Os cursos de MBA ECA USP EAD
oferecem conteúdo aprofundado,
num formato dinâmico e
acessível. Você aprende com
grandes nomes do mercado e
agrega uma certificação USP ao
seu currículo. Toda a qualidade
do presencial, com todas as
vantagens do EAD!

Conteúdo de Excelência

Grandes mestres e
profissionais do mercado.

Promoção e Certificação

Escola de Comunicações
e Artes da Universidade
de São Paulo.

Educação continuada

Pós-graduação
lato sensu MBA.

Modalidade online síncrona

Aulas live, 2 vezes por semana,
às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h.

Semiótica da moda

CONFIRA ALGUNS TRECHOS DAS AULAS

Separamos alguns assuntos relevantes para você ter uma pequena amostra de tudo que entregamos em nosso MBA Negócio e Estética da Moda.

INSCREVA-SE AGORA

Duração:

Carga horária total:
400 horas

Aulas ministradas Live:
360 horas

ORIENTAÇÃO DE TCC:
40 horas

BENEFÍCIO DE
GRIFE A PREÇO
DE SALE

BENEFÍCIO DE
GRIFE A PREÇO DE
SALE

Justificativa do Curso

A cadeia produtiva do mercado da moda (que inclui desde o
vestuário até os sapatos e os acessórios) representa uma fatia
significativa do PIB de muitas nações, inclusive do Brasil, e gera
empregos para milhões de pessoas. “Moda” não é somente o
segmento glamuroso no qual se posicionam as grandes grifes; é
também a reunião de um grande número de empresas, muitas
vezes desconhecidas, que promovem grandes resultados
financeiros, e que competem no mercado globalizado.

O design, os materiais utilizados e o acabamento dos produtos são
fatores competitivos fundamentais, mas não garantem o sucesso
de uma empresa sem uma eficaz estratégia de Marketing e
Comunicação. Conhecimentos de Comunicação e Marketing são
altamente estratégicos para o profissional que pretende atuar na
área da moda. O fenômeno da moda, para ser entendido na sua
complexidade e para ser gerenciado de forma eficaz pelas
empresas, requer a capacidade de analisar, decodificar e até criar
tendências estéticas e comportamentos de consumo.

O curso pretende formar profissionais com as competências
necessárias para idealizar e implementar Planejamentos de
Marketing e Comunicação para a indústria da moda em vários
contextos do país.

Objetivo

Promover uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos e
comunicacionais no setor da Moda, capacitando o egresso ao
desenvolvimento de planejamentos customizados.
Possibilitar um grau de diferenciação do egresso no mercado de
trabalho, com a disponibilização de disciplinas integradas e
sequenciais de aplicação imediata, metodologicamente voltadas ao
planejamento, organização, direção e controle de variáveis
características deste setor.

Capacitar os alunos ao desenvolvimento de Consultorias
Empresariais nas áreas de Comunicação e Marketing com ênfases
em Moda.

Demonstrar que o processo da moda depende fundamentalmente
de uma estrutura de Marketing fundada na publicidade.
Desenvolver no egresso a capacidade reflexiva sobre os
fenômenos estéticos de moda em perspectiva interdisciplinar,
sobretudo na interface moda, comunicação, estética e marketing

Carga horária do curso

A carga horária do curso é definida como obrigatória e é
especificada pela USP. A carga horária total do curso é de 400
horas, organizadas com 90 aulas EaD com duração de 4 horas
cada, totalizando 360 horas. Serão disponibilizadas 40 horas
destinadas à interação aluno-docente e orientação de Trabalho de
Conclusão de Curso.

público alvo

Sua carreira precisa de um upgrade? Está em
busca de mais conhecimento para aplicar na
prática? Pensa numa transição de cargo, área,
mercado ou profissão?

MBA EM NEGÓCIOS E ESTÉTICA DA MODA!

Destina-se a
profissionais
egressos das áreas
de Moda, Marketing,
comunicação,
administração,
Engenharia Têxtil,
jornalismo, publicidade,
relações públicas,
história, sociologia,
e áreas afins.

critérios

para aprovação nas disciplinas

Nota mínima
7,0

Mínimo de
75% de
presença nas
visualizações das aulas.

Trabalho de
Conclusão
de Curso

As possibilidades para o trabalho final são:

• Artigo científico;
• Plano de negócios;
• Projeto de criação de marca de moda;
• Projeto de comunicação de moda;
• Projetos de criação em moda;
• Ensaios fotográficos.

ORIENTAÇÃO COM OS MELHORES E MAIS EXPERIENTES PROFESSORES.

