MBA Gestão e Transformação Digital

Modulo 1 | Liderança, comunicação e marketing

Gestão da Mudança e Liderança Digital

Lucas Daniel Ramos Ribeiro 8:00h 2,11% Período de atuação:27/03/2023 a 03/04/2023.

Detalhamento:
Estratégias para a mudança organizacional. Desenvolvimento de uma cultura digital. Liderança na transformação digital.
Ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças. Estudos de caso e exemplos práticos.
BOVEY, W. H. Resistance to organizational change: the role of cognitive and affective processes. Leadership & Organizational
Development Journal, v.22, n. 7, 2001.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na
4ª Revolução Industrial. 1ª ed. Gente, 2018.
MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3th ed. Sage; 2008.
O’BRIEN, Gary. Digital Transformation Game Plan. O’Reilly Media, 2019.
RASKINO, M.; WALLER, G. Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself. 1ª ed.
Bibliomotion, 2015.
WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, Andrew. Leading Digital. Turning Technology into Business Transformation.
Harvard Business Review Press, 2014.

Cultura Analítica e Abordagem Data-driven

Ricardo Antonio Cappra 8:00h 2,11% Período de atuação:28/11/2022 a 05/12/2022.

Detalhamento:
Métodos e ferramentas e melhores práticas para uso de dados. Data Wrangling (preparação de dados). Gestão de performance
e construção de KPIs (indicadores). Digital analytics para modelagem de dados. Extração de valor em redes sociais e
plataformas digitais (Social Big Data). Resolução de problemas e aplicações na gestão.
ANDERSON, Carl. Creating a Data-Driven Organization: Practical Advice from the Trenches. O’Relly Media, 2015.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
PODOLNY, Joel M; HANSEN, Morten T. HBR’s 10 Must Reads on Leading Digital Transformation-Harvard Business Review Press,
2021.
ROWLES, Daniel; BROWN, Thomas. Building Digital Culture. A Practical Guide to Successful Digital Transformation. Kogan Page
Publishers, 2017.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision
Support. Pearson, 2019.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.

Criação e Produção em Linguagem Digital

Sérgio Bairon Blanco Sant’Anna 8:00h 2,11% Período de atuação:14/11/2022 a 21/11/2022.

Detalhamento:
Estudar e analisar os recursos para criação e produção de linguagem digital, envolvendo a interatividade multimídia, ambientes
hipertextuais, a não linearidade, a diversidade de níveis taxionômicos e recursos audiovisuais. A disciplina introduzirá a
temática e desenvolverá trabalhos práticos de acordo com o conhecimento dos estudantes.
BAIRON, Sérgio. Multimídia. São Paulo, Editora Global, 1995.
BAIRON, Sérgio. O que é hipermídia. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2011.
BAIRON, Sérgio & José da Silva Ribeiro. Antropologia visual e Hipermedia. Porto, Ed. Afrontamento, 2007.
DÍAZ, Paloma; CATENAZZI, Nadia & Aedo, Ignacio. De la multimedia a la hipermedia. Madrid, Rama Editorial, 1996.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge & London, MIT Press, 2001.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora Verbal Visual. São Paulo, Iluminuras, 2001.
SANT’ANNA, Armando – Propaganda, Teoria, Técnica e Prática. Ed. Pioneira, SP, 1995.

Digital Branding

https://uspdigital.usp.br/apolo/…

Otávio Bandeira de Lamônica Freire 8:00h 2,11% Período de atuação:09/01/2023 a 16/01/2023.

Detalhamento:
Função e relevância das marcas no mundo digital. Identidade e posicionamento de marcas. Arquitetura e extensão de marcas.
Melhores práticas para construção de brand equity.
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business,
2010.
WESTERMAN, George; BONNET, Didier; MCAFEE, Andrew. Leading Digital. Turning Technology into Business Transformation.
Harvard Business Review Press, 2014.

Marketing Digital

Mitsuru Higuchi Yanaze 12:00h 3,16% Período de atuação:28/07/2023 a 11/08/2023.

