CORPO DOCENTE
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179
Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054550921382704
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP e Comunicação Organizacional da Faculdade Cásper Líbero. Foi Diretora Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas gestão 2014-2016 e Membro do Conselho Fiscal da entidade nas gestões 2016-2020/ 2018-2020. É Editora Adjunta e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Organicom, pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1181311359448285
É Doutor em Relações Públicas pela ECA-USP (orientado pela Professora Dra. Margarida Kunsch). É Mestre em Jornalismo pela ECA-USP (orientado pelo Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro). É Graduado em Jornalismo pela ECA-USP. É atualmente Professor dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Faculdade das Américas (FAM). Foi (por 20 anos) Professor e Coordenador-Adjunto dos Cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi. Foi (por 7 anos) Coordenador dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi. Foi Professor-Assistente da Profa. Dra. Margarida Kunsch na USP. Foi Professor na Pós-Graduação na Universidade Metodista de São Paulo. Foi Professor do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Foi Professor do curso de Relações Públicas da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom). Em 20 anos como professor em 6 universidades, já deu aulas e produziu conteúdos para mais de 30 disciplinas dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas. Resumo da experiência no mercado como Jornalista e como Relações Públicas: Já produziu planos e ações de comunicação para mais de 10 grandes empresas de diferentes segmentos. É atualmente (há 10 anos) Assessor de Comunicação do Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), rede de institutos em 25 países e 5 continentes (www.leanglobal.org), atuando com relacionamento com a mídia, assessoria de imprensa e gestão e produção de conteúdo para mídias sociais. Já atuou como jornalista em diversas mídias: foi Repórter do jornal Folha de S. Paulo, foi Repórter, Editor-Assistente e Editor-Executivo de diversas revistas segmentadas (Revista Marketing Cultural, Revista Áudio News, revista Globo Ciência, revista Cover, Revista Síntese, Revista O Pinhão…). É especialista em produção de reportagem, em orientação/produção de TCCs de Jornalismo e de Relações Públicas e em planos e ações de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (envolvendo relacionamento com mídia, assessoria de imprensa e gestão e produção de conteúdo para mídias sociais).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4228334726626384
Possui graduação (1998) e mestrado (2002) em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano; mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Master em Gestão e Valorização de Centros Históricos pela Università La Sapienza di Roma (2008). É Coordenadora do Curso de Turismo (2020-2023) e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (PPGMus) . Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ciências Sociais, atuando principalmente no tema: turismo, cidade, patrimônio e museus.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8452179447618910
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136
Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7578128153022337
Doutora em Ciências da Comunicação (2020), mestre em Ciências da Comunicação (2013) e especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2002). Atua como professora no curso de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ministra disciplinas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas GESTCORP – ECA/USP; Comunicação Pública Governamental – ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva INSPER/SP Compliance e Gestão de Compliance e no curso de Extensão em Compliance na PUC-Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – CECORP ECA/USP. Conselheira Fiscal na Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM (2022-2024). Vice-Coordenadora do GT1 – Comunicação, Ética e Alteridades em Processos Relacionais de Subjetivação e Conflitos no Ambiente Organizacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7176525199540287
Possui estágios Pós-Doutorais em Comunicação Não-Violenta e Novas Narrativas pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP); em Democracia e Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra, Portugal; em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela ECA/USP e em Direitos Humanos e Trabalho pelo Centro de Estudios Avanzados de Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doutora em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora no Curso de Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Pós Graduação Lato Sensu da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP).Tem experiência na área de Jornalismo, especificamente, atuando na produção de projetos editoriais e projetos sociais voltados à criança e adolescente. Na área do Direito atua,principalmente, nos seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente, Sociologia Jurídica e Comunicação Jurídica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “CriaDirMack: o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes” da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Políticas Públicas da Faculdade de Direito da UPM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas da ECA/USP. Membro do IBDCRIA e IBEROJUR. Conselheira da ESA/OAB-SP. Conselheira do Conselho Consultivo Aberje.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3101813104022040
Psicóloga, Mestre em Administração-linha de Pesquisa: Pessoas e Organizações – tema de pesquisa Resiliência na Gestão de Pessoas, especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e RH e Formação em Coaching pela ICI e em Neurocoaching. É aluna especial em disciplinas do doutorado no Instituto de Psicologia da USP – Universidade de São Paulo. Atua como Mentora, Coach e Professora em cursos de Especialização: MBA, Pós MBA e Pós Graduação em disciplinas da área de Liderança, Gestão Estratégica de Pessoas, Equipes de Alta Performance, Comportamento Organizacional, Carreira, Sucessão, Coaching Mentoring e Desenvolvimento de Pessoas. Atua também como Vice-Presidente do Conselho Deliberativo na ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), onde esteve como Diretora de Conhecimento e Aprendizagem nas últimas gestões (de 2013 à 2021). Possui ampla experiência na área de Recursos Humanos, com mais de 30 anos de atuação, dos quais 20 em posição de Liderança em empresas como Grupo Pão de Açúcar, VDO-Siemens, Accenture, Ticket e Rede Laureate University, ocupando posição de Diretora Executiva de Recursos Humanos nas duas últimas.Carreira desenvolvida atuando com: Atração e Retenção de Pessoas, Educação Corporativa, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Liderança, Carreira e Sucessão, Coach e formação de adultos. Sua última experiência corporativa foi como Gerente Geral de Ensino no A.C.Camargo Câncer Center de 2017 a 2021. Participação como co-autora nos livros: Resiliência-Desenvolvendo e ampliando o tema no Brasil editora Sobrare, 2015; Carreira Feminina Transformando desafios em realizações, editora Todas as Musas, 2020 e Mentores e suas histórias inspiradoras editora Leader, 2020.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5111884212495829
