
Transforme dados em decisões
CORPO DOCENTE
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8452179447618910
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6449348266899431
Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM ECA/USP). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media and Users (smartmediausers.org). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Visualização de Dados, Métodos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5166417876832527
Doutor em Information Management na área de Information and Decision Management pela Universidade Nova Lisboa – IMS (Portugal) e em Ciências pela ECA USP (2019). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (2005). Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas (1990). Mais de 33 anos de experiência como professor universitário. Atualmente é professor de MBA em Gestão Estratégica, Gestão de Marketing na Fundação Getúlio Vargas – FGV, ECA-USP e Pecege-USP. Mais de 44 anos de experiência em empresas privadas. Atuou entre 1994 a 2011 como Responsável de Marketing da Bunge Brasil S/A.Atualmente é Sócio do AGROIPES – Instituto de Pesquisa e Estudos Setoriais e proprietário da consultoria CHJ Negócio e Estratégia. Possui experiência na área de Pesquisa Econômica e Empresarial desde 2.003 ao atuar, principalmente, nos seguintes temas: Brand Equity, Net Promoter Score, Conjoint Analysis, Trade off, Value Map, Pesquisas Qualitativas em Profundidade e Segmentação Psicográfica de Consumidores, equações estruturas com Smart PLS. Responsável pelo Índice de Confiança do Agronegócio (www.icagro.com.br). Possui Certificação em Spin Selling, em Strategic Selling with Perspective e Conceptual Selling with Perspective, programas da Korn Ferry.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4409094765322922
Pós-doutora (2018-2020), Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004). Atualmente é professora na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP e nos cursos de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e Gestão da Comunicação Digital (DIGICORP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. É coordenadora de conteúdo do portal Observatório da Comunicação de Crise (https://www.ufsm.br/projetos/institucional/observatorio-crise). É editora do blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros “Insights para a Comunicação Organizacional”, “Byung-Chul Han e a Hipercomunicação”, “Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais”, “Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital”, “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”, todos pela Difusão Editora. Também é autora de diversos capítulos de livros e ebooks sobre Comunicação Digital, Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais. É líder do grupo de pesquisa InfluCom (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3823170183914648) e pesquisadora sênior do grupo de pesquisa Com+ (http://commais.org), registrado no CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1976722264426105)
Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/2302148371144110
CEO de multinacional alemã. Diretor e cofundador do GADEC Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Empresarial com Competitividade direcionado a pequenas e médias empresas. Foi diretor de uma multinacional de auditoria e consultoria. Membro do conselho de empresas no Brasil e exterior. Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em ciências contábeis, Pós-graduação em tecnologias de ensino a distância. Graduado em Ciências Contábeis, Professor das disciplinas financeiras e contábeis dos programas de pós-graduação e MBA. Artigos publicados no Brasil e exterior. Associado ao IBEF/SP ? Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e CRC/SP ? Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1433211999026525
Livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes(ECA) da Universidade de São Paulo (USP), orienta mestrado e doutorado no PROLAM(Programa em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo), e monografias na EZALQ-USP. Coordena o grupo de pesquisa CRIARCOMC (Criatividade, Inovação, Comunicação e Marketing nas Cidades).Possui Doutorado em Ciências da Comunicação (ECA-USP), Mestrado em Cultura e Comunicação pelo PROLAM-USP e em ambos os casos foi orientado pela Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch. Tem especialização em Marketing Direto pela Universidade de Alcalá de Henares e licenciatura em Psicologia pela Universidade de La Habana. Foi pesquisador colaborador na ECA-USP (equivale a pos-doc). Ministrou em 2021 a disciplina para pós-graduação lato sensu, Diversidades, Ética do cuidado e Cidades MIL na USP, onde participaram como professores convidados 20 experts de UNESCO dos cinco continentes. Atua