CORPO DOCENTE

Coordenador De Curso: Prof. Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford – Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias.

Vice-coordenador De Curso: Prof. Luiz Alberto Beserra de Farias

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Profª Amanda Chevtchouk Jurno

Doutora e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Bacharel em Comunicação com ênfase em Jornalismo pela mesma universidade. No doutorado, analisou o processo de “plataformização” do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. No mestrado, analisou a formação de redes textuais no ?Feed de Notícias? (FN) do Facebook a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos. Atua como professora em cursos de especialização lato sensu – como na Faculdade Cásper Líbero e no Digicorp-USP – principalmente em disciplinas ligadas à pesquisa científica e ao pensamento crítico sobre as tecnologias. Trabalha com o grupo Wiki Movimento Brasil (WMB) que visa organizar a comunidade brasileira e a promoção e participação em projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. No WMB ocupa o cargo de Production Manager do WikidataCon 2021 – um evento focado na comunidade Wikidata. É pesquisadora membro do grupo R-EST ? estudos redes sociotécnicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFMG, que reúne pesquisadores interessados nas interfaces entre os estudos de mídia e de internet e os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS). Também é pesquisadora do Grupo de Artes e Inteligência Artificial (GAIA) vinculado ao C4AI / Inova USP, com pesquisadores de diferentes áreas que trabalham na construção de métodos democráticos, artísticos e experimentais no campo da programação, aprendizado de máquina e Inteligências Artificiais. Seus principais referenciais teóricos são vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. Os trabalhos acadêmicos da pesquisadora podem ser encontrados no Academia.edu: amandachevtchoukjurno.academia.edu. Além da produção acadêmica, possui experiência de trabalho no mercado jornalístico e comunicacional especialmente ligada à divulgação e ao jornalismo científico.

Profª Bianca Marder Dreyer

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela mesma Instituição. Professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero. Integra o COM+ (grupo de pesquisa em comunicação e mídias digitais). Ministra aulas em cursos de pós-graduação em comunicação. Tem mais de 10 anos de experiência profissional adquirida em empresas nacionais e multinacionais. É autora do livro ?Relações públicas na contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias? e de artigos publicados em anais de congressos, revistas científicas, capítulos de livros e e-books.

Profª Carolina Franzon Terra

Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Rel. Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente consultora de mídias sociais e professora para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e da pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital, da ECA/USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional e comunicação digital. É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”, ambos pela Difusão Editora em coedicação com a Editora Senac Rio.

Prof. Edson Rossi

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2014), graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1987), máster em Jornalismo pelo Instituto de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra/Espanha (2003). Professor desde 1997. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (desde 2008), nos cursos de Mídias Digitais, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, na Faculdade Cásper Líbero (desde 2019), na pós-graduação, no curso Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade, e da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP-DigiCorp), no curso de Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos. No jornalismo e produção de conteúdo, atua há mais de 35 anos, desde 1986, em diversas áreas: jornais, revistas e veículos digitais nos mais diversos segmentos. Atualmente, ́redator-chefe da revista semanal de Economia Isto É Dinheiro. Por 18 anos trabalhou no Grupo Abril. Participou de coberturas internacionais, como a Copa do Mundo da Fifa, em 1994, nos Estados Unidos. Por oito anos ocupou cargos de direção dos veículos Ação Games (games-adolescentes), Elle (fashion-feminino), Contigo (celebridades) e Vip (revista masculina), tendo lançando as revistas Fut (futebol internacional) e Riders (masculina). Foi diretor de conteúdo do portal digital Terra (2008-2010), onde comandou 140 jornalistas, e do veículo de mídia digital Elemidia (2011-2015), onde também foi diretor de marketing. Como consultor de conteúdo foi responsável por um hub de gerenciamento de comunicação interna, na Wide Digital, para mais de 50 empresas.

Prof. Ivan Paganotti

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2010), foi graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal), sob orientação da Profa. Dra. Helena Sousa, em 2014. Docente e pesquisador (com projeto financiado pela Fapesp) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil. Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Foi professor (2018-2020) e coordenador (2020) do Mestrado Profissional em Jornalismo da FIAM-FAAM, além de docente da graduação em Jornalismo (2018-2020) e coordenador dos cursos de comunicação na pós-graduação lato sensu da FIAM-FAAM (2020). Ex-repórter freelancer da Editora Abril, tem experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e em vídeo, com temática social e econômica. Sua pesquisa atual envolve: fake news, pós-verdade, censura, liberdade de expressão, de imprensa e direito à informação, regulação de meios de comunicação, classificação indicativa, redemocratização, análise de discurso crítica, identidade nacional, estereótipos, narrativa jornalística e produção de correspondentes internacionais.

