Trad. Roger Maioli. São Paulo: M Books do Brasil, 2006

ECO, U. Como se faz uma tese. Trad. Ana Falcão Bastos e Lus Leitão. Lisboa: Barcarena, 2007.

MARKONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001.

QUNTÃO, L. C. Inteligência social. São Paulo: Dialógica, 2019.

SAKAMOTO, C. K. e ANDREUCCI JR, S. J. Estudos sobre criatividade – comunicação e inovação em debate. São Paulo: Gênio Criador, 2019.

Opinião Pública, Risco e Crises de Imagem

Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias

Ementa: A disciplina tem por propósito trabalhar a análise dos processos de geração de imagem e de reputação a partir da antecipação a riscos de comunicação. Cenário e desenvolvimento da opinião pública em ambientes analógicos e digitais. Estudo das crises de imagem em ambientes de eventos, megaeventos. Associação de imagem de eventos a organizações e a pessoas.

Bibliografia:

FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. Técnicas, conceitos e instrumentos. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2016.

FARIAS, L. A. de. Opiniões voláteis. São Bernardo do Campo: Ed. Metodista, 2019.

FARIAS, L. A. De; LEMOS, E.; REBECHI, C. N. (orgs) Opinião pública, Comunicação e Organizações. São Paulo: Abrapcorp, 2020.

LIPPMANN, W. Opinião pública. Trad. Jacques Wainberg. Petrópolis: Vozes, 2008.

MATTOS, M. A.; JANOTTI JUNIOR, J.; JACKS, N. (orgs.) Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. ROSA, M. A era do escândalo. 4ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2007.

Legislação e Segurança em Eventos

Ministrantes: Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci

Ementa: A abordagem dos aspectos que envolvem segurança em eventos ganha cada vez mais força, na medida em que o espaço público é amplamente utilizado para eventos sociais e esportivos, gerando interação entre pessoas de diversos perfis, devendo-se garantir a diversidade e o respeito às leis, dentor de uma perspectiva de direitos humanos. A disciplina discute os principais aspectos e estratégias que assegurem a integridade física do indivíduo em eventos públicos e privados e suas especificidades em eventos de pequeno, médio e grande porte. Legislação e eventos.

Bibliografia:

ANDREUCCI, A. C. P. T.; CARACIOLA, A. B.; TEIXEIRA, C. N.; ALVIM, M. C. De S.; BARBOSA, S. M. (orgs). Direitos Humanos – Perspectivas e reflexões para o século XXI. São Paulo: LTr, 2014.

CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes. São Paulo: Atlas, 1999. NAKANE, A. Segurança em eventos – não dá para ficar sem! São Paulo: Aleph, 2013.

PIRES, L. (org.) Conflitos, direitos e moralidades em perspectiva Comparada. V. 2. São Paulo: Garamond, 2010. OLIVEIRA, I. M. G. de. Produção executiva – logítica de shows e eventos artísticos. São Paulo: Escrituras, 2016.