principalmente nos temas Alfabetização Mediática e Cidades, Marketing Digital, Gestão da Comunicação e de projetos, Equipes, Inovação, Educação a distância, Psicologia Histórico-cultural e Organizacional, Comportamento do consumidor, Diversidades, Ética Responsabilidade social, todos desde uma perspectiva comparativa internacional e transcultural. Possui experiência prática nestes temas como gestor de projetos e consultoria. Possui ampla experiência na formação de gestores, comunicadores e educadores, assim como na elaboração de blogs, comunicação e marketing digital. Foi diretor da Empresa Perfectu, integrante do grupo multinacional franco-espanhol de EAD e Marketing Digital, Global Estrategias. Autor de 60 artigos científicos e 32 livros publicados em vários países e línguas. Alguns deles são utilizados por mais de 30 000 professores do Ministério de Educação de Cuba. Entre eles destacam os de M@rketing pessoal.com (2015), MARKETING, COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, nas CIDADES MIL (2019),e FROM SMART CITIES TO MIL CITIES, Metrics inspired by the UNESCOs vision (2020) organizados estes dois últimos com Mitsuru Yanaze e autores de capítulos de 24 países, editados pela USP com apoio da UNESCO. Publico e lanco no Global MIL Week Ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: Métricas, Educación, Comunicación y Salud sostenibles(2021). É coautor do aplicativo MIL Cities Network. Estes 3 últimos livros e o aplicativo são recomendados por UNESCO. Também a Metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e as 5 Dimensões da Criatividade. Foi professor na graduação da ECA-USP nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nas disciplinas Mercadologia e Publicidade, Teoria das organizações, Identidade corporativa e Cultura Organizacional. Foi também professor na ESPA-FGV. No CEACOM da ECA-USP ministra a disciplina Gestão da Inovação. É também professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da MILID – Rede Universitária Internacional de Pesquisadores de Alfabetização Mediática e Informacional e Diálogo Intercultural, de UNESCO. Integra também a rede Ibero-americana Alfamed. Foi o Representante para América Latina e Caribe da UNESCO MIL Alliance e hoje é o Colider do Grupo de Inovação de UNESCO MIL ALLIANCE). Foi consultor de UNESCO no Escritório Regional para América Latina e Caribe, em Montevideo, Uruguai e membro do Conselho diretivo da UNITWIN (Escola Internacional de Verão de UNESCO, em Barcelona, Espanha). Coordena o curso MOOC Cidades MIL, oferecido por UNESCO MIL ALLIANCE e lidero pesquisas com a UNESCO como as de Cidades MIL e barreiras culturais em 15 países, Liberdade cidadã em 41 países e Curriculum AMI em Buenos Aires. Palestrante em eventos internacionais. Participou na TV Record do programa Batalha das Startups onde se utiliza uma escala fruto de seu livro: Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Recebeu diversos prêmios tomo o 1er Lugar do Global MIL Awward(2023) de UNESCO(Paris). É Coordenador Executivo do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL da USP.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3243275619679099
É pós-doutorando pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015). É mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (2009). É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais, na linha de pesquisa de Tecnologias Interativas: educação, comunicação e design. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva Interinstitucional da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação Digital, Jogos Digitais, Educação a Distância e Tecnologias para a Educação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0931304447443514
Possui:*Pós-Graduado em Marketing Intelligence pela Universidade Nova Information Management School de Lisboa, Portugal; *Pós-Graduado em Gestão de Comunicação e Marketing ECA/USP; *Pós-Graduado em Gestão de Negócios (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); *Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (1996). Professor dos cursos de Especialização e MBA em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Especialista. *Professor do Curso de Pós-Graduação/Especialização Gestão de Comunicação e Marketing nas modalidades MBA Ensino a distância e Presencial nas matérias de Planejamento de Marketing Digital e Comportamento do Consumidor. *Professor do Curso de Extensão Marketing e Comunicação Digital, nas matérias de Planejamento de Marketing Digital e Inteligência Artificial e Comportamento do Consumidor Digital. *Professor nos Cursos do INPG, Instituto Nacional de Pós-Graduação nas matérias de Criatividade em Marketing Digital e e-Commerce. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em Comunicação e Marketing Digital.