CORPO DOCENTE

Coordenador: Prof. Dr. Benny Kramer Costa

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] – Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] – Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] – Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Vice-coordenador Prof. Dr. Paulo Henrique Assis Feitosa

http://lattes.cnpq.br/1043944885197511

Doutor em Teoria Econômica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes – ECA e do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR/EACH da Universidade de São Paulo – USP. É Editor Associado das revistas Innovation & Management Review – INMR e Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Foi bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP no Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT/UNICAMP (2018) e pesquisador visitante no Science Policy Research Unit – SPRU na Universidade de Sussex, Reino Unido (2015-2016). Tem experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Inovação, Indústria, Desenvolvimento e Economia do Turismo.

Prof. Otávio Bandeira de Lamônica Freire

http://lattes.cnpq.br/1043944885197511

Doutor em Teoria Econômica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes – ECA e do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR/EACH da Universidade de São Paulo – USP. É Editor Associado das revistas Innovation & Management Review – INMR e Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Foi bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP no Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT/UNICAMP (2018) e pesquisador visitante no Science Policy Research Unit – SPRU na Universidade de Sussex, Reino Unido (2015-2016). Tem experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Inovação, Indústria, Desenvolvimento e Economia do Turismo.

Prof. Dr. Otávio Bandeira De Lamônica Freire

http://lattes.cnpq.br/1745770940204631

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – MKT-EACH/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA-FEA/USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR-EACH/USP e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM-ECA/USP. É Editor Associado de Marketing do RAUSP Management Journal. Tem experiência nas áreas de Marketing, Estratégia e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marcas, capacidades de marketing, efeitos da propaganda no consumidor e na sociedade.

Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire au CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa – 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2022.

Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA – USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Prof. Dr. Antonio Geraldo Da Rocha Vidal

http://lattes.cnpq.br/2844440949656850

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1983) e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1990) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1996). Consultor em sistemas de informação, desenvolvendo projetos para diversas entidades, entre elas, FIA – Fundação Instituto de Administração, FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econônicas, PNUD – Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Professor doutor da Universidade de São Paulo, lecionando na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, nas áreas de Métodos Quantitativos e Informática ao nível de graduação e pós-graduação. Coordenador de Projetos de Consultoria da FIA – Fundação Instituto de Administração. Extensa experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de processos, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação empresariais e aplicação da tecnologia da informação nos negócios. Pesquisador e consultor nas seguintes áreas: sistemas de informação; modelagem, projeto e desenvolvimento de software aplicativo empresarial; gestão de processos; gestão empreendedora e aplicação da tecnologia da informação em pequenas e médias empresas.

Prof. Dr. Cesar Alexandre De Souza

http://lattes.cnpq.br/9897564356792091

 Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). É professor doutor da Universidade de São Paulo desde 2007 e membro permanente do Programa de Pós graduação stricto sensu em Administração (mestrado e doutorado) desde 2008. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: gestão e governança de tecnologia de informação, implantação de sistemas empresariais, informatização de pequenas e médias empresas, novos modelos de negócios digitais, inteligência artificial e machine learning. Possui mais de 150 publicações, entre artigos em periódicos, capítulos de livros e artigos em conferências. Foi Coordenador da ANPAD na divisão de Administração da Informação/Sistemas de Informação (ADI) de 2018 a 2020 e membro do comitê científico da mesma divisão de 2009 a 2012 e de 2015 a 2017. Nesse período participou da organização de 10 eventos EnANPAD e 3 Eventos EnADI. Foi co-chair do Conf-IRM (International Conference on Information Resources Mangement) em 2013 em Natal, Brasil e co-program chair nas edições de 2015 (Ottawa), 2019 (Auckland) e 2021 (Linz-Austria). É coordenador do grupo de pesquisa NETS/FEA/USP (Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas em Administração), cadastrado no CNPq. Possui experiência profissional em empresas tendo atuado como CIO e consultor de TI em implantações de sistemas ERP e BI e em avaliação de projetos de investimentos em TI.