Detalhamento:
Comunicação integrada de marketing. Combinação e integração de ferramentas de comunicação online. Dispositivos digitais
como ferramenta mercadológica. Gestão da comunicação de massa e pontos de contato. Métricas digitais e funil de conversão
digital. Estudos de caso e exemplos práticos.
BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento; como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson
Education Brasil, 2015.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016.
KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
KOTLER, Philip et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante, 2017.
MICELI, André; SALVADOR, Daniel. Planejamento de Marketing Digital. 2ed. Brasport, 2017.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 3ed. Saraiva, 2011.
YANAZE, Mitsuru; FREIRE, Otavio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação. 2a ed. SENAC/DIFUSÃO, 2013.

Jornada e Experiência do Consumidor

Walney Barbosa dos Reis 8:00h 2,11% Período de atuação:21/07/2023 a 28/07/2023.

Detalhamento:
Introdução ao Customer Journey (CX). Gestão de serviços, experiências relevantes e micromomentos. Criação e planejamento
de produtos e serviços digitais. Customer Experience (CX): design, usabilidade e arquitetura. Criação, prototipagem e
desenvolvimento com foco no usuário. Estudos de caso e exemplos práticos.
BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor, 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.FADER, P.; TOMS, S. E. Customer centricity playbook: implement a winning strategy driven by customer lifetime value. USA:
Wharton Press, 2018.
GARRET, J. J. The elements of user experience. New Riders, 2010.
GOTHELF, J. Seiden; UX, J. Lean: Applying Lean Principles to Improve User Experience. USA: O’Reilly Media, 2013.
LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo, Editora Novatec, 2013.

Aplicativos e Função Publicitária

Eneus Trindade Barreto Filho 12:00h 3,16% Período de atuação:05/09/2022 a 12/09/2022.

Detalhamento:
A meta-publicitarização da vida. aplicativos como modelo de negócio na economia de intermediação. a institucionalização da
reputação e credibilidade de aplicativos como marcas. a automação da promoção dos serviços intermediados por aplicativos.
BARBOSA, I. S. (org.). Os sentidos da Publicidade. Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Thomson Learning. 2005.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 1. Fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2. Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
LUPETTI, M. Administração em publicidade. A verdadeira Alma do negócio. São Paulo. 2003.
TRINDADE, E. Na perspectiva de construção dos estudos mediáticos da publicidade. In: Kátia Raquel Bonilha Keller e Lara Lima
Satler. (Org.). Século XXI: a publicidade sem fronteiras. 1 ed. Goiânia: Editora da PUC Goás, 2011, v. 1, p. 157-174.
YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed. São Paulo: Saraiva.
2010.

Tendências de Consumo Phigital

Maria Clotilde Perez Rodrigues 8:00h 2,11% Período de atuação:11/12/2023 a 18/12/2023.

Detalhamento:
O termo phygital tem origem nas palavras physical (físico, em português) e digital. O conceito relaciona os ambientes online e
offline na jornada de consumo. Portanto, é essa lógica que deve pautar o planejamento de marketing, a produção de
campanhas e ações e até a análise de dados do comportamento de consumo.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais. São Paulo: LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as
forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Gente, 2010
FARINA, M.; Bastos, D.; Perez C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006
PEREZ, Clotide e SIQUEIRA, Raquel. O uso da metodologia de bricolagem no estudo de tendências comportamentais e de
consumo. In II Encontro Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos. São Paulo: EBPAQ, 2009
SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. NY: McGraw Hill, 2008.

Redes Digitais e Sustentabilidade

Massimo di Felice 8:00h 2,11% Período de atuação:27/11/2023 a 04/12/2023.

Detalhamento:
A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a
alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O
objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de
novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de
consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos
de redefinição contínua de significados e relações.
BRIGGS A.; BURKE P. Uma história social da Midia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, S. Paulo, Paz e Terra, 1993.
CANCLlNI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. S. Paulo, Edusp, 2003.
DI FELICE, M.. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. 1. ed. São Paulo:
Editora Paulus, 2020. v. 1. 184p
DI FELICE, M.; PEREIRA, Eliete da Silva (Org.) ; ROZA, E. (Org.) . Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação.
1. ed. Campinas: Papirus, 2017. v. 1. 303p .
LEVI, Pierre. O que é o virtual, S. Paulo, Editora 34, 1997.
LEVI, Pierre. Cibercultura, S. Paulo, Editora 34. 1993.
LEVI, Pierre. As tecnologias da inteligência. S. Paulo, Editora 34, 1995.
DI FELICE, Massimo. A revolução invencível, S. Paulo, Editora Boitempo, 1999.

