CORPO DOCENTE

Coordenador De Curso: Profª. Maria Clotilde Perez Rodrigues

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Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado). 

Vice-coordenador De Curso: Prof. Eneus Trindade Barreto Filho

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Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire au CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa – 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2022. 

Monitor - Rafael Orlandini

Mestrando em Ciências da Comunicação pela ECA USP, com bolsa CAPES. Especialista em Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. Publicitário formado pela ECA USP. Pesquisador junto ao GESC3-Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pela USP e pelo CNPq. Monitor do MBA em Moda da ECA USP.

Monitora - Jacqueline Ausier

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestra em Ciências da Comunicação pela mesma instituição (2023) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Se interessa no estudo de fenômenos contemporâneos e tecnologias; produção e consumos; cultura de fãs e fandom; análise semiótica, entre outros. Possui múltiplas experiências no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, no qual experienciou a docência em disciplinas diversas das Ciências Sociais Aplicadas. É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).No mercado de trabalho, já atuou em diferentes áreas da comunicação, sendo as principais: assessoria de imprensa, produção e moderação de conteúdo, planejamento estratégico, social media e redação.

Monitora - Gabriela Furquin

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Profª Sylvia Demetresco

Possui graduação em Licenciatura e Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é cofundadora do Instituto Suíço do Merchandising, docente – lEcole Supérieure de Commerce et de Marketing, professora – Ecole Supérieure de Visual Merchandising, professora do Centro Universitário de João Pessoa, sócia fundadora do Instituto Merchandising Brasil, professora do Instituto Brasileiro da Moda, docente da Associação Educacional Boa Viagem, professora do Centro Universitário Senac e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em MODA, atuando principalmente nos seguintes temas: vitrina, construção de cenários, semiótica, imagens cenográficas e desfiles de moda.

Profª Jaqueline Zarpelon

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Profª Suzana Avelar

Possui graduação em Bacharelado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (1995), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Lecionou em graduação de moda nas seguintes instituições: Belas Artes, UniFMU, Universidade Anhembi Morumbi. Desde o ano de 2012, vem se dedicando à maternidade e cuidando de sua carreira na Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Livre docente da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, globalização, tecnologias, digital, cultura e arte.

Prof. Benny Kramer

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Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] – Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] – Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] – Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Prof. Luiz Alberto Farias

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras. 

Prof. Massimo Canevacci

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Possui doutorado em lettere e filosofia – Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973). Foi professor visitante na UFSC (2010-2011) e na UERJ (2012). Pesquisa etnografia, comunicação visaual, arte, cultura digital. A partir da março 2013 è professor visitante na IEA-USP.

Prof. Enrico Ernesto Cietta

É reconhecido como o principal pesquisador e consultor em economia da moda tanto no Brasil, quanto na Itália e em diversos países europeus. Tem trabalhos referenciais sobre o varejo brasileiro e sobre o sistema econômica da cadeia da moda.

Prof. João Santaella Junior

Estilista de alta costura, principal referência na moda noiva no país. Com ateliê próprio há mais de 40 anos, tem experiência na área comprovada pela longevidade de sua atuação na alta costura de moda noiva e pelos inúmeros editoriais que protagonizou em títulos como Vogue, Marie Claire, Caras e tantas outras.

Profª Mirela Silva Perez

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Possui graduação em Design de Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2016), mestrando na de comunicação e Semiótica na PUC São Paulo. Artista Burlesca e Performer, atualmente professora de ballet – Arte Fênix; Street Dance e Sapateado – EITA; Street Dance e Burlesque – Escola Burlesca de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, maquiagem, dança e moda com ênfase em figurino.