Prof. Dr. Daniel Reed Bergmann

http://lattes.cnpq.br/2619592110416186

Daniel possui doutorado em Administração na área de Finanças pela FEA-USP, mestrado em Ciências Contábeis pela FEA-USP e graduação em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Atualmente é Professor-Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pós-Doutorando em Ciências de Dados pelo Instituto Tecnológico da Aeronaútica. As suas área de interesse incluem Finanças Empíricas, Apreçamento de Ativos, Custo de Capital e Econometria Financeira. Ex-Diretor Técnico do Instituto de Previdência do Município de São Paulo. Pesquisador em Finanças e Análise Econômica do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FIA.

Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura

http://lattes.cnpq.br/1053368113254185

Graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração na EAESP-FGV e Livre-Docente pela FEA-USP. Atualmente é Professor da FEA-USP e também atuou como Professor na Fundação Instituto de Administração – FIA, na Fundação Escola Comércio Álvares – FECAP e no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista – UNIP. Editor da Revista Brasileira em Gestão de Negócios – RBGN e revisor da Revista de Administração – RAUSP, da Revista Gestão & Regionalidade, da Revista Angrad e da Revista Administração e Inovação – RAI. Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Cenários, Estratégia, Rede de Negócios, Clusters e Stakeholders.

Prof. Dr. José Glimovaldo Lupoli Junior

http://lattes.cnpq.br/1242550729736977

Possui graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contablidade – USP (2006). Atualmente é professor de Marketing da EACH/USP, consultor sênior e diretor da empresa Lupoli Jr. & Consultores Associados, dedicada a projetos de consultoria e treinamento para organizações públicas e privadas nas áreas de: gestão, estratégia competitiva e marketing estratégico. É consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Dom Cabral. Atua como consultor do Programa de Administração de Varejo (PROVAR/FIA), além de coordenar o Grupo de Estudos em Mercado de Consumo (GEMEC), filiado à Universidade de São Paulo (USP). É Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira, onde atuou na área de logística aeronáutica por mais de 20 anos, gerenciando o suporte logístico e de manutenção das diversas aeronaves da Força. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia e marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia, competitividade, planejamento, gestão organizacional e varejo.

Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra De Farias

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de “Opiniões voláteis ” (2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Profa. Dra. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA – USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP – Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

Prof. Dr. Massimo Di Felice

http://lattes.cnpq.br/9759944648465918

Possui graduação em Sociologia – Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras ?Paisagens pós- urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar? (2009), ?Pós humanismo? (2010) e ?Redes Digitais e Sustentabilidade – as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes? (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros ?Do público para as redes (2008)? e ?Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017)?; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro “A cidadania digital” publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020) e na Itália (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus).