Estudos do Futuro para Negócios em Transformação

João Mauricio Gama Boaventura 12:00h 3,16% Período de atuação:06/03/2023 a 20/03/2023.

Detalhamento:
Identificação de tendências e incertezas econômicas, mercadológicas, sociais, tecnológicas da transformação digital, por meio
de diferentes métodos de estudo do futuro, e a investigação da estratégia nas organizações tendo em vista tais variáveis do
futuro. Combinam-se técnicas atuais e integradas de prospecção de futuro, com a identificação de conceitos e novos modelos
de estratégias em organizações. São empregados métodos como: cenários, Delphi e análise de stakeholders. Busca-se a
consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos de prospecção para o suporte a formulação de estratégias
visando à sua aplicação na prática gerencial.
ALMEIDA, Martinho, I. R. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.
DORNBERGER, Rolf. New Trends in Business Information Systems and Technology: Digital Innovation and Digital Business
Transformation. Springer, 2021.
FISCHMANN, Adalberto A. e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. 2A. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
GESCHWILL, Roland; NIESWANDT, Martina. Lateral Management: A New Approach to Strategic Transformation in the Digital Era.
Springer International, 2020
OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 12A.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MILES, I. The development of technology foresight: A review. Technological Forecasting & Social Change, 77. pp. 1448–1456,
2010.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2016.

Tópicos Especiais em Comunicação e Marketing

Heliodoro Teixeira Bastos Filho 24:00h 6,32% Período de atuação:26/02/2024 a 11/03/2024.

Detalhamento:
A partir da exposição dos princípios da construção da marca, em seus aspectos tangíveis, com base no design gráfico, poderá
ser colocado como discussão o comportamento das marcas no novo ambiente, o digital. A princípio, pode ser aqui colocado que
as possibilidades dos meios digitais favorecem a construção da marca na mente do consumidor, valorizando ações e campanhas
de Branding. Mas por outro lado, a expansão do mundo digital “engrandece” a concorrência. Por consequência, uma velha
estratégia da comunicação torna-se necessária: a Criatividade.
AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto alegre: Bookman, 2007.
CHAMMA, N.; PASTORELO, P. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: SENAC, 2007
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016.
HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: RioBooks, 2001.
WOLLNER, A. Alexandre Wollner: Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.

Modulo 2 | Estratégia, negócios e disrupção

Estratégias em Novos Negócios Digitais

Benny Kramer Costa 14:00h 3,68% Período de atuação:06/02/2023 a 27/02/2023.

Detalhamento:
Construção de uma visão digital e mobilização de stakeholders. Captura de oportunidade e mitigação de ameaças digitais.
Agilidade estratégica e estabilidade de longo prazo. Desafios da execução da estratégia na era digital. Resolução de problemas e
aplicações na gestão.
CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018.
DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W.
Norton & Company, 2008.
FENTON, Alex; FLETCHER, Gordon; GRIFFITHS, Marie. Strategic Digital Transformation. A Results-Driven Approach-Routledge,
2019.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
MORAIS, F. Planejamento estratégico digital, 1ª ed. Brasport, 2009.

Empreendedorismo e Modelo de Negócio

Manoel Veras de Souza Neto 10:00h 2,63% Período de atuação:23/01/2023 a 30/01/2023.

