Os cursos de MBA ECA USP EAD oferecem conteúdo aprofundado, em umformato dinâmico e acessível. Você aprende com grandes nomes do mercado e agrega uma certificação USP ao seu currículo. Toda a qualidade do presencial, com todas as vantagens do EAD!

Conteúdo de Excelência

Grandes mestres e
profissionais do mercado.

Promoção e Certificação

Certificada como Business Process Professional, CBPP®.

Educação continuada

Pós-graduação
lato sensu MBA.

Modalidade online

Aulas EAD, 2 vezes por semana,
às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h.

Convite do Vice-Coordenador do MBA Digicorp

Dr. Luiz Alberto de Farias

Essa é a sua chance de agregar USP ao seu conhecimento e ao seu currículo!

RESERVE SUA VAGA

Duração:
20 meses

Carga horária total:
416 horas

Aulas ministradas:
376 horas

ORIENTAÇÃO DE TCC:
40 horas

Comunicação digital no
ambiente corporativo
Mais do que atualização, o curso para quem busca vanguarda

Comunicação digital no ambiente corporativo Mais do que atualização, o curso para quem busca vanguarda

Justificativa do Curso

O uso da internet comercial no Brasil já se encaminha para mais de três décadas, e a evolução e capilaridade da rede mundial de computadores em nosso cotidiano é fato consolidado. Tal cenário vem resultando numa contínua evolução no uso das Tic’s nas diferentes atividades institucionais e organizacionais. A presença da rede é forte em diferentes ações de governo eletrônico, nas transações financeiras e bancárias, nos veículos de comunicação e entretenimento, no sistema educacional e principalmente na própria rede enquanto mídia por meio da oferta de ferramentas de expressão e opinião (blogs, wikis, etc.), compartilhamento e produção de conteúdo (YouTube, Podcats, Flickr, Inteligência Artificial, entre outros) e relacionamento comunitário (Facebook, Instagran, Tik Tok etc.).

Em todo esse processo evolutivo o papel da Comunicação tornou-se central, fazendo com que os profissionais que atuam na área (comunicadores e demais profissionais do mercado), buscassem ampliação e atualização constante de seus perfis de competências e habilidades. Atualmente, podemos dizer que a ECA-USP tornou-se referência quando o tema é Comunicação Digital e Mídias Interativas. Além disso, estabeleceram-se relações de parceria e trocas com outros grupos de pesquisa do Brasil e internacionais, que também atuam no campo da comunicação digital.

Ao apresentarmos um curso de especialização, com uma carga horária agregada ao que é essencial em nível temático, com um conteúdo que alia a competência reflexiva existente na ECA-USP a todo um conjunto instrumentalizado de práticas no campo da comunicação digital, preenchemos uma lacuna e uma real demanda com um diferencial exclusivo para o DigiCorp.

Objetivo

O curso tem por principal objetivo oferecer uma formação, ao mesmo tempo reflexiva e instrumental, em nível de especialização, focada no campo da comunicação digital e das mídias interativas.

O conjunto temático ora proposto pretende desenvolver nos futuros participantes competências e habilidades na compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea, nos ambientes corporativos e nos indivíduos, seja como atuantes nestes ambientes, seja como cidadãos.

A partir destas percepções, o curso objetiva desenvolver habilidades no uso e na aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de comunicação das organizações em geral, como uma das possibilidades de ação integradora com as práticas mais inovadoras de comunicação e informação no atual cenário da sociedade da informação. Com isso, são objetivos pedagógicos e formadores DigiCorp:

  • Conhecer e entender a dinâmica de funcionamento da sociedade digital nesta segunda década do século 21 e seu impacto na atividade organizacional e no campo da comunicação;
  • Preparar planos de comunicação integrada com a variável digital;
  • Desenvolver ações de comunicação digital nos planos comunicacionais, publicitário e mercadológico;
  • Desenvolver projetos web sob a óptica de relacionamentos nas mídias sociais;
  • Aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos;
  • Conhecer e aplicar os preceitos da ética e da propriedade intelectual relacionados aos meios digitais;
  • Atuar no campo da comunicação digital de das mídias interativas de forma responsável e atualizada.

Carga horária do curso

A carga horária do curso é definida como obrigatória e é especificada pela USP. A carga horária total do curso é de 20 meses, organizadas com aulas EAD, totalizando 416 horas.

Acesse a Palestra Completa com Carolina Terra

O MBA DIGICORP EAD ECA-USP traz conteúdo atualizado e inovador, ministrado por especialistas renomados. Um dos conteúdos abordados é Gestão de Crises Digitais, ministrado pela Profª Carolina Terra.

E para que você conheça um pouco mais sobre a dinâmica das aulas do MBA e sobre o tema ministrado, estamos disponibilizando a gravação completa da palestra ministrada pela Prof.ª

Para ter acesso à gravação completa da palestra, basta solicitar no botão abaixo e aproveitar este conteúdo exclusivo.

Acesse a palestra completa agora! Conheça Carolina Terra

público alvo

O curso é direcionado a profissionais e pesquisadores das áreas de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Mídias Sociais que desejam aprimorar suas habilidades em ambientes corporativos. Além disso, gestores e líderes de comunicação corporativa, profissionais de recursos humanos e estrategistas de negócios interessados em comunicação digital e employer branding também constituem o público-alvo.

MBA EM Gestão Integrada da Comunicação Digital Para Ambientes Corporativos!

