CORPO DOCENTE
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8712052461153621
É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e professor da pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH – USP,, onde exerce atividades docentes e de pesquisa nas temáticas do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP , Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford – Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias. Entre os anos 2019 e 2022 foi coordenador do Diversitas – Núcleo de Pesquisa em Diversidade, Intolerância e Conflitos – USP.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179
Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2018). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação (1995) e Graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero. Graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).Atuou como diretor acadêmico de dezembo de 2013 a junho de 2016, da Escola de Comunicação e a Escola de Educação, e de julho de 2016 a dezembro de 2017, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atuou como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação.É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2012 a 2013, e em 2015, e atuacomo professor permanente na Linha 3 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2011 a 2013; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul.É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (2018-19).Foi agraciado com a primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, no ano de 2014.Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Qualis A4) e editor da Revista Interfaces da Comunicação, vinculada ao CRP-ECA-USP e ao Grupo de Pesquisa em Novas Narrativas; criou e editou o Jornal Intercom (2008 a 2011); atuou como diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), como diretor administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp); foi vice-presidente de planejamento e, por duas gestões, presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP); também atuou como conselheiro-suplente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas 2a. Região (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional de 2012 a 2013.Autor de “Opiniões voláteis – opinião pública e construção de sentido” (Ed. Metodista, 2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas – produção, consumo e perspectivas (Summus, 2004); co-autor de “Comunicación estratégica en las organizaciones” (México-DF: Trillas, 2006), e diversas outras obras como livros e artigos. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3642-4780.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0750423699883286
Mestra em Ciências – Administração pela FEA-USP, Bacharel em Engenharia Civil pela POLI-UPE e Bacharel em Administração Hoteleira pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Decide a FEA-USP nas áreas de decisão, empreendedorismo e sustentabilidade. Certificada como Business Process Professional, CBPP. Profissional com mais de 20 anos de experiência atuando como executiva de grandes empresas, consultora de negócios e professora de pós-graduação e graduação. Fundadora e diretora da consultoria Transformar Gestão Empresarial atuando nas áreas: Supply Chain, Planejamento Estratégico, Decisão, Gerenciamento de Projetos e Processos, Inovação, Design Thinking e Compras Estratégicas. Experiência internacional na América do Norte, América Latina e Europa em mais de 10 países gerenciando equipes multiculturais, desenvolvidas principalmente na Unilever global, com fluência em três idiomas. Professora pós-graduação/graduação da FECAP e ESPM, com atuação na Escola de Negócios Saint Paul, Digicorp ECA-USP e Senac-SP nas disciplinas de Teoria da Decisão, Compras Estratégicas, Comunicação e Negócios, Decisões Empresariais, Decisões Complexas, Design Thinking, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desempenho da Cadeia Logística.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136
Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2025). Professora da PUC SP (desde 1995). Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Professora convidada na Universidad Catolica do Chile e na Universidad Catolica do Peru, Presidente da ABP2 (2016/2024). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2024). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Coordenadora do GT Consumos e Processos de Comunicação da Compós (2023-2024).Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Conselheira de Matrizes (desde 2021). Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de A Fixação da Crença: Charles S. Peirce (2023), Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de O Presente e o presentear (2024), Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 150 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4524013741486821
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Universitè Sthendal de Grenoble, França (1992-1993).Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo de 2013/2015. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem obras publicadas de sua Autoria e/ou Organizadas. Tem experiências no ensino de pós-graduação e na pesquisa nas áreas de Teorias Socioculturais Audiovisuais, com ênfase em Práticas Culturais Audiovisuais, Mídias Sociais e Política, Recepção Midiática e Espaço Público.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2585183666677264