Detalhamento:
Novos modelos de organização: exponenciais, bi-modais e plataforma. Arquitetura de organizações digitais e
Intraempreendedorismo. Disrupções e reinvenção de modelos de negócios. Digitalização e novas proposta de valor. Estudos de
caso e exemplos práticos.
AAGAARD, Annabeth. Digital Business Models: Driving Transformation and Innovation-Springer International Publishing,
Palgrave Macmillan, 2019.
CARVAJAL JÚNIOR, C. J., SANCHEZ, W. M. Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. São Paulo, Editora Livrus, 2015.
DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Campus, 2014.
LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today’s Market Leaders Can Beat Disruptive
Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019.
OSTERWALDER, A; PIG, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Alta Books, 2011.
SALIM, I. Organizações Exponenciais, 1ª ed. Alta Books, 2018.

Design Thinking e Lean Startup

Benny Kramer Costa 8:00h 2,11% Período de atuação:12/12/2022 a 19/12/2022.

Detalhamento:
Introdução à abordagem Design Thinking. Etapas do processo de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação.
Pensamento visual e potencialização de narrativa com imagens. Método Lean Startup e produto mínimo viável. Estudos de caso
e exemplos práticos.
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
COUTINHO, A.; POYATOS, H.; e MENDES, M. Inove com Design Thinking. São Paulo: Fiap, 2016.
LEWRICK, Michael. The Design Thinking Playbook: Mindful Digital Transformation of Teams, Products, Services, Businesses and
Ecosystems-Wiley, 2018.
MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São
Paulo: Novatec, 2015.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação. São Paulo: Leya Brasil, 2012.
STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Governança da Transformação Digital

Fabio Zoppi Barrionuevo 8:00h 2,11% Período de atuação:22/05/2023 a 29/05/2023.

Detalhamento:
Processo de alinhamento da estratégia de negócio. Gerenciamento de estruturas corporativas e serviços de TI. Estratégias para
mitigação de riscos, inconsistências e desperdícios. Normas, políticas e diretrizes do processo de transação de dados. Resolução
de problemas e aplicações na gestão.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora
Brasport, 2013.
BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o
Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017.
LEIGNEL, Jean; UNGARO, Thierry; STAAR, Adrien. Digital transformation: information systems governance. Wiley, 2016.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica
Business, 2017.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital
Economy. 7th edition, Wiley, 2009.

Gestão de Projetos Digitais

Luiz Alberto Beserra de Farias 18:00h 4,74% Período de atuação:24/04/2023 a 15/05/2023.

Detalhamento:
Conceitos, abordagens e características dos projetos. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de
conhecimento de gerenciamento de projetos. Estruturas e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs). Estudos de caso e
exemplos práticos.
GURJAR, Nikhil. A Forward Looking Approach to Project Management_ Tools, Trends, and the Impact of Disruptive Technologies.
Springer, 2017.
KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle. 10ª ed. São
Paulo: Blucher, 2011.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos – 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK – A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for
Project Management. 7th ed. PMI, 2021.
VARGAS, R.V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007.

Metodologias Ágeis

Raphael Donaire Albino 12:00h 3,16% Período de atuação:18/08/2023 a 02/09/2023.

Detalhamento:
Diferenças entre organização de projeto e produto. Conceitos principais: Scrum, Kanban, Lean, Sprint, Backlog, DevOps, Design
e Product Owner. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Ferramentas para alcançar uma organização ágil.
Métricas de eficiência da construção de produtos e serviços digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
PERKIN, Neil; ABRAHAM, Peter. Building the Agile Business through Digital Transformation: How to Lead Digital Transformation
in Your Workplace. Kogan Page, 2017.PALFREYMAN, John. Digital Transformation Handbook: An agile approach to maximise value, 2020.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SCHWABER, K. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004.
TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010.
VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017.

Plataformas e Ecossistemas Digitais

Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake 14:00h 3,68% Período de atuação:23/09/2023 a 06/11/2023.

Detalhamento:
A Era dos Negócios de Plataforma. Cultura dos modelos de plataforma. Gestão do ecossistema e relações corporativas. Geração
de valor por meio de plataformas e ecossistemas. Estudos de caso e exemplos práticos.
CHOUDARY, P. Platform Scale: How an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment.
Platform Thinking Labs, 2015.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
ØVERBY, Harald; AUDESTAD, Jan A. Digital Economics: How Information and Communication Technology is Shaping Markets,
Businesses, and Innovation. Springer, 2018.

