CORPO DOCENTE

Coordenadora: Prof.ª Maria Clotilde Perez Rodrigues

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Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

Vice-Coordenador: Prof.º Eneus Trindade Barreto Filho

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Professor Titular em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa – 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Vice-Coordenador do PPGCOM (2019 -2021) . Foi Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até 2022). Vice Chefe do mesmo departamento entre outubro de 2022 e fevereiro 2023. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Coordenador da DTI8 Consumo e Recepção na comunicação da Rede Internacional IBERCOM/Assibercom. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2024.

Monitora: Prof.ª Jacqueline Ausier Domingues

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Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestra em Ciências da Comunicação pela mesma instituição (2023) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Se interessa no estudo de fenômenos contemporâneos e tecnologias; produção e consumos; cultura de fãs e fandom; análise semiótica, entre outros. Possui múltiplas experiências no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, no qual experienciou a docência em disciplinas diversas das Ciências Sociais Aplicadas. É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).No mercado de trabalho, já atuou em diferentes áreas da comunicação, sendo as principais: assessoria de imprensa, produção e moderação de conteúdo, planejamento estratégico, social media e redação.

Prof.º Benny Kramer Costa

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Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo (2020-atual). Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] – Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] – Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] – Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Prof.º Bruno Pompeu Marques Filho

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Bruno Pompeu é publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor da Universidade de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros “De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade?” (2021), “Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade” (2018) e coautor do “Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária” (2012). Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.).

Prof.º Elias Frederico

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Possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1982), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, ReAd -Revista Eletrônica de Administração da UFRGS e da Anpad. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing ambiental.

Prof.º Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

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Doutor e Mestre em Administração pela FEA (Faculdade de Administração e Economia) da USP em São Paulo, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André . Atualmente é professor doutor na Universidade de São Paulo na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) vinculado ao curso de Marketing e aos cursos de Mestrado do programa Textil e Moda e do programa de Sistemas Complexos e nos cursos MBA da Faculdade FIA de Administração e Negócios e do PECEGE – USP ESALQ. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo na EACH-USP e o curso de MBA em Gestão de Vendas da USP-ESALQ. Coordena o Laboratório de Varejo na USP- EACH As áreas de especialização estão ligadas a Trade Marketing, Gestão de Vendas, Gestão de Key Account Management e Gestão de Varejo. Tem 3 livros publicados na área de Key Account Management, na de Gestão de Vendas e na de Trade Marketing. Foi curador da missão empresarial da Associação Comercial de São Paulo para o congresso anual de varejo em Nova York (NRF) e atualmente faz a curadoria do grupo da Beauty Fair Preside a Trade Marketing Assessoria Ltda especializada em consultoria e treinamento em suas áreas de pesquisa. Tem experiência como executivo de Varejo, Franquias e Marketing Internacional. Está presente no Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing.

Prof.º Heliodoro Teixeira Bastos Filho

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Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (1974). Mestrado (1984) e doutorado (1992), ambos em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. É professor nos cursos de pós graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós Graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Além da área acadêmica é sócio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista, com trabalhos publicados em vários veículos de comunicação. Principalmente aos ligados ao mercado de Propaganda e Marketing.

Prof.º Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias

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Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Prof.º Mitsuru Higuchi Yanaze

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Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.

Prof.ª Andréia Meneguete

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É bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); em Branding (Business School São Paulo); e em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação e branding, é docente-convidada na área de comunicação de moda na ECA-USP, FAAP, IED-SP e ESPM-SP.