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

http://lattes.cnpq.br/0806369390396060

Professor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em que ocupa o cargo de vice chefe de departamento. Professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP na Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental. Professor convidado da Universidade do Porto (Faculdade de Ciências), sob anuência da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da USP (PPGCI-USP) onde é responsável pela disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (CBD5939). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) do Inst. Energia e Ambiente da USP onde é responsável pela disciplina Mudanças Climáticas e Redução de Emissões (PCA5019). Professor da Universidade do Porto (Portugal) onde atua como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia do Ambiente da Faculdade de Ciências. Revisor de relatórios do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change). Recentemente, passou a fazer parte do recém-criado Centro de Inovação e Sustentabilidade (CIS), uma iniciativa da Reitoria e da Superintendência de Gestão Ambiental da USP que reúne pesquisadores de 26 diferentes áreas para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas na área ambiental. Possui Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologias do Ambiente na Universidade do Porto, Portugal (2015), Livre-Docência em Ciência da Informação pela USP (2010), Pós-Doutorado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da USP (2007), Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2004), Mestrado em Administração pela FECAP (2001) e graduação em Geologia pela USP (1986). Na ECA, desenvolve o projeto de pesquisa em Literacia Ambiental, área do conhecimento que investiga e analisa a capacidade de uma pessoa perceber, compreender, interpretar e valorizar as informações ambientais (a partir de diversas fontes), incorporando-as ao seu uso cotidiano. É elemento essencial para o sucesso de políticas ambientais públicas. Como parte desse projeto, tem sido fonte de veículos como Financial Times, Deutsche Welle, TV Cultura, Rádio USP, Rádio CBN, Rádio Bandeirantes, CNN-Brasil, GloboNews, Record News, G1, UOL, Tageszeitung, El País, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, dentre outros, com mais de 500 entrevistas proferidas. No IEE, desenvolve projeto de pesquisa sobre Políticas Públicas relacionadas às Mudanças Climáticas. Como fruto dos projetos de pesquisa, possui expressiva produção multimídia, com mais de 300 vídeos publicados, incluindo o documentário Amazônia: A Destruição Consentida (2020), disponível em https://tinyurl.com/docamazonia. Ainda considerando sua produção multimídia, desenvolve o projeto AMBIENS, disponível em www.pedrocortes.com.br, que utiliza a fotografia para (re)avivar nas pessoas o espírito preservacionista. Em 2021, produziu o documentário A Nova Crise Hídrica Explicada (https://tinyurl.com/novacrise). Professor / palestrante convidado da Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Universidad Tecnológica Metropolitana e Universidad de la Frontera (Chile), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México) e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Criador e coordenador da Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade www.rimas.academy, rede multidisciplinar que congrega pesquisadores de 23 universidades em oito países. Há cinco anos, é comentarista sobre meio ambiente e sustentabilidade do Jornal da USP (material disponível no canal do YouTube O Ambiente é o Nosso Meio – https://tinyurl.com/radiousp). Foi assessor técnico da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) entre 2012 e 2014, sendo responsável pela organização das informações ambientais da USP e pelo projeto de comunicação social da SGA, incluindo a TV-SGA. Consultor para avaliação de revistas científicas para a Coleção SciELO Editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade (indexada SciELO e Scopus)

Prof. Dr. Sérgio Bairon

http://lattes.cnpq.br/8712052461153621

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford – Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias.

Prof. Dr. Manoel Veras De Sousa Neto

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1983) . É professor titular da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Gestão e Tecnologia da Informação. Coordena o grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos. Coordena a especialização em em Gestão Dinâmica de Projetos na UFRN. É autor de mais de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos com foco em Capacitação Profissional. Faz parte do conselho de desenvolvimento acadêmico (CDA) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. É membro permanente do conselho deliberativo da incubadora Inova Metrópole e do Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Metrópole Digital .É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) , Possui experiência no setor privado e no setor público.

Prof. Dr. Raphael Donaire Albino

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus Bauru, e especialização, no caráter de MBA, em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atua como especialista em agilidade no Nubank e é docente nos cursos de pós-graduação e MBA da FIAP e da FIA. Tem experiência na área de Sistemas de Informação e em desenvolvimento de software. Tem como áreas de interesse de estudo: Transformação Digital, Modelagem de Negócios, Soluções baseadas na Internet, Desenvolvimento Organizacional Suportado por TI, TI e Negócios, Gestão de Projetos, Produtos digitais, Inovação e Tecnologia da Informação na Educação.

Prof. Dra. Ivette Raymunda Luna Huamani

Professora do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Teoria Econômica (DTE). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003/2007). Atualmente coordena o Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+) e participa ativamente do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT). Também é membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). As suas pesquisas se caracterizam pela análise empírica no campo microeconômico, utilizando instrumentos de Simulação, Ciência dos Dados e Complexidade Econômica na análise de temáticas diversas, porém com predominância no estudo da dinâmica industrial, estrutura produtiva e desenvolvimento econômico. Página pessoal: https://ilunah.wixsite.com/ivetteluna