Inovação e Disrupção Digital

Cesar Alexandre de Souza 12:00h 3,16% Período de atuação:29/05/2023 a 05/06/2023.

Detalhamento:
Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de
problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA.
AGRAWAL, Ajay; GANS, Joshua; GOLDFARB, Avi. Máquinas preditivas: a simples economia da inteligência artificial. Alta Books,
2018.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
LANG, Volker. Digital Fluency: Understanding the Basics of Artificial Intelligence, Blockchain Technology, Quantum Computing,
and Their Applications for Digital Transformation. Apress, 2021.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision
Support. Pearson, 2019.

Gestão de E-commerce e Marketplaces

Naiche van Der Poel 16:00h 4,21% Período de atuação:10/04/2023 a 17/04/2023.

Detalhamento:
Processo de venda na era digital. Métricas de e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho
abandonado, taxa de rejeição, ROI). Marketplace e a atuação dos varejistas. Oportunidades e ameaças no Brasil e no mundo.
Estudos de caso e exemplos práticos.
ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
DAVE, C. Gestão de e-business e e-commerce. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2016.
MIKITANI, H. As Novas Regras do E-commerce Marketplace 3.0. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.

Operações e Supply Chain

José Glimovaldo Lupoli Junior 8:00h 2,11% Período de atuação:09/09/2023 a 16/09/2023.

https://uspdigital.usp.br/apolo/…

Detalhamento:
Alinhamento de estratégia e operações. Escala e velocidade ao longo do processo de digitalização. Digitalização das atividades
logísticas e de distribuição. Aprimoramento do supply chain por meio tecnologias digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MYERSON, P. A. Lean Supply Chain and logistics management. USA: McGraw-Hill, 2012.
NOVAES, A. G. N. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. : 4ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015.
PAKSOY, Turan; ALI, Sadia Samar; KOCHAN, Cigdem Gonul. Logistics 4.0: Digital Transformation of Supply Chain Management.
CRC Press, 2020.
VINEESH, R. Supply Chain: management best practices. USA: Vineesh, 2018.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional.
8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.

Varejo Digital e Omnichannel

Daniel Reed Bergmann 10:00h 2,63% Período de atuação:18/03/2024 a 25/03/2024.

Detalhamento:
Marketing de varejo digital na era omnichannel. Novos modelos de varejo digital e tendencias de mercado. Decisões de
sortimento e serviços no varejo. Decisões de comunicação de marketing e de preço no varejo. Estudos de caso e exemplos
práticos.
ANGELO, C. F.; GIANGRANDE, V. Marketing de Relacionamento no Varejo. 1ª ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007.
ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
GALLINO, Santiago; MORENO, Antonio. Operations in an Omnichannel World. Springer International Publishing, 2019.
PIOTROWICZ, Wojciech; CUTHBERTSON, Richard. Exploring Omnichannel Retailing: Common Expectations and Diverse
Realities. Springer International Publishing, 2019.

Tópicos e Simulação em Negócios Digitais

Benny Kramer Costa 24:00h 6,32% Período de atuação:08/01/2024 a 22/01/2024.

Detalhamento:
Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entre
si. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da análise das regras propostas, das
mudanças no ambiente econômico, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da
empresa simulada.
ALDRICH, C. A. Learning by doing: A comprehensive guide to simulations, computer games, and pedagogy in e-Learning and
other educational experiences. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2005.
FIANI, R. Teoria dos Jogos. São Paulo: Campus, 2003.
GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995.
THOMPSON, A.A., Jr.; STRICKLAND, A.J.; GAMBLE, J.E. Crafting and executing strategy. McGraw Hill, 2009.
THOMPSON, A. A.; STAPPENBECK, G.J; REIDENBACH, M.A; THRASHER, I.; HARMS, C.C. The Business Strategy Game: Player’s
Guide. McGraw, 2019.
VICENTE, P. Jogos de empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001.

Modulo 3 | Inovação e novas tecnologias

Inteligência Artificial para Negócios

Fernando Augusto Fonseca 12:00h 3,16% Período de atuação:12/06/2023 a 19/06/2023.

Detalhamento:
Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de
problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA.
AGRAWAL, Ajay; GANS, Joshua; GOLDFARB, Avi. Máquinas preditivas: a simples economia da inteligência artificial. Alta Books,
2018.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
LANG, Volker. Digital Fluency: Understanding the Basics of Artificial Intelligence, Blockchain Technology, Quantum Computing,
and Their Applications for Digital Transformation. Apress, 2021.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision
Support. Pearson, 2019.

Business Intelligence e Visualização de Dados

Pedro Luiz Côrtes 10:00h 2,63% Período de atuação:17/10/2022 a 24/10/2022.

Detalhamento:
Conceitos e Evolução do BI. Classificação, análise e decisões com dados. Personalização de dados e unidades. Gráficos
adequados a cada tipo de variáveis. Aplicações em Power BI e customização de Dashboards.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS
Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling com Dados: um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios. Alta
Books, 2017.
SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
SHARDA, Ramesh. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. Bookman, 2019.

Analytics e Tomada de Decisão

Rogério Alves Soares 8:00h 2,11% Período de atuação:08/08/2022 a 15/08/2022.

Detalhamento:
Introdução à era da competição analítica. Desenvolvimento de capacidade analítica. Performance do negócio com analytics.
Analytics para processos internos e externos. Digital analytics, análise de concorrentes e tendências.
ALBRIGHT, A. C.; WINSTON, W. L. Business analytics: data analysis and decision making. 5. ed. Stamford: Cengage Learning,
2015.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS
Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward
Business Press, 2010.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision
Support. Pearson, 2019.
SCHMARZO, Bill; BORNE, Kirk. The Economics of Data, Analytics, and Digital Transformation. Packt, 2020.

Big Data e Computação em Nuvem

Jonny Mateus Rodrigues 8:00h 2,11% Período de atuação:19/09/2022 a 26/09/2022.

Detalhamento:
Panorama do surgimento do Big Data. Ferramentas e técnicas de Big Data. Soluções para análise de dados em grande escala na
nuvem. Arquiteturas para análise de big data baseadas em serviços na nuvem. Aplicações de Big Data e computação em
nuvem.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev.
2016.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
TAKEDA, Kazuya; IDE, Ichiro, MUHANDIKI, Victor. Frontiers Of Digital Transformation: Applications of The Real World Data Circulation Paradigm. Springer, 2021.
TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Heloisa Deboni Dutcosky 8:00h 2,11% Período de atuação:13/11/2023 a 20/11/2023.

Detalhamento:
Processamento e mineração de texto (text mining). Indexação de documentos. Análise de sentimento e detecção de emoções.
Aplicações de algoritmos de chatbot. Aplicações de PLN.
DENG, Li; LIU, Yang. Deep Learning in Natural Language Processing. Springer, 2018.
JURAFSKY, D. and MARTIN, J.H. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing,
Computational Linguistics and Speech Recognition. 2a edição. Prentice Hall, 2008
KULKARNI, Akshay; SHIVANANDA, Adarsha. Natural Language Processing Recipes. Apress, 2019.
PATEL, Ankur; ARASANIPALAI, Ajay. Applied Natural Language Processing in the Enterprise. O’Reilly Media, 2021.
TUNSTALL, Lewis; WERRA, Leandro von; WOLF, Thomas. Natural Language Processing with Transformers. O’Reilly Media, 2021.

Aplicações de Machine Learning

Ivette Raymunda Luna Huamani 8:00h 2,11% Período de atuação:22/08/2022 a 29/08/2022.

Detalhamento:
Definições e tipos de aprendizagem. Algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Reconhecimento de
Padrões. Algoritmos e sistemas de recomendação. Estudos de caso e exemplos práticos.
FACELI, Katti. Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. Grupo Gen – LTC, 2011.
GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & Tensor. Flow, 2019.
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto
Alegre: Bookman, 2009.
IZBICKI, Rafael; SANTOS, Tiago Mendonça dos. Aprendizado de máquina: uma abordagem estatística. 1a edição, 2020.
MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O’Reilly
Media, 2016.
SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017.

Introdução ao Deep Learning

Antonio Geraldo da Rocha Vidal 8:00h 2,11% Período de atuação:10/07/2023 a 14/07/2023.

Detalhamento:
Conceitos básicos de rede neural artificial. Otimização de Redes Neurais Artificiais e funcionamentos. Redes convolucionais,
recorrentes e recursivas. Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning). Estudos de casos e aplicações
BALDI, Pierre. Deep Learning in Science-Cambridge University Press, 2021.
MANGRULKAR, Ramchandra Sharad; MICHALAS, Antonis; SHEKOKAR, Narendra; NARVEKAR, Meera; CHAVAN, Pallavi Vijay.
Design of Intelligent Applications Using Machine Learning and Deep Learning Techniques. CRC Press, 2021.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
RATHA, Nalini K; PATEL, Vishal M.; CHELLAPPA, Rama. Deep Learning-Based Face Analytics. Springer, 2021.

Blockchain e Aplicações

Gabriel Soares Miranda 8:00h 2,11% Período de atuação:03/10/2022 a 10/10/2022.

Detalhamento:
Ecossistema do Blockchain. Inovações na transferência de valor. Aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.
Oportunidades e fronteiras do Blockchain. Introdução ao Digital Money: origens, funções e variedades.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York,
USA: Wiley, 2016.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
LANG, Volker. Digital Fluency: Understanding the Basics of Artificial Intelligence, Blockchain Technology, Quantum Computing,
and Their Applications for Digital Transformation. Apress, 2021.
MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
OSWALD, Gerhard; KLEINEMEIER, Michael. Shaping the Digital Enterprise. Trends and Use Cases in Digital Innovation and
Transformation. Springer International Publishing, 2017.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.

Internet das Coisas (IoT)

Priscila Rezende da Costa 8:00h 2,11% Período de atuação:26/06/2023 a 03/07/2023.

Detalhamento:
Introdução e principais tecnologias de IoT. Oportunidades e repercussões de negócios para IoT. Implementação da IoT nas
estratégias de negócios. Dispositivos robóticos e smart devices. Estudos de caso e exemplos práticos.
GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future
directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013.
KHARE, Anshuman; STEWART, Brian; SCHATZ, Rod. Phantom Ex Machina: Digital Disruption’s Role in Business Model
Transformation-Springer International Publishing, 2017.
MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018.
SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill
Education, 2017.
CEVIKCAN, Emre. USTUNDAG, Alp. Industry 4.0. managing the digital transformation. Springer, 2018.

Cibersegurança e Regulação

Daniel Donda 8:00h 2,11% Período de atuação:31/10/2022 a 07/11/2022.

Detalhamento:
Introdução à cibersegurança na atualidade. Segurança e proteção de dados no contexto dos negócios. Ameaças, senhas e
privacidade. Visualização de ameaças e falhas de segurança.
Princípios e responsabilidades – LGPD (Lei nº 113709/2018).
ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora
Brasport, 2013.
MÖLLER, Dietmar P.F. Cybersecurity in Digital Transformation. Scope and Applications-Springer, 2021.
PUYVELDE, Damien Van; BRANTLY, Aaron F. Cybersecurity: Politics, Governance and Conflict in Cyberspace. Wiley, 2019.

Tópicos Emergentes em Tecnologia de Negócios

Luiz Alberto Beserra de Farias 24:00h 6,32% Período de atuação:29/01/2024 a 19/02/2024.

Detalhamento:
Oficinas e workshops temáticos sobre temas, ferramentas e aplicações. Hackathon para solução de desafio com dados.
BINDRA, Jaspreet. The Tech Whisperer: On Digital Transformation and the Technologies that Enable It-Penguin Books, 2019.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
GEORGE, Babu; PAUL, Justin. Digital Transformation in Business and Society. Theory and Cases. Palgrave Macmillan, 2020.
JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019.
OSWALD, Gerhard; KLEINEMEIER, Michael. Shaping the Digital Enterprise. Trends and Use Cases in Digital Innovation and
Transformation. Springer International Publishing, 2017.
ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica
Business, 2017.