Prof.ª Beatriz Cavalcante Chamie

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Sou um profissional de marketing com uma curiosidade sem fim. Adoro investigar os valores envolvidos no comportamento humano e na motivação para o consumo. Sou formada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e tenho mestrado acadêmico em marketing pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Além disso, estudei na Universidade de Utah, Universidade de Salamanca, FGV/SP, ECA/USP e FFLCH/USP para cursos de extensão acadêmica. Além disso, sou professor há mais de 14 anos na Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP, em programas de pós-graduação em ciências do consumo, e professor convidado na FIA/SP e na USP/ESALQ. Fiz contribuições acadêmicas relevantes ao ser autora de artigos nacionais e internacionais em revistas e livros sobre valor do cliente, experiência de compra, atmosfera de loja, qualidade de serviço, sortimento e gerenciamento de categorias – 3 deles dentro dos livros de Kotler. Minha contribuição também foi no mercado massivo onde muitas revistas me entrevistaram como especialista em comportamento do consumidor e estrategista. Além disso, coordenei o ECR Brasil Catman e o comitê de shopper marketing por mais de dez anos, fui palestrante na conferência internacional shopper brain, e fui convidado para julgar prêmios na ABRE-Associação Brasileira de Embalagem e POPAI (Point of Purchase Advertising International). , e teve participações especiais na TV Globo News e em revistas sobre mídia e planejamento para o novo consumidor e comportamento do consumidor. Além dos acadêmicos, sou um empresário de sucesso. Depois de trabalhar vários anos em indústrias de FMCG, incluindo a Unilever, em 2009, abri o Shoppermkt Group, que é uma empresa de consultoria estratégica que tem como clientes: Coca-Cola, Johnson & Johnson, Nestlé, Unilever, Redbull, Kelloggs, BRF, Mars, Carrefour, General Mills, Diageo, Heineken, Sanofi, Hasbro, Nivea, Bic, Ferrero, Hershey’s, Reckitt Benckiser, etc. Além disso, ministrei treinamentos e conduzi projetos para Brasil, México e outros países da América Latina, compartilhando metodologias sobre compreensão comportamental de consumidores e compradores e auxílio na formação de uma cultura de trabalho de criação de valor conjunta e centrada no ser humano. Além disso, integrei em minha carreira um desenvolvimento espiritual como terapeuta curador com 18 anos de prática em reiki, cinco anos de constelação familiar/sistêmica, numerologia (Pitágoras), filosofia e yoga. Finalmente, no final de 2021, as montanhas me chamaram e me mudei para Boulder, CO, de onde podemos praticar snowboard e executar nossos projetos.

Prof.º Clóvis Teixeira Filho

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Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM – USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM – UFPR), especialista em Marketing Empresarial (CEPPAD – UFPR) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Experiência em organizações líderes no setor de bens de consumo, varejo e serviços com atuação em diferentes regiões do Brasil. Atualmente, dedica-se ao Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação, assim como na autoria de materiais didáticos e livros. Coordena também os cursos de especialização na área de Comunicação no Centro Universitário Internacional – UNINTER. Como pesquisador atua nas áreas de comunicação e consumo e de estratégias em marketing. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3-USP) e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS-UFPR).

Prof.ª Janiene dos Santos e Silva

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Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Publicitária e designer, é também especialista em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, foi também uma das docentes e coordenadora do Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo (graduação em Produção Joalheira/ Design de Jóias e Acessórios) durante 9 anos. Sua dissertação de mestrado “A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo”, defendida em 13/09/11, aborda o estudo dos novos métodos para interpretar o comportamento do consumidor além de apresentar definições e teorias de difusão relacionadas às tendências socioculturais e foi transformada no livro “Sobre tendências e o espírito do tempo”, lançado pela editora “Estação das Letras e Cores” em agosto de 2013, e que teve sua segunda edicão publicada em julho de 2017, com capítulo adicional baseado em sua pesquisa de doutorado, iniciado na ECA/USP em fevereiro de 2012, em Ciências da Comunicação, na área de “Estudo dos Meios e da Produção Mediática”, na linha de pesquisa “Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais”. Em outubro de 2014 iniciou seu doutorado sanduíche ( 10 meses) na Saint Louis University, no Missouri, Estados Unidos, no departamento de Antropologia e Sociologia, como bolsista Capes. Em outubro de 2015, defendeu a tese Tendências Socioculturais: Recorrências Simbólicas do Espírito do Tempo no Sistema Publicitário para obtenção do título de doutora. É pesquisadora do GESC Grupo de estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo e participa da equipe que realiza as pesquisas do Observatório de Tendências da Ipsos/Casa Semio. Realiza trend hunting para agências de propaganda e empresas de diversos segmentos. Como docente tem experiência em lecionar as disciplinas: Projeto Base ( Metodologia de Design), Projeto Interdisciplinar, Projeto de Coleção (Desenvolvimento de Produto), Mercado de Luxo, Teoria da Informação ( Semiótica), Marketing e Orientação de TCC ( na graduação e pós-graduação) e Tendências Socioculturais. Até 2015/16 foi professora no curso de especialização latu sensu “Estética e Gestão da Moda” (ECA/USP), da disciplina Mídias e Monitoramento de Tendências e orientadora dos trabalhos de conclusão de curso. Em 2017 iniciou sua carreira internacional nos Estados Unidos como professora adjunta no nível de graduação e mestrado nas universidades: Maryville University, Lindenwood University e Saint Luis University, ensinando, entre outras matérias, Global Communication, Consumer Behavior, Communication Research Methods e Public Speaking. Desde 2020 é também professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), do Master online de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights, e no MBA em Negócios e Estética da Moda, na ECA-USP, no qual leciona Pesquisa de Tendências e Consultoria de Imagem.

