DESPERTE SEU POTENCIAL E IMPULSIONE SUA CARREIRA COM UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE EXCELÊNCIA!

CULTURA MATERIAL
E CONSUMO:
PERSPECTIVAS SEMIOPSICANALÍSTICAS

CONVITE DA COORDENADORA DO
MBA EM CULTURA MATERIAL E CONSUMO

Essa é a oportunidade de agregar mais conhecimento
com um certificado USP em seu currículo!

CLIQUE AQUI E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

O MBA em Cultura Material e Consumo:
Perspectivas Semiopsicanalíticas é um
programa singular e reflexivo que
proporciona uma formação interdisciplinar
de excelência.

Este curso é voltado para a análise crítica
da cultura material e dos fenômenos de
consumo contemporâneos, fundamentado
em teorias semióticas e psicanalíticas.

RESERVE SUA VAGA

CONHEÇA OS DIFERENCIAIS DO MBA

INTERAÇÃO EM TEMPO REAL

Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.

MODALIDADE ONLINE

Aulas Ao Vivo, 1 vez por semana, às segundas-feiras, das 19h às 23h.

AMPLIAÇÃO DE NETWORKING

Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.

PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO

Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.

ESTUDE NO SEU TEMPO

Tenha acesso à todo o conteúdo do curso até 60 dias após o término das aulas.

CERTIFICAÇÃO USP

Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.

FLEXIBILIDADE DO EAD

Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.

RECONHECIDO PELO MEC

Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.

Palestra GRATUITA:
SOBRE O AMOR

Assista à palestra ministrada pelo renomado Professor e Psicanalista Argentino Cláudio Montoto e mergulhe no mundo da psicanálise.

Explore o tema “Sobre o amor”, o mistério dos mistérios, que se oferece como um enigma permanente a que filósofos, teólogos, ensaístas, escritores e poetas não cessaram de se dedicar, através da visão do renomado Psicanalista.

Acesse a palestra GRATUITAMENTE e potencialize seus conhecimentos nesta área imperdível!

Palestra GRATUITA:
Tendências do Habitar:
A Cultura Material como Expressão do Espírito do Tempo

Assista à palestra ministrada pela Prof.ª Clotilde Perez, e mergulhe em uma análise profunda sobre como as tendências do habitar refletem as dinâmicas culturais e sociais contemporâneas.

Nesta palestra, você irá conhecer as principais tendências que moldam o ambiente doméstico e como a afetividade e a humanização do espaço se destacam no cenário atual. A Prof.ª Clotilde Perez traz exemplos reais e discussões ricas sobre como essas tendências impactam o consumo e as práticas sociais, proporcionando insights valiosos para profissionais e estudiosos da área.

Acesse a palestra GRATUITAMENTE e expanda seu entendimento sobre a intersecção entre cultura material, consumo e identidade no contexto contemporâneo.

Palestra GRATUITA:O Novo e o Velho
Materialismo na Cultura dos Afetos

Assista à aula inaugural ministrada pelo Prof. Christian Dunker e explore como as mudanças nos valores materiais influenciam as dinâmicas dos afetos na sociedade contemporânea.

Entenda as diferenças entre o novo e o velho materialismo e como essas perspectivas impactam as interações humanas e o comportamento de consumo. O Prof. Christian Dunker oferece insights profundos sobre a complexa interação entre o indivíduo, a cultura material e os afetos, trazendo à luz as forças que guiam nossas escolhas e atitudes na sociedade atual.

Acesse a aula GRATUITAMENTE e aprofunde seu conhecimento sobre a cultura dos afetos e sua conexão com os valores materiais, essenciais para compreender as tendências e transformações do mundo moderno.

DURAÇÃO
18 MESES

Carga Horária Total
400 HORAS

Aulas Ministradas
360 HORAS

Orientação de TCC
40 HORAS

SOBRE O CMC

O MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas, na modalidade EAD, atende à crescente demanda
por formação avançada em fenômenos de consumo contemporâneos. Resultado de parcerias acadêmicas consolidadas,
integra teoria e prática de forma interdisciplinar, enfatizando semiótica e psicanálise. Com seis edições presenciais de
sucesso, o curso EAD amplia o alcance da USP, formando profissionais capacitados para os desafios do mercado atual.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo do MBA inclui profissionais de comunicação
e marketing que desejam aprofundar seus conhecimentos,
gestores e empreendedores interessados em entender as
dinâmicas do consumo e aplicar estratégias inovadoras no
desenvolvimento de negócios e produtos, além de todos que
buscam transformar suas percepções e habilidades,
adquirindo uma visão crítica e estratégica sobre o consumo
na sociedade contemporânea com base em teorias
semióticas e psicanalíticas.