Prof. Ms. Naiche Van Der Poel

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – 2023. Mestrado em Gestão Para Competitividade pela EAESP – FGV – 2020. Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Construções Sustentáveis pela UNICID – 2015. Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Marketing com Ênfase em Operações Comerciais pela FGV – 2008. Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Gestão Empresarial pela FGV – 2002. Extensão em Administração Financeira pela FCAP/UPE – Universidade de Pernambuco – 1999. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba – 1998. Bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/UFPB/CNPq por dois anos – 1995-1997. Profissional hands on com ampla vivência nas áreas comercial, vendas, e-commerce e administrativo-financeira. Sólida experiência no varejo com gestão e superação de metas e resultados, gestão de produtos, desenvolvimento de equipes e negócios, gerenciamento de canais, reestruturações corporativas, transformação digital e processos de start up. Gestor responsável por KPIs de vendas on-line e físicas de produtos e serviços em operações nacionais, regionais e em filiais de empresas nacionais e multinacionais. Experiência em canais como e-commerce, lojas próprias, multimarcas, grandes redes varejistas, distribuidores e franquias gerenciando indicadores comerciais, operacionais e financeiros: metas, Budget e OBZ, Forecast, OTB, P&L, DRE, EBITDA e KPIs de compras e vendas em negócios on-line e físicos. Atuação em B2C e B2B por cerca de nove anos como gestor comercial no setor de telecomunicações, quatro anos em e-commerce, três anos em empresa de soluções energéticas e sustentabilidade, dois anos em distribuição e quatro anos como Gerente Administrativo-Financeiro, sendo responsável pelas áreas financeira, contábil/fiscal, administrativa e RH de filiais, prestando suporte para a área comercial de uma multinacional. Liderança voltada para superação de metas e resultados operacionais e financeiros; seleção, formação e motivação de pessoas; planejamento e execução de vendas; análise de mercado e combate à concorrência; construção de relacionamentos sólidos com parceiros comerciais; atingimento de indicadores de satisfação de clientes (NPS, Nível de Serviço etc.). Português nativo, inglês avançado e leitura em espanhol. Perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/naichepoel/

Prof. Esp. Fabio Zoppi Barrionuevo

Especialista em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management, com MBA pelo CEAG da EAESP/Fundação Getúlio Vargas, tendo concluído também as disciplinas opcionais Preparatórias para a Docência da mesma Instituição. Graduado em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Cursou disciplinas no mestrado stricto sensu em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP. Atua como Professor Especialista em disciplinas de Gestão & Negócios no SENAC e em outras instituições de ensino. É mentor de negócios em alguns projetos de inovação: Google Campus, I-CORPSTM , Acelera e Hackathon FIESP, entre outros. Black Belt em Lean Six-Sigma, foi empresário do setor industrial por 12 anos, entregando soluções para automação e eficiência energética. Informações adicionais acerca da formação e experiências de Fabio Zoppi Barrionuevo: http://www.linkedin.com/in/fabiozoppibarrionuevo

Prof. Ms. Walney Barbosa Dos Reis

É Mestre Profissional em Empreendedorismo pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, na Universidade de São Paulo – FEAC/USP, Brasil, com dissertação intitulada: Gestão de Marketing em Micro e Pequenas Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais no Brasil. Atualmente é Consultor Associado da ILUMEO – Data Science Company. Foi Consultor de Marketing Digital da Accenture Interactive. É Bachelor of Business Administration (B.B.A.)Administração, Negócios e Marketing, na Universidad Europea Miguel de Cervantes; e Bacharel em Marketing, pela Universidade de São Paulo – USP. Certificado em Google Analytics.

Prof. Esp. Gabriel Soares Miranda

É Associate e Product Controller da Goldman Sachs no Brasil. Atuou como Market Risk Analyst, Market Risk Intern e Product Control Intern, no Société Générale. Foi Volunteer na TETO Brasil; Market Risk Intern no Itaú Unibanco; e Intern na Mills Brasil. Sua formação acadêmica é composta pelo Master’s degree Financial Engineering, pela FGV – Fundação Getulio Vargas, em 2020; Engineer’s Degree Civil Engineering, pela Escola Politécnica da USP, em 2016; e Bachelor’s Degree Real Estate Development and Sustainable Cities, pela Hanzehogeschool Groningen, em um ano de intercâmbio na Holanda.

