CORPO DOCENTE

Coordenadora: Prof.ª Maria Clotilde Perez Rodrigues

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136

Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

Vice-Coordenador: Prof.º Eneus Trindade Barreto Filho

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1421349592402127

Professor Titular em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa – 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Vice-Coordenador do PPGCOM (2019 -2021) . Foi Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até 2022). Vice Chefe do mesmo departamento entre outubro de 2022 e fevereiro 2023. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Coordenador da DTI8 Consumo e Recepção na comunicação da Rede Internacional IBERCOM/Assibercom. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2024.

Monitora: Prof.ª Carolina Ferraz da Silva

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1714182464562751

Possui graduação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2013) e especialização em Semiótica Psicanalítica pela PUC (2018). Tem experiência na área de Comunicação, Comportamento, Consumo e Organização. Áreas de interesse: comunicação, consumo, semiótica, casa, organização, psicanálise, saúde mental, fenômenos contemporâneos.

Prof.º Bruno Pompeu Marques Filho

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3195285015791053

Bruno Pompeu é publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor da Universidade de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros “De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade?” (2021), “Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade” (2018) e coautor do “Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária” (2012). Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.).

Prof.º Christian Ingo Lenz Dunker

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9092763119565269

Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica (2006) após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. Tem experiência na área clínica com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e epistemologia da prática clínica, teoria da constituição do sujeito, metapsicologia, filosofia da psicanálise e ciências da linguagem. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr,. o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP cujo produto de pesquisa foi publicado em “Patologias do Social” (Autêntica, 2017) e “Neoliberalismo como Gestão de Sofrimento (Autêntico, 2020). Recebeu dois prêmios Jabuti em Psicologia e Psicanálise, por “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (Annablume, 2011) e “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo, 2015). Publicou ainda”O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002),”A Psicose na Criança” (Zagodoni, 2014), “Por quê Lacan? (Zagodoni, 2016), “Reinvenção da Intimidade” (Ubu, 2017), “O Palhaço e o Psicanalista” (Planeta, 2018), “Uma Biografia da Depressão” (Paidós, 2021), “Lacan e a Democracia” (Boitempo, 2022), “Lutos Finitos e Infinitos” (Paidós, 20023). Atua em divulgação científica pelo Canal Youtube – Falando Nisso (4 milhões de visualizações/ano).

Prof.º Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Prof.º Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8712052461153621

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford – Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias.

Prof.º Clayton Policarpo Barbosa Vicente

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8801492560768204

Doutorando e mestre (2015) em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (com bolsa Capes), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e especialista em Estéticas Tecnológicas (2013) pela mesma instituição. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolve trabalhos como artista multimídia, diretor de arte e designer na concepção e execução de peças gráficas e sistemas hipermidiaticos. Atuou professor temporário na graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), 2019-2021, tendo sido contratado a partir do processo seletivo disposto no Edital 15/2018/ECA. É professor convidado da especialização em Cultura Material Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas, na ECA-USP, e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera. É membro do grupo de pesquisa TransObjetO (TIDD – PUC-SP) e integra o coletivo de artistas-pesquisadores COM.6. É diretor do Centro de Referência em Educação Mario Covas, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). As principais áreas de interesse são design gráfico, memória, comunicação digital, semiótica, estéticas tecnológicas, arquitetura digital, inteligência artificial.

Prof.ª Fani Hisgail

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3933815330085470

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Marcos (1982) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é psicanalista – Consultório de Clínica Psicanalítica, professora pelo COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso Especialização “Cultura Material & Consumo – Perspectivas Semiopsicanalíticas, do Depto. Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP.Pesquisadora nos seguintes temas: semiótica e psicanálise, mídia, cultura e psicopatologia da vida cotidiana.

João Angelo Fantini

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9563953586709966

Pós-doutor pela University of London (Birkbeck College) e Doutor pela PUC de São Paulo, Psicólogo e Psicanalista, Professor na USP (Pós-graduação) e PUC-SP (Pós-graduação), onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Orienta pesquisas vinculadas a projetos financiados (FAPESP/CNPQ), sobre as aplicações psicológicas, sociais e culturais da teoria psicanalítica e sobre a influencia das mídias tradicionais e das novas mídias nos processos sociais e na clínica atual. Nos últimos tempos sua pesquisa tem por objeto a avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação, especialmente sobre a implementação das ações afirmativas nas universidades. Líder de grupo de pesquisa e orientador em cursos de graduação e e pós-graduação na Psicologia da UFscar e na PUC-SP. Autor e co-autor de: As Escritas do Ódio (Escuta, 2018), Raízes da Intolerância (Edufscar, 2014)(Finalista do Prêmio Jabuti de 2015); Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura (Iluminuras,2016),Imagens do Pai no Cinema: Clínica da Cultura (EDUFCAR, 2009) entre outros; além de artigos em jornais e revistas acadêmicas. Editor da Revista Leitura Flutuante da PUC-SP.

Luis Esteban Dominguez

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1324892703503957

Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) . Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na ?Área de História , com ênfase em História da América.

Massimo Canevacci

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3473330920781257

Possui doutorado em lettere e filosofia – Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973). Foi professor visitante na UFSC (2010-2011) e na UERJ (2012). Pesquisa etnografia, comunicação visaual, arte, cultura digital. A partir da março 2013 è professor visitante na IEA-USP

Prof.º Oscar Angel Cesarotto

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9678319169756511

Possui graduação em Psicologia – Facultad de Filosofia & Letras de La Universidad de Buenos Aires (1977), e doutorado em Comunicação & Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente, exerce a prática clínica, é professor da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação & Semiótica, e coordenador do curso de especialização Semiótica Psicanalítica – Clínica da cultura (COGEAE).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica & Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Lacan, Freud, sexualidade & linguagem.

Prof.º Paul Kardous

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3837295705075553

Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia

Prof.º Silvio Koiti Sato

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4644536534898425

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015) com bolsa Capes, e doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal (2013) com bolsa Capes. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP – FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e EAESP – FGV-SP (1999), com intercâmbio internacional no MBA da HEC França (1998). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1990). Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA USP (2022), com a pesquisa Marca, Publicidade e Consumo: Gestão e comunicação da marca no contexto brasileiro. Professor nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP (desde 2015) em disciplinas como Branding, Comportamento e tendências de consumo e Projetos experimentais (TCC), além de atuar também como professor mentor na Ícone ESPM, consultoria experimental de Branding. Anteriormente, foi professor do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ECA-USP (2017-2019), nas disciplinas Promoção de Vendas e Projeto Experimental. Foi professor também dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Administração da FAAP-SP (2011-2022) nas disciplinas de Brand Entertainment, Planejamento estratégico e Projetos experimentais (TCC). Na mesma instituição, foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda (2017-2019). Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP desde 2014: atualmente no curso de Cultura Material e Consumo – CMC e MBA de Moda e anteriormente nos cursos de Gestão Integrada de Comunicação Digital (Digicorp), Estética de Moda e Pesquisa de Mercado em Comunicações, da mesma instituição. Lecionou também em cursos de especialização de instituições como FIA-SP, IED-SP, BSP-SP, Miami Ad School-SP e FAAP-SP desde 2010, e no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Unisa (2005-2007). É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP (desde 2008) e do GEEMA (Grupo de Estudos para o Ensino de Marketing) da ESPM (desde 2022). Autor dos livros A marca ecológica: comunicação promocional e gestão (2024) em coautoria com Clotilde Perez e Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital (2017). Autor de artigos em periódicos e capítulos de livro nas áreas de Branding, Propaganda, Promoção, Semiótica e Consumo. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.