É consultor e pesquisador nas áreas de negócios, turismo, marketing, comunicação e digital.Desde 1998 atuando no mercado Digital, foi Diretor de Marketing do primeiro portal de vendas de seguros (AmericanNet), desenvolveu a primeira transação segura de um cartão de crédito na internet (visaset), fez a primeira emissão de e-ticket de passagem aérea. Atuou como .Atualmente é: CEO da NeoClick Business Intelligence (empresa especializada em estratégias e planejamento digital). (www.neoclick.com.br) Sócio-Proprietário da WellComm Comunicação e Marketing; (www.wellcomm.com.br) Membro e Pesquisador do CEACOM (Centro de Estudos Análise de Mensuração da Comunicação e Marketing) ECA/USP. (www.ceacom.com.br) Membro da AIPDES (Agência Internacional da Promoção e Defesa da Economia Social) sede me Brasília/Brasil e Porto/PortugualDesde 1996 atua na área acadêmica, é professor de pós-graduação (lato-sensu) e MBA: Instituto de Ensino Cambury (Comunicação e Marketing Digital – Goiânia) UNIP Universidade Paulista (Comunicação e Marketing Digital) UNITRI Universidade do Triangulo (Uberlândia MG) IPG Instituto de Pós-graduação (Uberlândia, Uberaba e Caldas Novas MG) IDEPE Instituto Delta de Educação e Pesquisa (Guarulhos/SP) FAD Faculdade de Administração de Diadema UMESP Universidade Metodista de São PauloProdução Científica:
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9126169105562575
Doutor em Ciências da Comunicação na área Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP (2016); Mestre em Ciências da Comunicação na área Relações Públicas, Propaganda e Turismo pela ECA-USP (2003); Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Marketing pela ESPM-SP (1996) e em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP (2000); Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP (1988) e Licenciatura em Educação Física pela FIG-SP (1985). 19 anos de experiência como docente em cursos superiores, atuando como professor em diversos cursos de pós-graduação Lato Sensu, tais como MBA / Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Especialização em Gestão Empresarial / Marketing da Universidade Metodista de São Paulo; MBA em Comunicação e Marketing da Universidade Cruzeiro do Sul; Especialização em Gestão de Marketing, Inteligência de Mercado e Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis no Centro Universitário Senac; Especialização em Marketing, Criatividade e Inovação no INPG. Foi coordenador do curso de pós-graduação em Administração Hoteleira do Centro Universitário Senac São Paulo (referência no mercado brasileiro), instituição onde era docente titular das disciplinas relacionadas a marketing e comunicação dos cursos de pós-graduação nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos. Também foi professor no curso de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no curso de Graduação em Turismo da Universidade Metodista de São Paulo.Experiência profissional de 14 anos na área de marketing. Vivência adquirida em carreira em multinacional de grande porte (Ford Brasil), tendo participado no desenvolvimento e implementação de planos estratégicos de marketing e comunicação, atuando nos departamentos de Propaganda, Promoção de Vendas, Merchandising e Eventos, Pesquisa de Mercado, Treinamento e Desenvolvimento de Novos Negócios. Também atua como consultor de marketing e comunicação.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8504607630302350
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp?ECA/USP). Pós graduado em Neurociências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB – USP). Membro do CEACOM ECA USP. É autor da metodologia LeadComm Index de diagnóstico da Comunicação da Liderança e autor de artigos de capítulos de livros nas áreas de comunicação da liderança, comunicação interna, biotecnologia e política científica e tecnológica. Desenvolveu uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação e relacionamento com clientes. Atuou no setor de serviços em consultoria internacional de estratégia e gestão, assim como em setores econômicos de biotecnologia, farmacêutico, dispositivos médicos, varejo, cosméticos, construção, telecomunicações e financeiro. É sócio da Plexus Consultoria e da WeWe plataforma de projetos sustentáveis. Atuou na criação de start ups de biotecnologia (Embrabio) e de bases de dados (Dataline). Atua como consultor e key partner para empresas em comunicação organizacional, comunicação da liderança, mapa de influência, gestão de mudança e relacionamento com clientes. Atua como docente em pós graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós graduação da FIAP e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). É coordenador do curso de especialização de Neurociências aplicada à Líderança e Gestão de Pessoas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.