Prof. Esp. Ricardo Antonio Cappra

Estudioso de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute for Data Science. Seu foco de estudo é o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, criando métodos para simplificar a ciência de dados e acelerar a cultura analítica, e desenvolvendo projetos, times e negócios para dar suporte a evolução analítica. Tem grande experiência em tecnologia, mais especificamente a tecnologia da e profundo gosto pela Ciência de Dados. Ao longo da carreira tem ajudado empresas como Banco Mundial, Rede Globo, Unilever, Gerdau, Grupo Fleury, Santander, Ambev, UOL e seus líderes a criarem estratégias, áreas, pessoas e processos orientados por dados.

Prof. Esp. Fernando Augusto Fonseca

Solution Expert da SAP Business One at Seidor Brasil, grupo de empresas com operações na Europa, América, África e Oriente Médio com foco em soluções abrangentes para a mudança e inovação de organizações e um dos maiores parceiros mundiais da SAP. Sua ênfase profissional consiste em desenvolver estratégias de produtos verticais e integrados ao SAP Business One e S4/Hana, realizar a gestão de alianças estratégicas com os principais players Cloud e manter a fidelização de clientes com alta qualidade técnica de atendimento. É gerente de produtos para criação de verticais e expansões estratégicas integradas ao SAP Business One e S4/Hana.

Prof. Dr. Rogerio Alves Soares

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho – Uninove (2020). Mestre em Gestão de Projetos mestrado profissinal – Uninove (2016). Engenheiro da Computação pela Universidade São Judas Tadeu – (USJT 2001). Aluno bolsista PROSUP com pesquisa relacionada à gestão de projetos e sua relação com desempenho das empresas, pesquisa nos seguintes temas: teorias da estratégia, gestão de projetos com ênfase em gestão de stakeholders, antecedentes de desempenho de projetos, desempenho da gestão de projetos e desempenho do produto de projetos. Possui experiência em empresas de Tecnologia da Informação atuando como desenvolvedor de sistemas (2000 – 2008); gerente de projetos de TI (2008 – 2015); gerente de serviços de TI America Latina (2016 – atual). Atua como revisor da revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism e da revista Gestão e Projetos.

Prof. Ms. Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake

Doutorando em administração pela Uninove (2021-2023), Mestre em Administração pela FECAP (2016), Pós graduado em gestão Pública pela UFSJ (2010), MBA pela FGV (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (2003). Gerente de investimentos de 2011 a 2017 e atualmente é Head Ecossistema de Startups pela Investe São Paulo, agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo. Co-fundador da rede de investidores-anjo Poli Angels. Atuou como professor visitante nos MBAs da FECAP, USP e BSP.

Prof. Dr. Lucas Daniel Ramos Ribeiro

Profissional de Educação Corporativa; Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2017; 2021); Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP (2008); Graduado em Tradução pela Universidade Eurípedes de Marília-SP (2006) e Comércio Exterior pela Unisul-SC (2013). Empresário de Educação Corporativa, atuei como Coordenador de Pós Graduação Lato-Sensu e Coordenador de Pólo Acadêmico de Educação à Distância; e atuo como Consultor de Negócios e Internacionalização, e Professor de Pós-Graduação Lato-Sensu desde 2010. Dedico-me ao estudo da Administração de Empresas com interesse em educação corporativa, gestão do desempenho, instituições de ensino superior, desenvolvimento de negócios internacionais, stakeholders.