Profª Janiene Santos

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Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Publicitária e designer, é também especialista em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, foi também uma das docentes e coordenadoras do Istituto Europeu de Design (IED) de São Paulo (graduação em Produção Joalheira/ Design de Joias e Acessórios) durante 9 anos. Sua dissertação de mestrado “A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo”, defendida em 13/09/11, aborda o estudo dos novos métodos para interpretar o comportamento do consumidor além de apresentar definições e teorias de difusão relacionadas às tendências socioculturais e foi transformada no livro “Sobre tendências e o espírito do tempo”, lançado pela editora “Estação das Letras e Cores” em agosto de 2013, e que teve sua segunda edicão publicada em julho de 2017, com capítulo adicional baseado em sua pesquisa de doutorado, iniciado na ECA/USP em fevereiro de 2012, em Ciências da Comunicação, na área de “Estudo dos Meios e da Produção Mediática”, na linha de pesquisa “Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais”. Em outubro de 2014 iniciou seu doutorado sanduíche ( 10 meses) na Saint Louis University, no Missouri, Estados Unidos, no departamento de Antropologia e Sociologia, como bolsista Capes. Em outubro de 2015, defendeu a tese ?Tendências Socioculturais: Recorrências Simbólicas do Espírito do Tempo no Sistema Publicitário? para obtenção do título de doutora. É pesquisadora do GESC³ ? Grupo de estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo ? e participa da equipe que realiza as pesquisas do Observatório de Tendências da Ipsos/Casa Semio. Realiza trend hunting para agências de propaganda e empresas de diversos segmentos. Como docente tem experiência em lecionar as disciplinas: Projeto Base ( Metodologia de Design), Projeto Interdisciplinar, Projeto de Coleção (Desenvolvimento de Produto), Mercado de Luxo, Teoria da Informação ( Semiótica), Marketing e Orientação de TCC ( na graduação e pós-graduação) e Tendências Socioculturais. Até 2015/16 foi professora no curso de especialização latu sensu “Estética e Gestão da Moda” (ECA/USP), da disciplina ?Mídias e Monitoramento de Tendências? e orientadora dos trabalhos de conclusão de curso. Em 2017 iniciou sua carreira internacional nos Estados Unidos como professora adjunta no nível de graduação e mestrado nas universidades: Maryville University, Lindenwood University e Saint Luis University, ensinando, entre outras matérias, Global Communication, Consumer Behavior, Communication Research Methods e Public Speaking. É também porfessora visitante da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), do Master online de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights.

Prof. José Maria Paz Gago

Professor titular de semiótica da Universidad La Coruña, Espanha. Presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica. Tem vasta produção na área da sociologia da moda na articulação com o design e a arte e semiótica da moda. Autor de Moda e Sedução, publicado em vários países, inclusive no Brasil, pela editora Estação das Letras e Cores em 2016. É pesquisador colaborador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo – ECA USP.

Profª Andreia Meneguete

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É bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); em Branding (Business School São Paulo); e em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação e branding, é professora na área de comunicação de moda na FAAP, IED-SP e ESPM-SP.

Prof. Clovis Teixeira

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Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM – UFPR), especialista em Marketing Empresarial (CEPPAD – UFPR) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Experiência em organizações líderes no setor de bens de consumo, varejo e serviços com atuação em diferentes regiões do Brasil. Atualmente, dedica-se ao Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação, assim como na autoria de materiais didáticos e livros. Como pesquisador atua nas áreas de comunicação e consumo e de estratégias em marketing. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP), Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR- ECCOS) e Estratégia em Marketing (UFPR). (Texto informado pelo autor)

Profª Beatriz Cavalcante Chamie

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Beatriz É Formada Em Administração Pela Puc/Sp E Mestre Em Marketing Pela Fea Usp/Sp. Também Passou Como Estudante Pela University Of Utah, Universidad De Salamanca, Fgv, Eca E Fflch/Usp. Há 12 Anos Leciona Na Pós Graduação Da Espm/Sp, No Programa De Ciências De Consumo Aplicada Onde É Também Orientadora De Tcc, E É Professora Convidada Da Fia/Sp E Esalq. Bia Também Estuda Há Muitos Anos Filosofia Espiritual E Aplica Práticas Como Reiki, Constelação Sistêmica E Numerologia. Nas Áreas De Marketing E Comunicação Facilita Treinamentos E Conduz Projetos Para Grandes Empresas Trazendo O Entendimento Comportamental Do Consumidor Para As Estratégias Coorporativas E Auxilia Na Formação De Culturas De Trabalho Que Tenham O Ser Humano Como Prioridade.

Prof. Bruno Pompeu Marques Filho

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Bruno Pompeu é publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), em que também atua como professor de graduação dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. É professor dos cursos de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-US) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e diretor regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor do livro “Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade”, publicado em 2018, e coautor do “Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária”, de 2012. Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. É um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.). (Texto informado pelo autor)

Prof. Elias Frederico

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Possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1982), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, ReAd -Revista Eletrônica de Administração da UFRGS e da Anpad. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing ambiental.