É Doutora e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Bacharel em Comunicação com ênfase em Jornalismo pela mesma universidade. No doutorado, analisou o processo de “plataformização” do jornalismo pelo Facebook, com foco nas disputas e controvérsias em torno das parcerias comerciais, tecnológicas e editoriais estabelecidas entre a plataforma e instituições jornalísticas. No mestrado, analisou a formação de redes textuais no ?Feed de Notícias? (FN) do Facebook a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos. Atua como professora em cursos de especialização lato sensu – como na Faculdade Cásper Líbero e no Digicorp-USP – principalmente em disciplinas ligadas à pesquisa científica e ao pensamento crítico sobre as tecnologias. Trabalha como Gerente de Educação no grupo Wiki Movimento Brasil (WMB) que visa organizar a comunidade brasileira e a promoção e participação em projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. É pesquisadora membro do grupo R-EST ? estudos redes sociotécnicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFMG, que reúne pesquisadores interessados nas interfaces entre os estudos de mídia e de internet e os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS). Também é pesquisadora do Grupo de Artes e Inteligência Artificial (GAIA) vinculado ao C4AI / Inova USP, com pesquisadores de diferentes áreas que trabalham na construção de métodos democráticos, artísticos e experimentais no campo da programação, aprendizado de máquina e Inteligências Artificiais. Seus principais referenciais teóricos são vinculados aos Science and Technology Studies, mais especificamente aos Estudos de Plataforma, aos Estudos Críticos de Algoritmos e à Teoria Ator-Rede. Os trabalhos acadêmicos da pesquisadora podem ser encontrados no Academia.edu: amandachevtchoukjurno.academia.edu. Além da produção acadêmica, possui experiência de trabalho no mercado jornalístico e comunicacional especialmente ligada à divulgação e ao jornalismo científico
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8470738167262009
É graduada em Relações Públicas, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É diretora/fundadora da Relatio, empresa que atua com Gestão Integrada de Negócios e Relações Públicas para o setor público; é pesquisadora, professora de pós-graduação e palestrante; faz parte do grupo de pesquisa Com+ (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Mídias Digitais da ECA/USP); tem vasta experiência na realização de projetos de comunicação com diferentes públicos e coordenou trabalhos de escopo social bastante premiados. É autora de diversos artigos e de dois livros: Relações Públicas na Contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias (Summus, 2017) e Teoria e Prática de Relações Públicas: uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos (Summus, 2021). É também organizadora do livro Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais (Summus, 2021).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4409094765322922
Pós-doutora (2018-2020), Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP e nos cursos de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e Gestão da Comunicação Digital (DIGICORP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. É coordenadora de conteúdo do portal Observatório da Comunicação de Crise (https://www.ufsm.br/projetos/institucional/observatorio-crise). É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros “Insights para a Comunicação Organizacional”, “Byung-Chul Han e a Hipercomunicação”, “Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais”, “Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital”, “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”, todos pela Difusão Editora. Também é autora de diversos capítulos de livros e ebooks sobre Comunicação Digital, Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3350032973604865
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2014), graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1987), máster em Jornalismo pelo Instituto de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra/Espanha (2003). Professor desde 1997. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (desde 2008), nos cursos de Mídias Digitais, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, na Faculdade Cásper Líbero (desde 2019), na pós-graduação, no curso Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade, e da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP-DigiCorp), no curso de Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos. No jornalismo e produção de conteúdo, atua há mais de 35 anos, desde 1986, em diversas áreas: jornais, revistas e veículos digitais nos mais diversos segmentos. Atualmente, redator-chefe da revista semanal de Economia Isto É Dinheiro. Por 18 anos trabalhou no Grupo Abril. Participou de coberturas internacionais, como a Copa do Mundo da Fifa, em 1994, nos Estados Unidos. Por oito anos ocupou cargos de direção dos veículos Ação Games (games-adolescentes), Elle (fashion-feminino), Contigo (celebridades) e Vip (revista masculina), tendo lançando as revistas Fut (futebol internacional) e Riders (masculina). Foi diretor de conteúdo do portal digital Terra (2008-2010), onde comandou 140 jornalistas, e do veículo de mídia digital Elemidia (2011-2015), onde também foi diretor de marketing. Como consultor de conteúdo foi responsável por um hub de gerenciamento de comunicação interna, na Wide Digital, para mais de 50 empresas.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0606526643964427
Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ-2), docente e pesquisador (com projeto financiado pela Fapesp) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na graduação em Jornalismo e editor executivo da revista Comunicação Sociedade (Umesp). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2010), foi graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007), realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal), sob orientação da Profa. Dra. Helena Sousa, em 2014, desde 2023 realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD/PUC-SP) sob supervisão da Profa. Dra. Pollyana Ferrari. Professor do curso de Jornalismo e Atualidades no Colégio Stockler. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane!, curso com apoio do Facebook e incubado na ONG Repórter Brasil. Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Foi professor (2018-2020) e coordenador (2020) do Mestrado Profissional em Jornalismo da FIAM-FAAM, além de docente da graduação em Jornalismo (2018-2020) e coordenador dos cursos de comunicação na pós-graduação lato sensu da FIAM-FAAM (2020). Ex-repórter freelancer da Editora Abril e colaborador do portal UOL, escreve na coluna “Democracia em Transe” do portal Jota. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e em vídeo, com temática social e econômica. Sua pesquisa atual envolve: fake news, pós-verdade, censura, liberdade de expressão, de imprensa e direito à informação, regulação de meios de comunicação, classificação indicativa, redemocratização, análise de discurso crítica, identidade nacional, estereótipos, narrativa jornalística e produção de correspondentes internacionais.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0251927939615742
Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor da Faculdade Cásper Líbero. É professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, e também da Casa do Saber e cursos de pós-graduação Latu Sensu na PUC-RS e SEPAC. Foi coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016; 2022-2023), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. No PPG onde atuou, foi editor das revistas Líbero (2012-2-15; 2018-2022) e Communicare (2022-2023). Autor, entre outros, dos livros “Sem tempo para nada” (Vozes, 2022), “Política, Cultura Pop e Entretenimento” (Sulina, 2022), “10 Lições sobre Goffman” (Vozes, 2021), “Ética, Mídia e Comunicação” (Summus, 2018), “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Vozes, 2018), “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2016), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009) e “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4507365257562609
Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2011), tem extensões em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (2012) e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro (2013). Foi editora da revista “Comunicação Empresarial” e das séries de livros “Prêmio Aberje: Reconhecimento que gera valor” e da série “Cadernos de Comunicação Estratégica”. Criou a série de eventos “Seminário Aberje de Gestão Cultural”, focada no investimento corporativo em cultura. Atualmente, é consultora independente nas áreas de comunicação, planejamento estratégico, captação de recursos, cultura e gestão de relacionamentos. É professora do Cultura e Mercado, nos módulos de Comunicação para o curso de Formação em Captação de Recursos. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação social, comunicação empresarial, relações públicas, investimento corporativo em cultura, novas narrativas, comunicação e liderança, publicações, relações internacionais e planejamento de comunicação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399
Doutora em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Especialista em Gestão Escolar pela ESALQ/USP. Especialista em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade à distância pela UNIVESP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIT/SP. Licenciada em Pedagogia pelo IMES/MG.Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, linguagens, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado pela Prof Dr Idmea Semeghini-Siqueira (FEUSP).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399
Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação – PPGCOM USP (financiamento CAPES), na linha de pesquisa “Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos”. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2015), com bolsa de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (2013), em Portugal. Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área de Pesquisa de Mercado, tendo atuado em institutos de pesquisa e empresas, com experiência profissional em coleta de dados e desenho de questionários quantitativos, além de metodologias qualitativas. As pesquisas atuais têm foco na comunicação de riscos, principalmente em saúde pública, e nos estudos de gênero e sexualidade, buscando traçar as possíveis relações com a publicidade, o consumo e o mercado, sobretudo através das ciências cognitivas. Atualmente é pesquisador e coordenador do Lab 4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas na ECA-USP (USP / CNPq).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0750423699883286
Mestra em Ciências – Administração pela FEA-USP, Bacharel em Engenharia Civil pela POLI-UPE e Bacharel em Administração Hoteleira pela UFPE. Pesquisadora do Núcleo Decide a FEA-USP nas áreas de decisão, empreendedorismo e sustentabilidade. Certificada como Business Process Professional, CBPP. Profissional com mais de 20 anos de experiência atuando como executiva de grandes empresas, consultora de negócios e professora de pós-graduação e graduação. Fundadora e diretora da consultoria Transformar Gestão Empresarial atuando nas áreas: Supply Chain, Planejamento Estratégico, Decisão, Gerenciamento de Projetos e Processos, Inovação, Design Thinking e Compras Estratégicas. Experiência internacional na América do Norte, América Latina e Europa em mais de 10 países gerenciando equipes multiculturais, desenvolvidas principalmente na Unilever global, com fluência em três idiomas. Professora pós-graduação/graduação da FECAP e ESPM, com atuação na Escola de Negócios Saint Paul, Digicorp ECA-USP e Senac-SP nas disciplinas de Teoria da Decisão, Compras Estratégicas, Comunicação e Negócios, Decisões Empresariais, Decisões Complexas, Design Thinking, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desempenho da Cadeia Logística.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0360626269394361
Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e tem experiência em Comunicação Organizacional e Jornalismo, em especial na área de tecnologia da informação, tendo trabalhado em publicações especializadas, agências e empresas. De 2013 a 2019, atuou como docente em cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), como “Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais”, “Mídias e Redes Sociais” e “Comunicação Corporativa”. Em 2018, atuou como professor de pós-graduação lato sensu na UMESP no curso “Comunicação Empresarial”. Em 2022, foi professor da disciplina “Estratégia e Planejamento na Era das Mídias Sociais” no MBA EAD Digicorp da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi bolsista do CNPq no Mestrado da UMESP e integrante do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica.