mba gestão de eventos
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: O discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda política. Posicionamento ideológico e os tipos de ethos políticos. Discurso e propaganda e suas interdiscursividades. Análise de campanhas. O verbal e não-verbal: articulações publicitárias. Mídia, propaganda, circulação e recepção.
Bibliografia: ASSUNÇÃO, A.; ALDÉ, A.; SANTOS, João Guilherme B. ; FREIRE, F. . Estratégias de campanha política on-line: Marcelo Freixo nas eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. In: Alessandra Aldé; Francisco Paulo Jamil Marques. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2015, v. 1, p. 13-48. BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7ed. São Paulo, HUCITEC, 1995. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2018.. FIGUEIREDO, Marcus ; DIAS, Heloisa ; JORGE, Vladimyr L . Estratégias de persuasão em eleições majoritárias: uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral. In: Rubens Figueiredo. (Org.). Marketing político e persuasão eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000, v. , p. 147 203. FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo, Ática, 1995. GARCIA, N.J. Sadismo, sedução e silêncio. São Paulo, Loyola, 1990. JESUS, E.; TRINDADE, E; JANOTTI JR, ROXO, M. (orgs.). Reinvenção Comunicacional da Política. Modos do Habitare desabitar o século XXI. Salvador: Compós/Edufba. 2016. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001. ORLANDI, E.P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. Nova Retórica. São Paulo, Martins Fontes; 2002. SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral – teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022
Ministrante: Marcelo Augusto Favalli
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina será apoiada em alicerces teóricos, porém com apresentação de recursos que munam os alunos a lidarem com a realidade das redações e o contato direto com a mídia, que hoje vai além das tradicionais redações. As aulas irão explorar, por exemplo, a conexão com influenciadores e todo tipo de formador de opinião nas mídias sociais, uma vez que a era digital se tornou um terreno no qual reputações são alavancadas ou arruinadas. Serão três aulas, com quatro horas cada, divididas da seguinte forma: 1) Construção do Discurso; 2) Mídias sociais e os impactos nas reputações; 3) Enfrentando a mídia.
Bibliografia: BREXIT campaign full of fake news, study found. In-Cyprus, 30 out. 2018. Disponível em: https://in-cyprus.philenews.com/news/international/brexit campaign-full-of-fake-news-study-found/. Acessado em 15 fev. 2023. Martin Luther King. Zahar. Rio de Janeiro, 2006. CARDOSO, F.H.; WINTER, B.: O improvável presidente do Brasil: recordações. 3ª edição, 2014. Civilazação Brasileira. CUKIER, H.O.: Inteligência do carisma: aprenda a ciência de conquistar e influenciar pessoas. Planeta. São Paulo, 2019. FRANTZ, E., KENDALL-TAYLOR, A., NIETSCHE C., WRIGHT J., Como as políticas personalistas estão mudando as democracias. Journal of Democracy em Português, Volume 09, n. 2, São Paulo, p. 86, nov. 2020. Disponível em: https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc/como-as-pol%C3%ADticas personalistas-est%C3%A3o-mudando-as-democracias-c3e72091a247 .Acessado em 21 dez 2022 FUKUYAMA, F. Tornando a internet segura para a democracia. Journal of Democracy em Português, Volume 10, n. 1, São Paulo, p. 90, mai. 2021. LUPU, N.; BUSTAMANTE M.V.R.; ZECHMEISTER E.J.; Desconfiança nos aplicativos de mensagem na América Latina. Journal of Democracy em Português, Volume 9, n. 2, São Paulo, p. 66, mai. 2021. Disponível em: https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc/desordem-nas-redes-sociais desconfian%C3%A7a-nos-aplicativos-de-mensagens-na-am%C3%A9rica-latina-f2da15de6e30 . Acessado em 14 fev 2023. SHEPARD, K.; CARSON, C.; Um apelo à consciência – os melhores discursos de
Ministrante: Alan César Belo Angeluci
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Esta disciplina explora os fundamentos do Big Data e Data Science aplicados ao contexto de marketing e comunicação. Os tópicos incluem fontes de dados relevantes, técnicas de análise de dados para marketing, personalização de estratégias, análise de sentimentos e métricas de desempenho. Espera-se que os alunos identifiquem práticas para coletar, analisar e aplicar dados de forma eficaz na criação de estratégias de marketing baseadas em insights e resultados mensuráveis.
Bibliografia: GEORGIADOU, E.; ANGELOPOULOS, S.; DRAKE, H. Big data analytics and international negotiations: Sentiment analysis of Brexit negotiating outcomes. International Journal of Information Management, v. 51, p. 102048, 1 abr. 2020. GRUS, J. Data Science from Scratch: First Principles with Python. 1st edition ed. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2015. KAUFFMANN, E. et al. A framework for big data analytics in commercial social networks: A case study on sentiment analysis and fake review detection for marketing decision-making. Industrial Marketing Management, v. 90, p. 523–537, 1 out. 2020. KNAFLIC, C. N. Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios. 2a edição ed. [s.l.] Alta Books, 2019. LIES, J. Marketing Intelligence and Big Data: Digital Marketing Techniques on their Way to Becoming Social Engineering Techniques in Marketing. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, v. 5, n. 5, p. 134, 2019. VYDRA, S.; KLIEVINK, B. Techno-optimism and policy-pessimism in the public sector big data debate. Government Information Quarterly, v. 36, n. 4, p. 101383, 1 out. 2019. WEDEL, Michel; KANNAN, P. K. Marketing Analytics for Data-Rich Environments. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 97-121, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1509/jm.15.0413. Acesso em: 26 set. 2023
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Resgate histórico da construção de marcas. Análise do impacto de marcas sobre eventos – megaeventos e eventos proprietários. Gestão de marcas com vistas à construção de reputação e de maximização de resultados. Estudo das marcas.
Bibliografia: AAKER, D. On branding. São Paulo: Artmed, 2015. CAMEIRA, S. R. Branding + Design. A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo: Senac, 2016. PEREZ, C. Signos da marca. Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage, 2016. PEREZ, C. Os signos da marca. Sensorialidades e expressividades. São Paulo: Cengage: 2016. PEREZ, C. Mascotes – semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage, 2010. KOTLER, P.; HERMAWAN KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Trad. Ivo Korytowski. São Paulo: Sextante, 2017.
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Heterogeneidade, intertextualidade e interdiscursividade: aplicações ao discurso político. Identidade e alteridade – demarcações e interfluências. A interincompreensão como estratégia discursiva. Incorporação do discurso do outro: citação e alusão. Relações entre discurso político, discurso jornalístico e discurso das redes sociais digitais. Discurso político e discurso técnico-científico: o discurso de autoridade. A expectativa social como discurso e a construção retórica da “tranqüilização”. Discurso político e discurso publicitário: inter-relações nas campanhas eleitorais.
Bibliografia: BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto 2018. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001. ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001. TRINDADE, E. Propaganda, Identidade e Discurso – Brasilidades Midiáticas. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. JESUS, E.; TRINDADE, E; JANOTTI JR, ROXO, M. (orgs.). Reinvenção Comunicacional da Política. Modos do Habitare desabitar o século XXI. Salvador: Compós/Edufba. 2016. SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral – teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022
Ministrante: Vânia Penafieri de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina aborda as regras protocolares previstas em eventos públicos e privados, bem como suas aplicações práticas. Conceitos de cerimonial público (Decreto 70.274), os símbolos nacionais (Lei 5.700), a etiqueta como cerimonial de conduta e sua contribuição para eventos sociais e corporativos.
Bibliografia: EGGER-MOELLWALD, L.; EGGER-MOELLWALD, D. Etiqueta, cerimonial e protocolo: como receber estrangeiros e organizar um evento de sucesso. São Paulo: Cengage Learning, 2014. MARTINEZ, M. Cerimonial para executivos: guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Doravante, 2006. POIT, D. R. Cerimonial e protocolo esportivo. São Paulo: Phorte, 2010. SALGADO, P. R. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos: uma prática ao alcance de todos. São Paulo: Paulus, 2010. TAKAHASHI, C. Os 3 B´s do Cerimonial: introdução às normas do cerimonial público brasileiro. (Sem editora)
Ministrante: Bárbara Pereira Libório
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem do fenômeno da desinformação na era digital, explorando suas origens e dinâmicas atuais, bem como os métodos do fact-checking e seu impacto nas estratégias de marketing político. O objetivo é capacitar alunos a promover uma comunicação ética e responsável no contexto político, refletindo sobre o desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes para combater a desinformação em campanhas políticas.
Bibliografia: BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Autêntica Editora, 2021. FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. EDUC–Editora da PUC-SP, 2021. GRAVES, Lucas. Deciding what’s true: The rise of political fact-checking in American journalism. Columbia University Press, 2016. HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Editora Vozes, 2022. MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. Companhia das Letras, 2020.
Ministrante: Júlio César Barbosa
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A abordagem se inicia pela discussão da Cultura, identidade e imagem na construção da retórica do indivíduo. Da retórica a oratória como construir reputação, verdades e disrupturas. Além de trabalhar aspectos da construção da imagem a partir do gesto, do vestuário, e do visagismo. Outro fator importante são as competências necessárias ao homem líder e a comunicação assertiva.
Bibliografia:ALBANO. Eleanora Cavalcante. O gesto audível: fonologia como pragmática. Cortez Editora sp 2020 COGO, R. S. Storytelling – as narrativas da memória na estratégia da comunicação. São Paulo: Aberje, 2016. CURADO, Olga. A imagem revelada: do que é feito e como construir o nosso patrimônio mais valioso. Editora e-galaxia. Sp 2016 MAGALHÃES, Roberto. A Arte da Oratória: Técnicas para Falar Bem. Idea editora. SP 2016 MAGALDI,Sandro, NETO, José Salibi. Liderança disruptiva: habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã. Editora Gente. SP. 2022
Ministrante: Daniel Dubosselard Zimmermann
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Evolução da comunicação digital e as relações com instituições, espaços públicos, fenômenos e atores da política. O processo democrático na perspectiva digital. Comunicação digital, práticas e discursos políticos, opinião pública e comportamento eleitoral. Mensuração da comunicação no âmbito da política.
Bibliografia: BENNETT, W. L.; SEGERBERG, A. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Information, communication & society, v. 15, n. 5, p. 739-768, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.670661. Acesso 23.set.2023. COELHO, P. M.F.; CORREIA, P.P.; MEDINA, I. G. Social media: A new way of public and political communication in digital media. International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), v. 11, p. 150, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/2845. Acesso 23.set.2023. MARQUES, F; SAMPAIO, R. C.; AGGIO, C. Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10078. Acesso 23.set.2023. MARTINO, L.M.S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina acontece em três momentos: Na aula 1 são apresentados conceitos de Comunicação Visual e do Design, como estratégia de marketing, de uma forma genérica. Serão definidos os diversos termos adotados na área. Na sequência, serão observadas e analisadas as aplicações dos conceitos vistos, nas marcas do cenário político nacional e no internacional. Na aula 2, após breve discurso sobre o Marketing Pessoal, serão analisadas peças de comunicação em diferentes mídias, que objetivam a construção de uma Identidade Visual Pessoal. Na sequência, alunos serão convidados a apresentarem, na terceira aula, propostas de Identidade Visual na área objeto do curso. Na aula 3, os alunos que se mostraram interessados em apresentar um trabalho, terão um tempo definido para essa apresentação. Finalizada cada apresentação, o espaço fica aberto para debate de todos. Finalizando sempre com o parecer do professor. Bibliografia: AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto alegre: Bookman, 2007. CAMP, Hoffman B. Marketing Político no Brasil São Paulo: Geração Editorial, 2022. CHEVALIER,M ; MAZZOLOVO, G ProLogo- Marcas como fator de sucesso. São Paulo: Panda Books, 2007 FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher,2011 STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
Ministrante: Sérgio José Andreucci Junior
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina coloca em destaque a evolução e os conceitos de Relações Públicas e o seu diálogo com o dia a dia do ambiente Político e do Marketing Político, tendo como objetivo entender os processos de Relações Públicas para a gestão de riscos e crises em comunicação. O mapeamento para gestão de riscos, conceito de comunicação de risco, matriz de probabilidades de riscos e as ações de gestão para o contingenciamento de crises. Planos de comunicação aplicados, novas metodologias de assessoramento para a prevenção de crises dentro do mercado político nacional.
Bibliografia: ANDREUCCI JR., S.J. Riscos de Comunicação: A Relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas. São Paulo: Editora Aberje, 2023. ARGENTI, P. A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 6. ed. São Paulo: São Paulo: Atlas, 2014. COSO, Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – integral framework, 2013. Disponível em: http://www.coso.org/. Acesso em: 15 fev. 2023. DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003. MAFEI, MARISTELA. Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia. 3ª ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2007. MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. de Cecília W. Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996. ROSA, M. A era do escândalo – lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Ed. Geração, 2006
Ministrante: Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina objetiva apresentar um panorama dos principais institutos do Direito Eleitoral, a partir dos ditames fundamentais previstos no Texto Constitucional brasileiro, bem como em sintonia com a arquitetura normativa contemporânea vigente. Serão contemplados os estudos dos direitos políticos, das iniciativas de participação de atuação democrática nas eleições, entre elas, as de caráter direto e indireto. O funcionamento da Justiça Eleitoral, com ênfase no processo eleitoral, partidos políticos, entre outros, serão objeto de análises à luz da deontologia e da ética eleitoral focada em ambiências comprometidas com a transparência e o compliance no estado democrático de Direito.
Bibliografia: FALCÃO, Daniel; GIACCHETA, André Zonaro; MENEGUETTI, Pamela; RAIS, Diogo. Direito eleitoral digital. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2022. GOMES, José Jairo. Direito eleitoral. 18ª ed. São Paulo: Atlas, 2022. OSORIO, Aline. Direito Eleitoral e Liberdade de Expressão. São Paulo: Belo Horizonte: Fórum, 2022. SAGRES, Ronaldo Crespilho. (Org.) Aspectos polêmicos e atuais do Direito Eleitoral. São Paulo: D´Plácido, 2022. ZILIO, Rodrigo López. Direito Eleitoral. 9ª ed. Salvador: Juspodium, 2022. SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral – teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Os conteúdos principais desta disciplina são conceitos de grupos de interesse, grupos de pressão, lobbying e advocacy; a relação entre os grupos de interesse que fazem lobbying e outras organizações políticas (partidos políticos e movimentos sociais);panorama teórico e empírico dos estudos sobre lobbying; o debate sobre influência do lobbying e sua mensuração.
Bibliografia: HERSH, Eitan, “The political role of business leaders”. Annual Review of Political Science, Vol. 26, 2023. MANCUSO, Wagner P.; GOZETTO, Andréa C. O. Lobby e políticas públicas. São Paulo: Editora da FGV, 2018. MANCUSO, Wagner Pralon; SANTOS, Manoel Leonardo; RESENDE, Ciro Antônio da Silva. “Grupos de interesse, lobbying e políticas públicas em perspectiva comparada” in: Renato Perissinotto; João Carlos Amoroso Botelho; Bruno Bolognesi; Mariana Batista; Manoel Leonardo Santos (orgs.). Política Comparada: Teoria e Método. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2022, p. 463-492. SANTOS, Manoel Leonardo; MANCUSO, Wagner Pralon; BAIRD, Marcello Fragano; RESENDE, Ciro Antônio da Silva. “Lobbying no Brasil: profissionalização, estratégias e influência”. Texto para Discussão N. 2334, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2017, p. 7-59. THOMAS, Clive (ed.). Research guide to U.S. and international interest groups. Westport: Praeger Publishers, 2004
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Estudo dos modelos de marketing. Utilização de marketing em projetos digitais, sociais, culturais e políticos. Análise de aplicação de estratégias de marketing em campanhas eleitorais. Estratégias de maximização de comunicação de marketing – publicidade, propaganda e relações públicas.
Bibliografia: KOTLER, P. Administração de marketing. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing com My MarketingLab. 14º ed. São Paulo: Pearson, 2012. YANAZE, M. H. Gestão de marketing e comunicação. Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007. YANAZE, M. H.; CHIBÁS O., F.; MARKUS, K. Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas. São Caetano do Sul: Difusão, 2015. YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação – avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceito e formação de porta-voz. Casos exemplares e negativos de exercício de porta-voz. Atividades formativas para construção de estratégias de oradores no campo político. Discursos, spin doctor, métodos de apresentação. Imagem, oralidade e reputação.
Bibliografia: BARBEIRO, H. Mídia training – como usar a seu favor. São Paulo: Benvirá, 2012. DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2002. FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2004. LUCAS, L. Media training. São Paulo: Summus, 2007. MARINS, P.; MOURA, M. Muito além do media training: o porta-voz na era da hiperconexão. São Paulo: Aberje, 2023
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 24 Horas
Ementa: Identificação de tendências e práticas no ambiente da comunicação político-eleitoral, interações com profissionais atuantes nas diversas áreas de campanhas, construção de perfis de candidatos e estratégias políticas.
Bibliografia: ALBRECHT, K. Inteligência social – a nova ciência do sucesso. Trad. Roger Maioli. São Paulo: M Books do Brasil, 2006. BURKE, P. A fabricação do rei. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. LEVISTSKY, S. e ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2018. QUINTÃO, L. C. Inteligência social. São Paulo: Dialógica, 2019. SAKAMOTO, C. K. e ANDREUCCI JR, S. J. Estudos sobre criatividade – comunicação e inovação em debate. São Paulo: Gênio Criador, 2019.
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Ciência: senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, ciência e espírito científico. Introdução ao Planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração de monografias e textos científicos.
Bibliografia: ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2017. FARIAS, L. A. de; PENAFIERI, V. Pesquisa empírica, RP e a opinião que gera relacionamentos. IN: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. Quem tem medo de pesquisa empírica? São Paulo: Intercom, 2011. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. SILVA, A. B. da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Paradigmas, estratégias e métodos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. RICHA
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Histórico da opinião pública: conceitos e teorias. Gestão de relacionamento com públicos, análise de multidões e massa. Teorias contemporâneas de formação de opinião pública em ambientes analógicos e digitais.
Bibliografia: CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, s/d. FARIAS, L. A. de. Opiniões voláteis. Opinião pública e construção de sentido. S. B. Campo: Ed. Metodista, 2019. FARIAS, L. A. de.; LEMOS, E.; REBECHI, C. N. (orgs). Opinião pública, comunicação e organizações. São Paulo: Abrapcorp, 2020. LE BON, G. Psicologia das multidões. São Paulo: Lebooks Ed, 2022. MATHEUS, C. A opinião se move nas sombras. São Paulo: Atlas, 2011
Ministrante: Valéria de Siqueira Castro Lopes
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Pretende-se fornecer um panorama sobre a pesquisa de opinião e de mercado e sua contribuição estratégica para diferentes negócios, analisar os diferentes tipos de pesquisa quantitativa e qualitativa utilizados na tomada de decisão para eventos, possibilitar conhecimento abrangente sobre todos os passos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas de dados primários.
Bibliografia: BARROS, Antonio e Duarte, Jorge. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. Atlas, S. Paulo, 2005. CASTRO, V., PENAFIERI, V. Opinião e pesquisa: instrumentos de orientação e de avaliação. In FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. Edição compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2012. SAMARA, B. S., BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007. VIRGILLITO, S. B. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. São Paulo: Saraiva, 2010.
Ministrante: Roberto Gondo Macedo
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Apresentar e debater os principais elementos que norteiam o desenvolvimento de Planejamentos Estratégicos sustentáveis, para implantação de projetos estruturados e consolidados nas organizações. Em especial, com especificidades inerentes ao âmbito eleitoral, com foco em alinhamento e orquestração de fases estratégicas de campanhas, nas mais distintas esferas de poder, sob a égide dos pleitos para o Executivo e Legislativo brasileiro.
Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2020. MAIA, Rousiley. Métodos de Pesquisa em Comunicação Política. Bahia: Editora UFBA, 2022. MARQUES, Angela; MATOS e NOBRE, Heloisa. Comunicação e Política: Capital social, reconhecimento e deliberação pública. São Paulo: Summus, 2019. PALUDO, Agustinho. Governança Organizacional Pública e Planejamento Estratégico. São Paulo: Editora Foco: 2021. PRADO, Ednelson. Marketing Político Digital: como construir uma campanha vencedora. São Paulo: Appris, 2020
Ministrante: Kleber Nogueira Carrilho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem da história e da estrutura dos partidos políticos no Brasil, com destaque para a influência de eventos históricos e lideranças, além das mudanças na legislação eleitoral e partidária ao longo do tempo, bem como as principais ideologias e correntes de pensamento presentes na cena política brasileira. O objetivo é contribuir com os alunos na compreensão da complexa paisagem política do Brasil, suas raízes históricas e as implicações para o cenário contemporâneo, contribuindo para uma análise crítica da política nacional.
Bibliografia: CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. Companhia das Letras, 2017. FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp, 2009. MAYER, Rodrigo. Partidos políticos no Brasil: do império à nova república. InterSaberes, 2018. SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras, 2015. SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Leya, 2017.
Ministrante: Kleber Nogueira Carrilho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Abordagem dos principais aspectos dos movimentos e dos partidos políticos em diferentes regiões do mundo, com destaque para as tendências globais de radicalização, polarização e populismo, além da relação com o papel das mídias sociais na política internacional. O objetivo é fornecer aos alunos uma visão abrangente das dinâmicas políticas globais, com uma compreensão comparativa entre sistemas políticos e partidário
Bibliografia: HUNTINGTON, Samuel. O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial. Ponto de Leitura, 2010. KAKUTANI, Michiko. A morte da verdade: Notas sobre a mentira na era Trump. 1ª ed. São Paulo: Editora Intrínseca, 2018. LACLAU, Ernesto. A razão populista. Três Estrelas, 2013. MAGSTADT, Thomas. Understanding politics: ideias, institutions, and issues. Cengage Learning, 2020. RAMONET, Ignacio; MORAES, Dênis de; SERRANO, Pascual. Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Editora Boitempo, 2013
Ministrante: Marcelo Simões Damasceno
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A disciplina objetiva a compreensão do desenvolvimento de políticas públicas baseadas em indicadores sociais e na consulta pública como métricas para a ação governamental, além do monitoramento e controle social das mesmas. Assim, busca-se familiarizar o aluno sobre o ciclo de políticas públicas, identificação dos indicadores, formas de participação social na construção e avaliação periódica das políticas públicas.
Bibliografia: BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade: fragmentos de um dicionário político. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021 CARNEIRO, José Mario. Princípios da democracia. Org. Carneiro. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2019 COELHO, Fernando. SECCHIO, Leonardo. PIRES, Waldemir. Políticas públicas: conceitos, casos práticos, questões de concurso. 3º ed. São Paulo: Cengage, 2020. GOHN, Maria da Glória. Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis: Vozes, 2019. GOZETTO, A. MORGADO, P. R. Guia para construção de estratégias de Advocacy: como influenciar políticas públicas. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336532313_Guia_para_construcao_de_estrategias_de_Advocacy_como_influenciar_politicas_publicas? enrichId=rgreq-644ea790eb49a5f78e5c4a93ead6d6d2 XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzMzNjUzMjMxMztBUzo4MTM5NTQxNjMwMTk3NzdAMTU3MTA3MzIwMzM0Ng%3D%3D&el=1_x_3&_esc=publicationCoverPdf. Acesso 21 set. de 2023 SARTORI, Giovanni. O que é democracia? Curitiba: Atuação, 2017
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Ementa A disciplina propõe a análise da concepção e inovação de produtos e serviços com foco em marketing político e campanhas eleitorais, o método do Design Thinking para a criação de valor, criatividade e o processo criativo, aquisição de informações, práticas de empatia junto ao público usuário, análise e adaptação das soluções ao contexto, métodos para a geração de ideias, o processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos.
Bibliografia: BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Trad. Cristina Yamagam. São Paulo: Altabooks, 2020. CROSS, N. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Londres: Bloomsbury UK Academic, 2011. KOLKO, J. DO DESIGN THINKING AO DESIGN DOING: COMO USAR EMPATIA PARA CRIAR PRODUTOS QUE AS PESSOAS AMAM – 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2018. SIMON, L. DENNIS, P. Dominando a disrupção digital: como as empresas vencem com design thinking, agile e lean startup. 1ª ed. São Paulo, Bookman, 2022. BRANCO, R. H. F., VINHA JR, R., LEITE, D. E. S. Gestão Colaborativa de Projetos: a Combinação de Design Thinking e Ferramentas Práticas para Gerenciar Seus Projetos. São Paulo: Saraiva Universitário, 2016
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Analisar o planejamento, a execução e o esforço de comunicação persuasiva de campanhas políticas. Avaliar a eficácia da propaganda política regional e local através da discussão e estudo de casos. Abordar ferramentas, novas tecnologias, recursos e legislação político-eleitoral.
Bibliografia: ALMEIDA, Alberto Carlos. Como São Feitas As Pesquisas Eleitorais E De Opinião. Rio De Janeiro: Editora FGV, 2002. GOMES, Neusa Demartini. Formas Persuasivas De Comunicação Política. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. ITEN, Marco; KOBAYASHI, Sergio. Eleição: Vença A Sua! As Boas Técnicas De Marketing Político. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. KUNTZ, Ronaldo A. Marketing Político: Manual De Campanha Eleitoral. São Paulo: Global, 1996. MENDONÇA, Duda. Casos E Coisas. São Paulo: Globo, 2001. PEREIRA, Hamilton…[et. al]. Como Agarrar Seu Eleitor: Manual de Campanha. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1995. RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: A Batalha por Sua Mente. São Paulo: Makron Books, 2002. RITA, Chico Santa. Batalhas Eleitorais: (25 anos de marketing político). São Paulo: Geração Editorial, 2001. TORQUATO, Gaudêncio. Tratado De Comunicação Organizacional E Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002
Ementa: Ementa A disciplina propõe a análise da concepção e inovação de produtos e serviços com foco em marketing político e campanhas eleitorais, o método do Design Thinking para a criação de valor, criatividade e o processo criativo, aquisição de informações, práticas de empatia junto ao público usuário, análise e adaptação das soluções ao contexto, métodos para a geração de ideias, o processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos.
Bibliografia: BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Trad. Cristina Yamagam. São Paulo: Altabooks, 2020. CROSS, N. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Londres: Bloomsbury UK Academic, 2011. KOLKO, J. DO DESIGN THINKING AO DESIGN DOING: COMO USAR EMPATIA PARA CRIAR PRODUTOS QUE AS PESSOAS AMAM – 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2018. SIMON, L. DENNIS, P. Dominando a disrupção digital: como as empresas vencem com design thinking, agile e lean startup. 1ª ed. São Paulo, Bookman, 2022. BRANCO, R. H. F., VINHA JR, R., LEITE, D. E. S. Gestão Colaborativa de Projetos: a Combinação de Design Thinking e Ferramentas Práticas para Gerenciar Seus Projetos. São Paulo: Saraiva Universitário, 2016
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceitos de psicanálise. A persona na política. Id, ego e superego: análise de postura de candidatos. Discursos e personalidades na política. Campanhas e construção de postura psicológica de candidatos. Complexo de Édipo, castração, estrutura psíquica.
Bibliografia: BRENNER, C. Noções básicas de psicanálise. Trad. Ana Mazur Spira. São Paulo: Imago, 1987. CHECHIA, M. Poder e Política na clínica psicanalítica. São Paulo; Annablume.2015.FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2011. MUSIC, G. Conceitos de psicanálise: afetos e emoções. Trad. Carlos Mendes Rosa. São Paulo: Relume Dumará, 2005. NASIO, J. D. Édipo – o complexo do qual nenhuma criança escapa. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A persuasão é o elemento definidor de várias modalidades comunicacionais, com destaque para a publicidade comercial e a propaganda política. Nesse âmbito, o texto persuasivo revela-se instrumento da maior relevância, pela sua centralidade nos processos de convencimento e produção de sentido. Texto e persuasão se articulam de forma profunda, combinando aspectos ideológicos, estratégicos, técnicos, estéticos e linguísticos.
Bibliografia: BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004. COSTA, Ricardo; COSTA, Tailson Pires. Técnicas de persuasão na propaganda eleitoral. São Paulo: Fiuza, 2004. GOMES, Neusa Demartini. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. REBOUL, Olivier. O slogan. São Paulo: Cultrix, 1986. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Comunicação & política. São Paulo: Hacker, 2000
Ministrante: Moisés Stefano Barel
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Velhos e novos agentes políticos; Quem faz a política contemporânea; Think Tanks: o que são e para que servem; Tipologias e financiamentos dos Think Tanks; Institutos políticos e as esferas públicas; Comunicação político-eleitoral, Think Tanks e eleitores; Institutos políticos, produção informativa e disseminação ideológica; Democracia, orientação social e institutos políticos; Novos agentes políticos e redes sociais.
Bibliografía: BAREL, Moisés Stefano. Institutos de formação política e construção da opinião pública. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: UMESP, 2023. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2018. DIJK, Teun A. Van. Discurso e poder. São Paulo: Contexto: 2018. INNERARITY, Daniel. A política em tempos de indignação. Rio de Janeiro: Leya, 2017. PERLATTO, Fernando. Esferas públicas no Brasil. Curitiba: Appris, 2018.