Prof. Luis Mauro Sa Martino

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, aonde leciona na Graduação em Jornalismo e edita a Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compôs (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP), comunicação Midiática (Unesp) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor, entre outros, dos livros “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009), “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010) e “O habitus na Comunicação” (Paulus, 2003).

Profª Nara Luiza Costa de Almeida

Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2011), tem extensões em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (2012) e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro (2013). Foi editora da revista “Comunicação Empresarial” e das séries de livros “Prêmio Aberje: Reconhecimento que gera valor” e da série “Cadernos de Comunicação Estratégica”. Criou a série de eventos “Seminário Aberje de Gestão Cultural”, focada no investimento corporativo em cultura. Atualmente, é consultora independente nas áreas de comunicação, planejamento estratégico, captação de recursos, cultura e gestão de relacionamentos. É professora do Cultura e Mercado, nos módulos de Comunicação para o curso de Formação em Captação de Recursos. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação social, comunicação empresarial, relações públicas, investimento corporativo em cultura, novas narrativas, comunicação e liderança, publicações, relações internacionais e planejamento de comunicação.

Profª Sushila Vieira Claro

Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado.

Profª Andreia Meneguete

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2600577555486644

É bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); em Branding (Business School São Paulo); e em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação e branding, é professora na área de comunicação de moda na FAAP, IED-SP e ESPM-SP.

Prof. Vinícius Alves Sarralheiro

Mestrando em Ciências da Comunicação (PPGCOM ECA-USP), na linha de pesquisa Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda também pela ECA-USP (2015), com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (2013), em Portugal. Possui mais de 6 anos de experiência profissional na área de Pesquisa de Mercado, tendo atuado em institutos e empresas, com muita experiência profissional em coleta de dados e desenho de questionário, além de metodologias qualitativas. As pesquisas atuais têm foco nos estudos de gênero e sexualidade, buscando traçar as possíveis relações com a publicidade, o consumo e o mercado através das ciências cognitivas, bem como na interseção com a saúde pública, com ênfase em estudos de prevenção e de conhecimento sobre HIV e outras ISTs. Atualmente é membro do Lab4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas na ECA-USP.

Profª Viviane Bezerra Menezes Penhalbel

Mestra em Ciências – Administração pela FEA-USP, Bacharel em Engenharia Civil pela POLI-UPE e Bacharel em Administração Hoteleira pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Decide a FEA-USP nas áreas de decisão, empreendedorismo e intuição. Certificada como Business Process Professional, CBPP®. Profissional com mais de 18 anos de experiência atuando como executiva de grandes empresas, consultora de negócios e professora pós-graduação e graduação. Fundadora e diretora da consultoria Transformar Gestão Empresarial. Áreas de atuação: Supply Chain, Planejamento Estratégico, Decisão, Gerenciamento de Projetos e Processos, Inovação, Design Thinking, Compras Estratégicas e Construção Civil. Experiência internacional na América do Norte, América Latina e Europa em mais de 10 países gerenciando equipes multiculturais, desenvolvidas principalmente na Unilever global, com fluência em três idiomas. Professora pós-graduação/graduação da FECAP, ESPM e Digicorp ECA-USP, com atuação na Escola de Negócios Saint Paul e Senac-SP nas disciplinas de Teoria da Decisão e Compras Estratégicas, Comunicação e Negócios, Decisões Empresariais, Design Thinking e Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desempenho da Cadeia Logística.

Prof. Wallace Chermont Baldo

Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e tem experiência em Comunicação Organizacional e Jornalismo nas áreas de tecnologia, telecomunicações, internet e mídias sociais. De 2013 a 2019, atuou como docente em cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), como “Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais”, “Jornalismo Esportivo e Multimídias”, “Mídias e Redes Sociais” e “Comunicação Corporativa”. Em 2018, atuou como professor de pós-graduação lato sensu na UMESP no curso “Comunicação Empresarial”. Foi bolsista do CNPq no Mestrado da UMESP e integrante do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.