Prof.º João Santaella Junior

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Estilista de alta costura, principal referência na moda noiva no país. Com ateliê próprio há mais de 40 anos, tem experiência na área comprovada pela longevidade de sua atuação na alta costura de moda noiva e pelos inúmeros editoriais que protagonizou em títulos como Vogue, Marie Claire, Caras e tantas outras.

Prof.º José Maria Paz Gago

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Professor titular de semiótica da Universidad La Coruña, Espanha. Presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica. Tem vasta produção na área da sociologia da moda na articulação com o design e a arte e semiótica da moda. Autor de Moda e Sedução, publicado em vários países, inclusive no Brasil, pela editora Estação das Letras e Cores em 2016. É pesquisador colaborador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo – ECA USP.

Prof.º Massimo Canevacci

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Possui doutorado em lettere e filosofia – Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973). Foi professor visitante na UFSC (2010-2011) e na UERJ (2012). Pesquisa etnografia, comunicação visaual, arte, cultura digital. A partir da março 2013 è professor visitante na IEA-USP

Prof.ª Mirela Silva Perez

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Graduada em Design de Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2016), Mestra em Comunicação e Semiótica na PUC São Paulo. Professora da pós em Negócios e Estética da Moda na USP, ministrando as matérias de Styling e Produção, projeto de coleção e Figurino. Autora do livro Semiótica do Burlesco. Produtora do evento Burly Wheels. Experiência na área de Artes, maquiagem, dança e moda com ênfase em figurino.

Prof.º Ricardo Humberto Rocha

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Ricardo Humberto Rocha em 2007 concluiu o doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e concluiu o mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001. Desde 1999 atua como professor do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Consultor da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Consultor da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e INFI -Instituto Febraban de Educação, Consultor da B3 S.A, Consultor da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e Consultor da Fundação Carlos Chagas. Possui 7 livros publicados. Atua na área de Finanças nos temas Finanças de Mercado, Finanças Corporativas, Gestão de Riscos e Educação Financeira.

Prof.º Silvio Koiti Sato

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Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015) com bolsa Capes, e doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal (2013) com bolsa Capes. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2010). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP – FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e EAESP – FGV-SP (1999), com intercâmbio internacional no MBA da HEC França (1998). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1990). Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA USP (2022), com a pesquisa Marca, Publicidade e Consumo: Gestão e comunicação da marca no contexto brasileiro. Professor nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais da ESPM-SP (desde 2015) em disciplinas como Branding, Comportamento e tendências de consumo e Projetos experimentais (TCC), além de atuar também como professor mentor na Ícone ESPM, consultoria experimental de Branding. Anteriormente, foi professor do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ECA-USP (2017-2019), nas disciplinas Promoção de Vendas e Projeto Experimental. Foi professor também dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Administração da FAAP-SP (2011-2022) nas disciplinas de Brand Entertainment, Planejamento estratégico e Projetos experimentais (TCC). Na mesma instituição, foi coordenador do curso de Publicidade e Propaganda (2017-2019). Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP desde 2014: atualmente no curso de Cultura Material e Consumo – CMC e MBA de Moda e anteriormente nos cursos de Gestão Integrada de Comunicação Digital (Digicorp), Estética de Moda e Pesquisa de Mercado em Comunicações, da mesma instituição. Lecionou também em cursos de especialização de instituições como FIA-SP, IED-SP, BSP-SP, Miami Ad School-SP e FAAP-SP desde 2010, e no curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Unisa (2005-2007). É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP (desde 2008) e do GEEMA (Grupo de Estudos para o Ensino de Marketing) da ESPM (desde 2022). Autor dos livros A marca ecológica: comunicação promocional e gestão (2024) em coautoria com Clotilde Perez e Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital (2017). Autor de artigos em periódicos e capítulos de livro nas áreas de Branding, Propaganda, Promoção, Semiótica e Consumo. Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

Prof. Elias Frederico

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Possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1982), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, ReAd -Revista Eletrônica de Administração da UFRGS e da Anpad. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing ambiental.

