Um
currículo
de peso
nunca sai
de moda.
Não siga
tendências,
crie.

mba em negócios
e estética da moda

eca usp

Os cursos de MBA ECA USP EAD
oferecem conteúdo aprofundado,
num formato dinâmico e
acessível. Você aprende com
grandes nomes do mercado e
agrega uma certificação USP ao
seu currículo. Toda a qualidade
do presencial, com todas as
vantagens do EAD!

Conteúdo de Excelência

Grandes mestres e
profissionais do mercado.

Promoção e Certificação

Escola de Comunicações
e Artes da Universidade
de São Paulo.

Educação continuada

Pós-graduação
lato sensu MBA.

Modalidade online síncrona

Aulas live, 2 vezes por semana,
às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h.

Primeira aula do curso liberada gratuitamente – Semiótica da Moda com a Professora Clotilde Perez

Liberamos a primeira aula do MBA Negócios e Estética da Moda gratuitamente para você.

Inscreva - se agora!

Duração:

Carga horária total:
400 horas

Aulas ministradas Live:
360 horas

ORIENTAÇÃO DE TCC:
40 horas

Justificativa do Curso

A cadeia produtiva do mercado da moda (que inclui desde o vestuário até os sapatos e os acessórios) representa uma fatia significativa do PIB de muitas nações, inclusive do Brasil, e gera empregos para milhões de pessoas. “Moda” não é somente o segmento glamuroso no qual se posicionam as grandes grifes; é também a reunião de um grande número de empresas, muitas vezes desconhecidas, que promovem grandes resultados financeiros, e que competem no mercado globalizado.
O design, os materiais utilizados e o acabamento dos produtos são fatores competitivos fundamentais, mas não garantem o sucesso de uma empresa sem uma eficaz estratégia de Marketing e Comunicação. Conhecimentos de Comunicação e Marketing são altamente estratégicos para o profissional que pretende atuar na área da moda. O fenômeno da moda, para ser entendido na sua complexidade e para ser gerenciado de forma eficaz pelas empresas, requer a capacidade de analisar, decodificar e até criar tendências estéticas e comportamentos de consumo.
O curso pretende formar profissionais com as competências necessárias para idealizar e implementar Planejamentos de Marketing e Comunicação para a indústria da moda em vários contextos do país.

Objetivo

Promover uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos e comunicacionais no setor da Moda, capacitando o egresso ao desenvolvimento de planejamentos customizados.
Possibilitar um grau de diferenciação do egresso no mercado de trabalho, com a disponibilização de disciplinas integradas e sequenciais de aplicação imediata, metodologicamente voltadas ao planejamento, organização, direção e controle de variáveis características deste setor.
Capacitar os alunos ao desenvolvimento de Consultorias Empresariais nas áreas de Comunicação e Marketing com ênfases em Moda.
Demonstrar que o processo da moda depende fundamentalmente de uma estrutura de Marketing fundada na publicidade. Desenvolver no egresso a capacidade reflexiva sobre os fenômenos estéticos de moda em perspectiva interdisciplinar, sobretudo na interface moda, comunicação, estética e marketing.

Carga horária do curso

A carga horária do curso é definida como obrigatória e é especificada pela USP. A carga horária total do curso é de 400 horas, organizadas com 90 aulas EaD com duração de 4 horas cada, totalizando 360 horas. Serão disponibilizadas 40 horas destinadas à interação aluno-docente e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

público alvo

Sua carreira precisa de um upgrade? Está em
busca de mais conhecimento para aplicar na
prática? Pensa numa transição de cargo, área,
mercado ou profissão?

O MBA Negócios e Estética
da Moda é para você!

Destina-se a
profissionais
egressos das áreas
de Moda, Marketing,
comunicação,
administração,
Engenharia Têxtil,
jornalismo, publicidade,
relações públicas,
história, sociologia.
e áreas afins.

critérios

para aprovação nas disciplinas

Nota mínima
7,0

Mínimo de
75% de
presença nas
visualizações das aulas.

Trabalho de
Conclusão
de Curso

As possibilidades para o trabalho final são:

  • Artigo científico;

  • Plano de negócios;

  • Projeto de criação de marca de moda;

  • Projeto de comunicação de moda;
  • Projetos de criação em moda;

  • Ensaios fotográficos.

O Aluno receberá orientação de professores desde o início das aulas e ao longo do MBA.

Orientação
ao longo
do curso

Certificação
ECA-USP

Certificado oficial de curso de Pós-Graduação MBA em Negócios e Estética da Moda (carga horária 400 horas) da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo. 