Certificação
ECA-USP

Certificado oficial de curso de Pós-Graduação MBA em Negócios e Estética da Moda (carga horária 400 horas) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

Corpo docente

Disciplinas

Artigos

MODA E SUAS RELAÇÕES

O negócio da moda

“Um setor complexo como a moda e, mais em geral, como todas as indústrias criativas, só pode ser abordado de modo multidisciplinar”
(CIETTA, 2017, p. 19)

“A moda é um setor cultural/criativo, mas que cria, desenvolve, produz e distribui um produto criativo híbrido”
(CIETTA, 2017, p. 89)

“O produto moda está cada vez mais des-materializado”
(CIETTA, 2017, p. 103)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda e consumo

“Iniciativa e independência do fabricante na elaboração das mercadorias, variação regular e rápida das formas, multiplicação dos modelos e séries
esses três grande princípios inaugurados pela Alta Costura não são mais apanágio do luxo do vestuário, são o próprio núcleo das indústrias de consumo”
(LIPOVETSKY, 2009, p. 184)

“Comprar e se relacionar com marcas pode ser um exercício de busca a si mesmo, de afinamento com o mundo, com o outro, com o social.
Tudo o que compramos (e usamos) diz algo sobre quem somos”
(CARVALHAL, 2015, p. 20)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda, cultura e sociedade

“O vestuário é um código conservador. A cultura pode, portanto, confiar a esta instância da cultura material mensagens que a linguagem poderia violar”
(MCCRACKEN, 2003, p. 96)

“Uma segunda capacidade do sistema de moda é que ele realmente inventa, de modo modesto, novos significados culturais”
(MCCRACKEN, 2003, p. 110)

“A moda introduz também uma descontinuidade na vivência da história, pois as novidades trazem consigo elementos do passado”
(ADVERSE, 2012, p. 38)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda, identidade e comportamento

“O observador da moda pode, então, ‘ler’ o comportamento futuro de um grupo no comportamento presente de outro”
(MCCRACKEN, 2003, p. 125)

“Quando consumimos moda, estamos consumindo identidade”
(CARVALHAL, 2015, p. 19)

“As roupas não são superficiais, elas são o que faz de nós o que pensamos ser”
(MILLER, 2013, p. 22-23)

MODA E SUAS RELAÇÕES

Moda e arte

“A moda é aesthesis, o que pode legitimamente alçá-la à condição de arte, pois aesthesis é afeto que habita o coração da arte”
(SANTAELLA, 2016, p. 10)

“A moda é arte na medida em que se apropria de estilos e formas que, nascidos na arte, são traduzidos em moda”
(SANTAELLA, 2016, p. 11)

“O sistema da moda tem uma natureza não só semiótica e comunicativa, revolucionária e sensual, como também artística e estética”
(GAGO, 2016, p. 23)

Dúvidas Frequentes:

Qual será o método de ensino?

Ensino a distância, carga horária de 400 horas. Sendo transmitido AO VIVO, 2x por semana, as aulas permanecerão gravadas em sua plataforma de estudos.

As aulas serão gravadas? Até quando eu posso acessar esse conteúdo?

Sim, todas as aulas serão disponibilizadas para consulta após o termino da aula do dia, ficando disponível até 2 meses após a finalização do curso total.

Qual é o público alvo?

Destina-se a profissionais egressos das áreas de moda, marketing, comunicação, administração, engenharia têxtil, jornalismo, publicidade, relações públicas,história, sociologia e áreas afins.

Quais são os critérios de avaliação de do curso?

Nota mínima 7,0 em cada disciplina/atividades; numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas e atividades; no Trabalho de Conclusão de Curso a nota mínima 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10, avaliada por banca, para aprovação final.

Como será elaborado a monografia de final do curso? A banca será apresentada presencialmente?

Será elaborado a partir do 13º mês de aula. Não, todo Trabalho de Conclusão do Curso será feito e entregue digitalmente.

Estou completando minha Graduação posso participar do MBA?

Não nessa turma, você poderá aguardar pela próxima.

Como realizo minha inscrição e até quando posso me inscrever?

Em breve anunciaremos o início do período de inscrições para 3ª edição!
Faça seu pré-cadastro preenchedo o formulário ao lado ou contate a nossa equipe de atendimento pelo
Whatsapp (11) 91488-4188

Qual é a documentação necessária?

Apresentar Currículo, cópias autenticadas do Diploma de Graduação e histórico escolar, cópias simples do RG, CPF e comprovante de endereço. Lembre-se não iremos aceitar Diploma e histórico sem autenticação em cartório.

Qual é o valor do curso?
  • Taxa de Inscrição: R$80,00 + 20x de R$498,00
O curso concederá bolsas para os alunos?

Vagas limitadas para bolsistas, consulte os critérios com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp (11) 91488-4188.

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sobre o curso MBA em Negócios e Estética da Moda.