Prof. Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

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Doutor e Mestre em Administração pela FEA (Faculdade de Administração e Economia) da USP em São Paulo, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André . Atualmente é professor doutor na Universidade de São Paulo na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) vinculado ao curso de Marketing e aos cursos de Mestrado do programa Textil e Moda e do programa de Sistemas Complexos e nos cursos MBA da Faculdade FIA de Administração e Negócios e do PECEGE – USP ESALQ. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo na EACH-USP e o curso de MBA em Gestão de Vendas da USP-ESALQ. As áreas de especialização estão ligadas a Trade Marketing, Gestão de Vendas, Gestão de Key Account Management e Gestão de Varejo. Tem 3 livros publicados na área de Key Account Management, na de Gestão de Vendas e na de Trade Marketing. É curador da missão empresarial da Associação Comercial de São Paulo para o congresso anual de varejo em Nova York (NRF) Preside a Trade Marketing Assessoria Ltda especializada em consultoria e treinamento em suas áreas de pesquisa. Tem experiência como executivo de Varejo, Franquias e Marketing Internacional.

Prof. Dorinho Bastos

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA – USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Prof. Mitsuru Higuchi Yanaze

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 3ª Edição (Saraiva, 2020) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Prof. Brunno Almeida Maia

Pesquisador em filosofia e teoria de moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), atua como professor convidado da ECA USP, FAAP, IED SP, Centro Universitário Belas Artes, Senac Lapa Faustolo, além de espaços culturais como a rede Sesc SP, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, MASP, MAM SP e MIS.  Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin.

Prof. Silvio Sato

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Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com período de doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui especialização em Administração de Empresas pela EAESP – FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e EAESP – FGV-SP, com período de intercâmbio internacional no MBA da HEC – França. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e e Administração de Empresas da ESPM, e nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FAAP. Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP: Gestão Integrada da Comunicação Digital – Digicorp, Estética e Gestão da Moda – EGM, e Cultura Material e Consumo – CMC. É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP e membro do conselho consultivo 2021 da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Autor do livro Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e co-organizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (2015). Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

Profª Selma Felerico

Publicitária formada pela ESPM. Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós – Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Professora de Graduação e MBA, na área de Comunicação e Marketing, desde a década de 1990, na ESPM, FAAP, Casper Líbero e Mackenzie. Atualmente é professora da Área de Negócios da Universidade São Judas Tadeu e no MBA FIA na área de Marketing e da Usp /Eca na área de moda Autora de diversos artigos e do livro: Do Corpo Desmedido ao Corpo Ultramedido. A narrativa do corpo na revista brasileira.

Profa. Francisca Dantas

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Atualmente professora associada (2017) da USP-EACH, realizou ano sabático como pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados – IEA – USP 2020/21. E pós-doutorado (2016) no departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo: FAU-USP, com o projeto de pesquisa: Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais? Doutorado (2010) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Lato sensu (2003) em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada (1994) no Curso Superior de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi profissional do setor têxtil nas áreas de desenvolvimento e processo produtivo de produto de moda (1980 a 2011) e figurino de balé (1980 a 2003). Realiza pesquisa científica na área de desenvolvimento e processo produtivo na Manufatura do Vestuário de Moda e Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e Confecção, com publicações de artigos em congressos, capítulos e livros. Realiza projetos Socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis como matéria prima. É líder do grupo de pesquisa no CNPq – Moda na Cadeia Têxtil? (2012) e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda – NAP-SUSTEXMODA, junto a Pro-reitoria da USP. (2017) Trabalha por uma cultura de paz da UNESCO.

Profª Carolina Boari

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Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com a tese: “Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica”. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a dissertação “A arte na publicidade de uma marca de luxo”. Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Graduação em Propaganda e Marketing (ESPM). Graduação em Direito (FMU). Parecerista da Revista Signos do Consumo. Pesquisadora do mercado de luxo.