Prof. Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

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Doutor e Mestre em Administração pela FEA (Faculdade de Administração e Economia) da USP em São Paulo, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André . Atualmente é professor doutor na Universidade de São Paulo na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) vinculado ao curso de Marketing e aos cursos de Mestrado do programa Textil e Moda e do programa de Sistemas Complexos e nos cursos MBA da Faculdade FIA de Administração e Negócios e do PECEGE – USP ESALQ. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo na EACH-USP e o curso de MBA em Gestão de Vendas da USP-ESALQ. As áreas de especialização estão ligadas a Trade Marketing, Gestão de Vendas, Gestão de Key Account Management e Gestão de Varejo. Tem 3 livros publicados na área de Key Account Management, na de Gestão de Vendas e na de Trade Marketing. É curador da missão empresarial da Associação Comercial de São Paulo para o congresso anual de varejo em Nova York (NRF) Preside a Trade Marketing Assessoria Ltda especializada em consultoria e treinamento em suas áreas de pesquisa. Tem experiência como executivo de Varejo, Franquias e Marketing Internacional.

Prof. Dorinho Bastos

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA – USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Prof. Mitsuru Higuchi Yanaze

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 3ª Edição (Saraiva, 2020) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Prof. Brunno Almeida Maia

Pesquisador em filosofia e teoria de moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), atua como professor convidado da ECA USP, FAAP, IED SP, Centro Universitário Belas Artes, Senac Lapa Faustolo, além de espaços culturais como a rede Sesc SP, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, MASP, MAM SP e MIS.  Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin.

Prof. Silvio Sato

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Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com período de doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa – Porto – Portugal. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui especialização em Administração de Empresas pela EAESP – FGV com ênfase em Marketing e Mídia pela Universidade do Texas – Austin e EAESP – FGV-SP, com período de intercâmbio internacional no MBA da HEC – França. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Leciona nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e e Administração de Empresas da ESPM, e nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FAAP. Leciona nos cursos de especialização da ECA-USP: Gestão Integrada da Comunicação Digital – Digicorp, Estética e Gestão da Moda – EGM, e Cultura Material e Consumo – CMC. É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP e membro do conselho consultivo 2021 da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Autor do livro Signos da mobilidade: marcas e consumo na cultura digital pela Editora Appris (2017) e co-organizador do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (2015). Desenvolveu carreira profissional como executivo das áreas de Branding, Comunicação e Marketing, com passagens por agências e anunciantes. Atualmente, é pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio, consultoria de pesquisa de mercado e comunicação que desenvolve projetos que envolvem Semiótica, Marca e Tendências de Consumo.

Profª Selma Felerico

Publicitária formada pela ESPM. Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós – Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Professora de Graduação e MBA, na área de Comunicação e Marketing, desde a década de 1990, na ESPM, FAAP, Casper Líbero e Mackenzie. Atualmente é professora da Área de Negócios da Universidade São Judas Tadeu e no MBA FIA na área de Marketing e da Usp /Eca na área de moda Autora de diversos artigos e do livro: Do Corpo Desmedido ao Corpo Ultramedido. A narrativa do corpo na revista brasileira.

Profa. Francisca Dantas

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Atualmente professora associada (2017) da USP-EACH, realizou ano sabático como pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados – IEA – USP 2020/21. E pós-doutorado (2016) no departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo: FAU-USP, com o projeto de pesquisa: Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais? Doutorado (2010) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Lato sensu (2003) em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada (1994) no Curso Superior de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi profissional do setor têxtil nas áreas de desenvolvimento e processo produtivo de produto de moda (1980 a 2011) e figurino de balé (1980 a 2003). Realiza pesquisa científica na área de desenvolvimento e processo produtivo na Manufatura do Vestuário de Moda e Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e Confecção, com publicações de artigos em congressos, capítulos e livros. Realiza projetos Socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis como matéria prima. É líder do grupo de pesquisa no CNPq – Moda na Cadeia Têxtil? (2012) e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda – NAP-SUSTEXMODA, junto a Pro-reitoria da USP. (2017) Trabalha por uma cultura de paz da UNESCO.

Profª Carolina Boari

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Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com a tese: “Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica”. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a dissertação “A arte na publicidade de uma marca de luxo”. Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Graduação em Propaganda e Marketing (ESPM). Graduação em Direito (FMU). Parecerista da Revista Signos do Consumo. Pesquisadora do mercado de luxo.