Prof. Dr. Jonny Mateus Rodrigues

Matemático aplicado a negócios, mestre e doutor em Administração pela USP, com período de doutorado na Darden School of Business. Professor convidado de MBAs na FGV e Fundace/USP. Há mais de 10 anos trabalha em projetos de consultoria e parcerias com empresas multinacionais e universidades, focando em inteligência de mercado, processamento e modelagem de dados. Tem expertise no gerenciamento de dados e promoção da conexão entre análise científica e tecnologias de análise de dados com programação R, Python, SAS e STATA aumentando o desempenho de novos produtos e serviços.

Profa. Esp. Heloisa Deboni Dutcosky

Atualmente é Pricing Specialist XP Inc., tendo sido Business Analyst em grandes empresas de consultoria globais na McKinsey & Company e na Roland Berger. Também foi Market Strategy and Planning, na Procter & Gamble; Marketing Intelligence na Jumia Group, em Paris e Região, França; Business Intelligence, na Kanui; e Analyst, na POLI Júnior. Graduada em Engenharia de Materiais na Escola Politécnica da USP, com outras formações acadêmicas em Data Science na NYC Data Science Academy, e Bachelor of Engineering (B.E.) na Ecole des Mines d’Alès . Também tem licenças e certificados, tais como Certified Blockchain Expert, na Blockchain Council; e Professional Scrum Master I, na Scrum.org

Profa. Dra. Priscila Rezende Da Costa

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Atualmente é diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA UNINOVE. É bolsista produtividade em pesquisa, CNPq – PQ 2, e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, Linha de Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Também na UNINOVE é professora do curso de Graduação em Administração, preside o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET) e atua na coordenação 07/02/22, 14:53 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaoRelCaracAcad?print=s&codund=27&codcurceu=270100052&codedicurceu=22001&nums… https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaoRelCaracAcad?print=s&codund=27&codcurceu=270100052&codedicurceu=22001&numseqofeedi=1 28/28 técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência e do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. É editora chefe do International Journal of Innovation (IJI) e editora associada do Innovation & Management Review (IMR). É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Projeto CNPq Universal n° 422922/2018-8 e Projeto CNPq Ciências Sociais n° 471875/2014-7) e pela FAPESP (RTI 2019/20222- 4). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Estudos da Inovação e Competitividade (NEIC/FEI); e Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC/USP), atuando no Projeto FAPESP n° 2017/25364-6. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva, cooperação empresa-universidade governo, internacionalização da inovação, ecossistemas empreendedores, redes e rotas tecnológicas. Mãe do Gael, esteve de licença maternidade de 08/2021 até 01/2022.

Prof. Esp. Daniel Donda

É Security Consulting Senior Manager na Accenture, uma das maiores empresas de consultoria no mundo. Seu foco profissional se centra em resolver desafios de segurança cibernética, fornecendo soluções para segurança, gerenciamento, conformidade e identidade. Ajuda a criar e manter soluções de segurança de TI para as organizações. Como consultor sou responsável por reuniões de pré-vendas, conferências, provas de conceito, demonstrações, compromissos de consultoria e treinamentos para auxiliar na qualificação e fornecer suporte técnico e consultivo aos prospects. Como expertise em segurança cibernética, constantemente desenvolve suas habilidades, fazendo treinamentos, pesquisando e analisando as principais tendências de segurança cibernética, a fim de identificar e apresentar soluções criativamente aos clientes em potencial de uma maneira que eles possam se relacionar e entender. Ao longo de sua carreira publicou 6 livros: Guia prático de implementação da LGPD, pela Editora Labrador (2020); Administração do Windows Server 2008 R2 Server Core, pela Brasport(2011); Guia de Certificação Windows Server 2003 2a edição (2006); PowerShell: Um guia desenvolvido especialmente para profissionais de infraestrutura, eBook Kindle (2013); Guia TCP/IP: Entendendo o IPv4 e IPv6 eBook Kindle (2020); GPO Group Policy Objects – Da teoria à prática – ajudando a Administradores a automatizar tarefas (2013); Scripting -Compilado de artigos sobre scripts (Batch) (2013).

Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 3ª Edição (Saraiva, 2020) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).