Corpo docente

Disciplinas

Artigos

MODA E SUAS RELAÇÕES

O negócio da moda

“Um setor complexo como a moda e, mais em geral, como todas as indústrias criativas, só pode ser abordado de modo multidisciplinar”
(CIETTA, 2017, p. 19)

“A moda é um setor cultural/criativo, mas que cria, desenvolve, produz e distribui um produto criativo híbrido”
(CIETTA, 2017, p. 89)

“O produto moda está cada vez mais des-materializado”
(CIETTA, 2017, p. 103)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda e consumo

“Iniciativa e independência do fabricante na elaboração das mercadorias, variação regular e rápida das formas, multiplicação dos modelos e séries
esses três grande princípios inaugurados pela Alta Costura não são mais apanágio do luxo do vestuário, são o próprio núcleo das indústrias de consumo”
(LIPOVETSKY, 2009, p. 184)

“Comprar e se relacionar com marcas pode ser um exercício de busca a si mesmo, de afinamento com o mundo, com o outro, com o social.
Tudo o que compramos (e usamos) diz algo sobre quem somos”
(CARVALHAL, 2015, p. 20)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda, cultura e sociedade

“O vestuário é um código conservador. A cultura pode, portanto, confiar a esta instância da cultura material mensagens que a linguagem poderia violar”
(MCCRACKEN, 2003, p. 96)

“Uma segunda capacidade do sistema de moda é que ele realmente inventa, de modo modesto, novos significados culturais”
(MCCRACKEN, 2003, p. 110)

“A moda introduz também uma descontinuidade na vivência da história, pois as novidades trazem consigo elementos do passado”
(ADVERSE, 2012, p. 38)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda, identidade e comportamento

“O observador da moda pode, então, ‘ler’ o comportamento futuro de um grupo no comportamento presente de outro”
(MCCRACKEN, 2003, p. 125)

“Quando consumimos moda, estamos consumindo identidade”
(CARVALHAL, 2015, p. 19)

“As roupas não são superficiais, elas são o que faz de nós o que pensamos ser”
(MILLER, 2013, p. 22-23)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda e arte

“A moda é aesthesis, o que pode legitimamente alçá-la à condição de arte, pois aesthesis é afeto que habita o coração da arte”
(SANTAELLA, 2016, p. 10)

“A moda é arte na medida em que se apropria de estilos e formas que, nascidos na arte, são traduzidos em moda”
(SANTAELLA, 2016, p. 11)

“O sistema da moda tem uma natureza não só semiótica e comunicativa, revolucionária e sensual, como também artística e estética”
(GAGO, 2016, p. 23)

Dúvidas Frequentes:

Qual será o método de ensino?

Ensino a distância, carga horária de 400 horas. Sendo transmitido AO VIVO, 2x por semana, as aulas permanecerão gravadas em sua plataforma de estudos.

As aulas serão gravadas? Até quando eu posso acessar esse conteúdo?

Sim, todas as aulas serão disponibilizadas para consulta após o termino da aula do dia, ficando disponível até 2 meses após a finalização do curso total.

Qual é o público alvo?

Público alvo: destina-se a profissionais de organizações públicas e privadas, egressos
das áreas de comunicação, economia, marketing, administração, e áreas afins.

O curso de MBA Gestão de Eventos USP tem o mesmo peso que a especialização presencial?

Sim, o certificado de 400 horas tem o mesmo peso que o presencial com qualidade USP.

Quais são os critérios de avaliação de do curso?

Nota mínima 7,0 em cada disciplina/atividades; numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas e atividades; no Trabalho de Conclusão de Curso a nota mínima 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10, avaliada por banca, para aprovação final.

Como será elaborado a monografia de final do curso? A banca será apresentada presencialmente?

Será elaborado a partir do 13º mês de aula. Não, todo Trabalho de Conclusão do Curso será feito e entregue digitalmente.

Estou completando minha Graduação posso participar do MBA?

Não nessa turmas, mas pode aguardar a próxima turma do MBA.

Como realizo minha inscrição e até quando posso me inscrever?

De 15/10/2021 10:00 até 07/03/2022 23:59 pelo link

Qual é a documentação necessária?

Apresentar Currículo, cópias autenticadas do Diploma de Graduação e histórico escolar, cópias simples do RG, CPF e comprovante de endereço. Lembre-se não iremos aceitar Diploma e histórico sem autenticação em cartório.

Qual é o valor do curso?
  • Taxa de Inscrição: R$80,00 + 20x de R$498,00
O curso concederá bolsas para os alunos?
  • Para ex-alunos:
    (poderão entrar na cota de 10% de isenção)
  • Para professores e coordenadores do curso:
    (poderão entrar na cota de 10% de isenção).

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sobre o curso MBA em Negócios e Estética da Moda.