Relações-públicas, especialista em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente presta serviços de consultoria e também atua como professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, do MBA em Gestão de Eventos da ECA/USP e da graduação em Eventos da Faculdade Roberto Miranda. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições como FAAP, Centro Universitário Belas Artes, Anhembi Morumbi, FIAM, FMU e Unicsul.Atuou como assessora de comunicação da ABRADIF, foi sócia-proprietária da Scopus Comunicação e Eventos e da Mistura Fina Comunicação Organizacional. Com mais de 30 anos experiência no mercado implementando estratégias de comunicação, realizou eventos corporativos e acadêmicos de diversas tipologias: feiras, convenções, seminários, congressos, premiações, entre outras.Membro do Júri de premiações concedidas pela Aberje, Fundacom, Abrapcorp e Prêmio Jatobá PR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade e co-autora em diversas publicações, entre elas o livro Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos, organizado pelo Prof. Luiz Alberto de Farias e editado pela Summus.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1547793498258666
Professor de comunicação, com ênfase em processos criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.Fabio B. Josgrilberg é professor de comunicação, com ênfase em processos criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.Fabio B. Josgrilberg é professor de comunicação, com ênfase em processo criativos, frameworks ágeis, processos de inovação, gestão de stakeholders e reputação na Fundação Getúlio Vargas-EAESP. É sócio da consultoria GKS (gks.com.br), especializada em projetos socioambientais corporativos e de desenvolvimento socioeconômico. Atua e atuou em projetos com empresas de grande porte como Vale, Nexa, BRK, União Química, Braskem, Grupo Rovema, Maroni Transportes, além de oferecer treinamento em diversas empresas como BRF, Aché, Grupo Fleury, Adecoagro, Telefônica, FEMSA Coca-Cola, Bungue, Johnson Johnson, dentre outras. É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Concordia (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pelo @MediaLSE da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi pró-reitor de pós-graduação e pesquisa e reitor interino da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do conselho científico do 100 Open Startups.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8824473238840973
Jornalista e doutor em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Exerceu as funções de repórter e âncora da Rádio CBN e atualmente é editor e âncora da TV Globo – EPTV, afiliada da Rede Globo no interior paulista. No âmbito acadêmico, é professor de graduação em jornalismo e de pós-graduação em comunicação organizacional e eventos. Foi Sócio-Diretor da empresa Meritus Comunicação, desenvolvendo planos e ações de comunicação corporativa para empresas de diversos segmentos. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de materiais institucionais, jornalismo radiofônico e televisivo. Atua principalmente em disciplinas como Comunicação Organizacional (Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna), Teorias do Jornalismo, Jornalismo Radiofônico, Telejornalismo, Marketing e Jornalismo Esportivo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8019830420328828
Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da USP . Graduação em Educação Física pela USP . Atualmente professora da graduação – Comunicação ESPM (Projetos Esportivos) e da Universidade Anhembi Morumbi e SENAC Pós graduação em Eventos. Única professora da América do SUL do programa CEM – Certified Exhibition Management da IAEE (International Association Exhibition and Events) . Coordenou a Especialização em Planejamento em Eventos e de MBA em Gestão e MKT de entidades esportivas, com chacela Real MAdrid também na Universidade Anhembi Morumbi durante 10 anos. Conteudista. Membro do GEPECOM – USP . Tem experiência na área de Educação Física (mulher/esporte/comportamento) e em mega eventos como Jogos Sul Americanos, Copa, Jogos Olimpícos. Trabalhou com eventos nacionais e internacionais em diversas agências e foi proprietária da Conceito Lazer-soluções integradas em eventos (planejamento, produção e consultoria em eventos) Tem atuado como professora e palestrante em cursos para SEBRAE, SENAC, congressos. Consultora em Eventos. Grand Prix e Personalidade do Ano em Eventos – Prêmio Caio (juri popular e do trade).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8315242219969418
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano da Faculdade Cásper Líbero (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing; Comunicação Organizacional; Gestão de Eventos; Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Sócio-diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9539120734536399
Doutora em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação/USP. Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UCDB/MT. Especialista em Gestão Escolar pela ESALQ/USP. Especialista em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade à distância pela UNIVESP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIT/SP. Licenciada em Pedagogia pelo IMES/MG.Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gêneros textuais, linguagens, mídias sociais, hipermídias. Estuda desenvolvimento cognitivo, letramento emergente, tecno-pedagogia e análise de discurso. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação, coordenado pela Prof Dr Idmea Semeghini-Siqueira (FEUSP).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9654268944490211
Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero. É professora no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas/Unidades Curriculares de Gestão da Comunicação Mercadológica, Midia Lab Consumo e Pesquisa de Mercado e Comunicação. Na PUC-SP é vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda desde 2019 e atuou como coordenadora da Agência PUC-SP de Comunicação (2015-2016).É professora na Faculdade Cásper Líbero, ministrando as disciplinas Estratégias de Comunicação Pública e Política e Gestão de Comunicação Interna, no curso de Relações Públicas. É docente no curso de Pós-Graduação em Comunicação Pública da ECA/USP, ministrando a disciplina Pesquisa de Opinião Pública. Atuou como Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp (Gestão 2016-2018), coordenou o Prêmio Jovem Pesquisador (2018 a 2020) e atualmente é Coordenadora do Espaço Graduação, também pela Abrapcorp. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa e organização de eventos. Foi professora e atuou como coordenadora (2012-2015) dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.