Destina-se a profissionais das áreas de Comunicação Social (Relações públicas, Marketing digital, Publicidade e Jornalismo), Gestores (Empresariais e de Projetos), Análise de Dados, Empreendedores, Criadores de Conteúdo e Analista de Negócios.

Descubra o impacto que o MBA DIGICORP teve em nossos alunos.

Confira abaixo alguns depoimentos de alunos que compartilharam suas experiências:

Fernando Sacco

Cristina Maiello

critérios

para aprovação nas disciplinas

Nota mínima
7,0

Mínimo de
75% de
presença nas
visualizações das aulas.

Trabalho de
Conclusão
de Curso

As possibilidades para o trabalho final são:

• Artigo científico;
• Monografia;
• Projeto de pesquisa na área da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos;

ORIENTAÇÃO COM OS MELHORES E MAIS EXPERIENTES PROFESSORES.

Certificação
ECA-USP

Certificado oficial de curso de MBA em Gestão Integrada da Comunicação Digital Para Ambientes Corporativos (carga horária 416 horas) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

Corpo docente

Disciplinas

Dúvidas Frequentes:

Nº do Credenciamento junto ao MEC

Recredenciamento junto ao MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.

Carga horária do curso e sua divisão entre ensino a distância e ensino presencial

A versão on-line do curso Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos terá 416 horas, distribuídas em 19 disciplinas de 20 horas cada. A estrutura está dividida em cinco módulos temáticos: Ambientes Organizacionais e Comunicação; Teorias da Comunicação e Gestão; Ética e sociabilidade, Métodos e Tecnologias Digitais e Metodologia Científica. Cada módulo temático atua por meio de disciplinas coerentes com o conteúdo proposto. Os estudantes terão acesso a um conjunto de material digital didático, referente a cada disciplina cursada e poderá criar a base do conteúdo geral do curso, à medida em que as disciplinas forem ocorrendo. Os sistemas de ambientes digitais utilizados no curso garantem um processo de interatividade e de aprendizagem, caracterizados por recursos tais como: exercícios interativos, diálogos e produção de trabalhos dialógicos e em grupo, bem como a produção do conteúdo dos trabalhos em linguagem digital.

Descrever o programa do curso e a orientação dos alunos, segundo a tecnologia aplicada para realização do curso

Os níveis didáticos das tecnologias interativas utilizadas estão associados às disciplinas oferecidas. Por exemplo, disciplinas teóricas, tais como Teorias da Comunicação: Abordagens Contemporâneas e Gestão simbólica dos processos comunicacionais nas sociedades em rede, utilizarão indicações bibliográficas e audiovisuais como fontes. Já disciplinas tecnológicas, tais como Inteligência artificial e algoritmos: implicações comunicacionais e Interfaces digitais: design, estética e interações, contarão com exercícios e experiências digitais criativas no interior de suas propostas e dos seus objetivos. Os estudantes ainda poderão contar com uma estrutura de diálogo on-line, por meio do qual poderão apresentar suas dúvidas e seus trabalhos digitais no interior das disciplinas cursadas. Neste sentido, terão várias oportunidades de associarem teoria e prática seguindo a orientação dos docentes.

Quais são os critérios de avaliação de do curso?

Nota mínima 7,0 em cada disciplina/atividades; numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas e atividades; no Trabalho de Conclusão de Curso a nota mínima 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10, avaliada por banca, para aprovação final.

Sistemática de comunicação interativa adotada

A sistemática da comunicação interativa adotada no curso é o resultado de recursos internos administrativos e de tecnologias voltadas ao atendimento dos docentes e discentes. O curso conta uma infraestrutura de comunicação calcada em número de celular exclusivo, e numa base de computadores (notebooks) utilizados exclusivamente para as atividades administrativas e de apoio didático dos discentes e docentes. A estratégia de comunicação está fundamentada em grupos (localizados no Whatsapp e nas redes sociais), bem como num ambiente interativo criado exclusivamente para o curso. Esta infraestrutura possibilitará gravar as atividades didáticas e deixar à disposição dos docentes e discentes durante a duração do curso. Estes ambientes também conterão o material de orientação didática desenvolvida pelos docentes, que ficarão à disposição dos estudantes.

Recursos de instrução

Os recursos de Instituição estão fundamentados no material didático (produzido ou atualizado) oferecido para os estudantes. O material é composto por arquivos digitais de apresentações de apostilas, vídeos, animações, ambientes tridimensionais etc., que possibilitarão, tanto o acompanhamento das aulas, quanto a auto-instrução dos estudantes. O atendimento às dúvidas dos estudantes também podrão contar com a orientação da coordenação, dos docentes e da secretaria do curso, para indicações conceituais e-ou técnicas a respeito de como o material oferecido deverá ser utilizado. Cabe lembrar que o curso já existe há mais de uma década, o que possibilitou uma competente experiência no interior da utilização dos recursos de Instituição.

Qual é a documentação necessária?

Apresentar Currículo, cópias autenticadas do Diploma de Graduação e histórico escolar, cópias simples do RG, CPF e comprovante de endereço. Lembre-se não iremos aceitar Diploma e histórico sem autenticação em cartório.

Qual é o valor do curso?
  • Taxa de Inscrição: R$80,00 + 20x de R$498,00

Preencha o formulário para se inscrever ou obter mais informações sobre o curso MBA em Gestão Integrada da Comunicação Digital Para Ambientes Corporativos.