OBJETIVO

O curso visa expandir os conhecimentos teóricos e promover pesquisas sobre a vida cotidiana contemporânea, explorando a interseção entre semiótica, comunicação, consumo, psicanálise e antropologia. Preparamos profissionais para analisar criticamente a relação entre sociedade, cultura e civilização, em um contexto de transformações culturais e dinâmicas de consumo. Fomentamos a interdisciplinaridade, incentivando uma abordagem ampla para compreender os fenômenos sociais.

Corpo docente

Disciplinas

Artigos

critérios

para aprovação nas disciplinas

Nota mínima
7,0

Mínimo de
75% de
presença nas
visualizações das aulas.

Trabalho de
Conclusão
de Curso

Para a conclusão no curso, os alunos deverão desenvolver e entregar o seguinte trabalho:

  • Artigo científico, monografia ou projeto de pesquisa/intervenção, com foco nas interfaces
    entre comunicação, consumo, cultura material, semiótica e psicanálise.
  • A Nota será atribuída por uma Banca Examinadora e registrada em ata.

Certificação
ECA-USP

O certificado oficial de curso do MBA em Cultura Material e Consumo (carga horária 400 horas) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

VEJA COMO O MBA EM CULTURA MATERIAL E CONSUMO IMPACTOU
A CARREIRA DOS + DE 150 ALUNOS FORMADOS.

Rafael Orlandini

Ex-Aluno do MBA em Cultura Material e Consumo

Andreia Meneguete

Professora – MBA em Negócios e Estética da Moda ECA-USP

Dúvidas Frequentes:

O MBA é reconhecido pelo MEC?

Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.

Qual a modalidade do MBA?

O MBA acontecerá na modalidade 100% EAD com aulas ao vivo às segundas, das 19h às 22:30h.

As aulas serão gravadas? Até quando eu posso acessar esse conteúdo?

Sim, todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis no portal do aluno para consulta após o término da aula ao vivo, ficando disponível a finalização do curso.

Qual a duração deste MBA?

O MBA Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP, tem uma carga horária de 400 horas, sendo distribuídas em 18 meses. A carga horária é dividida da seguinte forma: 360 horas de conteúdo ministrado(trabalhos e atividades) + 40 horas de orientação para o TCC.

Qual o público-alvo deste MBA?

O curso destina-se a profissionais que buscam uma formação interdisciplinar de excelência para aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura material e os fenômenos de consumo.

O certificado oferecido ao concluir este MBA tem o mesmo peso de um curso presencial?

Sim. O certificado de conclusão do MBA Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP será emitido com a carga horária de 400 horas e tem o mesmo peso de um certificado dos cursos presenciais e ainda com a qualidade USP.

Quais são os critérios de aprovação neste MBA?

Para o aluno ser aprovado, é necessário ter uma nota mínima de 7,00 nas matérias ministradas e no mínimo 75% de presença nas aulas/visualização. Além claro, obter uma nota mínima de 7,00 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Lembrando também que é necessário não possuir pendências financeiras e ter enviado todos os documentos obrigatórios.

É obrigatório a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Sim. Como em todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo, se faz obrigatório a entrega do TCC. Os formatos aceitos pela banca avaliadora são:
artigo científico, monografia ou projeto de pesquisa/intervenção, com foco nas interfaces entre comunicação, consumo, cultura material, semiótica e psicanálise..

É necessário ser graduado para se inscrever no MBA?

Sim. Um dos pré -requisitos para ingressar no MBA Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP é ser graduado. Lembrando que, a formação em um curso Tecnólogo permite que você ingresse no MBA.

Ainda estou concluindo a minha graduação/tecnólogo, posso me inscrever?

Caso você já tenha definido a data da colação de grau do seu curso de graduação/tecnólogo, você consegue ingressar no MBA (desde que a data da colação de grau seja anterior ao início do MBA). Caso ainda tenha matérias para cursar, será necessário aguardar a conclusão.

Como realizo a minha inscrição no MBA?

Basta preencher o formulário ao lado ou contatar a nossa equipe de atendimento pelo Whatsapp (11) 91488-4188.

Qual a documentação necessária para realizar a inscrição?

Para realizar a sua inscrição será necessário o envio dos seguintes documentos:

1 – Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 – Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
3 – RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 – Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)

Qual o investimento necessário?

O investimento para cursar o MBA Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP se baseia na Taxa de Inscrição (R$ 90,00) + 18 Mensalidades de R$ 498,00

É possível trancar minha matrícula no decorrer do MBA?

Não. De acordo com o Termo de Adesão do MBA “A rescisão contratual é a única forma pela qual ficam suspensas as obrigações acadêmicas e financeiras do(a) ALUNO(A) com a CONTRATADA.

Para rescindir o contrato, o(a) ALUNO(A) deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.”

Inscreva-se agora no MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas